Depois de falar sobre como organizar um casamento civil em tempos de Covid-19, de dar dicas para receber em casa e de dividir ideias charmosas para o almoço de casamento civil, chegamos na parte mais gostosa, literalmente, do nosso especial: buffet e bar! E o que todo mundo quer saber é: “o que servir no almoço de casamento civil?” 

BUFFET

Diante do cenário atual, todos as empresas de buffet estão trabalhando com delivery, mas um delivery premium, com a mesma qualidade que servem em casamentos! E para uma evento bem pequeno, fazer esse tipo de encomenda pode ser uma ótima saída se você quiser algo prático e sem serviço em casa. Por outro lado, se você estiver pensando em investir em um menu mais elaborado (com ou sem serviço em casa), também é possível. Vale a pena conferir os buffets indicados no nosso Guia de Fornecedores CZ!

Welcome” de encher os olhos

Assim como em qualquer casamento, o welcome é importantíssimo, é ele quem dará o start das comemorações e criará a devida expectativa nos convidados do que está por vir. Uma bela apresentação faz toda a diferença e dá um tom festivo à recepção.

À esq., ice clericot; à dir., tábua de crostines de pão de cacau, em sabores variados – parma com figos, salmão gravlax com avoado, quejo de cabra com legumes mediterrâneso, entre outros. Tudo da Banqueteria Nacional

À es., terrine de figos com chèvre; à dir., fundo de alcachofra com tomates colorido, ambos do Buffet Vivi Barros

Montando uma bela mesa

Além disso, outro cuidado certamente é com a apresentação. Assim como gostosa, a comida precisa ter “cara de casamento”. “Desenvolvemos uma cartilha de atendimento e uma ‘box’ para mini eventos. Nela, vão todos os pratos pré-prontos do buffet, temos um sistemas de preparo super seguro em nossa cozinha, e embalados a vácuo para reduzir qualquer possibilidade de contaminação. Para apresentar o menu na festa, fizemos uma parceira com a D. FilipaGuia de Fornecedores D. FILIPAAluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que já envia toda a louça, prataria e itens de serviço”, conta Dani Kishimoto, do Buffet ZestGuia de Fornecedores BUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que ainda explica como funciona a questão do serviço.

“Enviamos dois profissionais ao local do casamento para preparar todo o serviço. Um fica na cozinha finalizando os pratos, e outro no salão, servindo. Ambos se trocam no local e trabalham com máscaras e luvas especiais. Caso os noivos não queiram a presença dos profissionais durante o evento, podemos deixar tudo pronto e a equipe ir embora.”

( Foto: Rogério Voltan )

À esq., jardim de crudités com hommus; à, dir., tartar de salmão com avocado e crème fraîche, ambos do Buffet ZestGuia de Fornecedores BUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Menu temático

Talvez um grande casamento, onde há mais paladares para se agradar, você pense em um menu mais variado. Mas em um pequeno evento é possível fazer um menu temático. Qual é o tipo de gastronomia preferido de vocês: árabe, japonesa, baiana? Porque não apresentar as delícias típicas de uma culinária para os convidados do almoço de casamento civil?

À esq., pastel de siri; à dir., bobó de camarão servido no coco, ambos da Fernanda Possa Gastronomia

Pratos com memória afetiva

Se em um casamento grande o menu já é muito aguardado, em uma celebração íntima ele se torna a estrela da festa! Pratos de memória afetiva sempre são uma boa ideia. Podem ser receitas que resgatam os sabores de infância, as tradições da ascendência, as memórias de uma viagem especial…  dá para fazer releituras lindas e deliciosas, até de pratos triviais!

À esq., cuscuz de camarão ao bisque; à dir., polenta com ragu de cordeiro, ambos da Divani Gastronomia

Porções individuais

Nossa ideia neste especial são micro eventos, porém, em alguns casos, uma lista restrita apenas a pais e irmão já dá bastante gente! E se a sua mesa de jantar não comportar todos, uma opção é apostar em mini porções, que podem ser servidos fora da mesa. Mas vale lembrar que o mini se refere ao tamanho do prato, e não ao menu. Ele pode, sim, ser farto e com pratos bem elaborados, como essas delícias abaixo, da Ghee BanqueteriaGuia de Fornecedores GHEE BANQUETERIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. E os convidados podem repetir à vontade, claro!

À esq., arroz de frutos do mar com pistilos de açafrão; à dir., boeuf bourguignon, ambos da GHEE BANQUETERIA

Sobremesas na medida

Como em qualquer evento, você pode servir a sobremesa em porções individuais ou montar um cantinho/uma mesa de sobremesas. O que levar em consideração para a escolha de um ou de outro? Com as porções individuais, os convidados comem na medida para ainda provarem docinhos e bolo de casamento depois.

