Tenho recebido muitas mensagens de noivas que tiveram que adiar seus casamentos para 2021 por conta do Covid-19 e que decidiram manter a cerimônia civil na data original do casamento, no segundo semestre de 2020. Elas têm mandado dúvidas de como fazer uma mini (ou micro) celebração do casamento civil na pandemia. 

Quantas pessoas é seguro convidar? O que fazer para tornar a comemoração especial? O que