À esq., mousse de coco com banana caramelada e calda de maracujá; à dir., zucotto de frutas vermelhas, ambos do Buffet Vivi Barros

Numa mesa de sobremesas, você pode variar entre frutas, chocolate, algo mais light, sorvete… a partir de 10 convidados, já dá para pensar em pelo menos 3 variedades.

E se quiser, montar uma mesa com pequenos bolos e tortas, ela pode até substituir o bolo + mesa de docinhos. Nesse caso, os docinhos podem ser de lembrancinha, na saída.

À esq., pecan pie; à dir., torta de chocolate branco com frutas silvestres, ambas da GHEE BANQUETERIA

Para incluir os convidados do Zoom

Quem disse que seus padrinhos ou familiares do grupo de risco não-convidados não podem participar do almoço de casamento civil? Para fazer com que os convidados virtuais sintam-se parte da celebração, o buffet Julio Perinetto, por exemplo, teve uma ideia muito legal! “Com itens de fácil execução e um manual completo de como preparar, elaboramos um kit com o perfil do seu casamento e enviamos para a casa de cada um dos convidados virtuais, deixando assim tudo mais leve, gostoso e inesquecível”, conta o chef.

Foto: Divulgação

BAR

Drinks para preparar sem barman

Moscow Mule, Gin Tônica, Aperol Spritz… Quais são seus drinks favoritos? Uma das questões que recebemos foi: “como ter um bar, se não posso ter barman?” E a verdade é que dá, sim, para ter os mesmos drinks (e com a mesma qualidade).

A Flairs Coquetelaria, por exemplo, criou o “Flairs em Casa”, um braço da empresa dedicado a atender noivos em reuniões íntimas neste período de pandemia. “A ideia foi conseguir realizar o sonho dos noivos em qualquer lugar e da melhor forma. Entregamos kits que começam com a mixologia dos coquetéis pronta, então tem Moscow Mule, Gin Tônica, Aquarela, Pepper, For You… todos os que mais fazem sucesso nos casamentos que a Flairs Coquetelaria realiza. E se os noivos quiserem, dá para incrementar a box com todas as guarnições necessárias e elementos como canecas de cobre, colher bailarina, sifão para fazer as espumas (o que também ajuda a enfeitar)… E as caixas são acompanhadas sempre de receitas e vídeo aulas”, explica Zeca Oliveira, CEO da Flairs Coquetelaria.

( Foto: Divulgação )

Gin Tônica, Pepper, Aperol Sour e Whisky Sour ( Fotos: Rodolfo Santos )

Vinhos & Champanhe

Outras bebidas que sempre estão presentes em casamentos certamente são vinho e champanhe! A quantidade e tipos de vinhos que serão servidos podem variar de acordo com a variedade de bebidas que você terá, assim com o cardápio que escolheu. “Além do champanhe do brinde, sugiro ter um tinto de corpo leve para moderado, como um pinot noir que não interfere nos sabores e aguça o paladar; e um branco ou rosé geladinho, caso seu almoço de casamento civil seja ao ar livre e no verão”, conta Giuliana Martins, da Casa Lisboa BebidasGuia de Fornecedores CASA LISBOABebidas & Serviços de bar para casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio.

Ela ainda comenta sobre dois novos serviços neste novo momento: “entendemos que muitos noivos tiveram que adiar o casamento para 2021 e estão tendo que renegociar muitos dos contratos. O que nós da Casa Lisboa BebidasGuia de Fornecedores CASA LISBOABebidas & Serviços de bar para casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio temos feito para ajudar é trabalhar com 100% de consignação, tanto para eventos menores, como casamento civil, quanto o grande dia no ano que vem. Então os noivos podem escolher sem preocupação as bebidas e devolver o que não for utilizado. A outra opção, em caso de ter convidados online, é enviar o mesmo vinho para a casa de cada um. Preparamos embalagens para presente que podem, inclusive, terem as melhores que os noivos escolheram para o evento.”

( Foto: Divulgação )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Confira os outros posts do Especial Casamento Civil:

Casamento civil: looks para todos os estilos de noiva

Como o noivo deve se vestir no casamento civil?

Como organizar o casamento civil em tempos de Covid-19?

Casamento civil: prazos, documentos e regimes de bens

Qual a vantagem de se casar no civil?

Como organizar um pequeno casamento civil em casa?

Ideias charmosas para decorar o pequeno casamento civil em casa

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Aluguel de materiais: D. FILIPAGuia de Fornecedores D. FILIPAAluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Buffets & Banqueteiros: BUFFET ZEST COZINHA CRIATIVAGuia de Fornecedores BUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Buffets & Banqueteiros: GHEE BANQUETERIAGuia de Fornecedores GHEE BANQUETERIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Bebidas & Serviços de bar para casamento: CASA LISBOAGuia de Fornecedores CASA LISBOABebidas & Serviços de bar para casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio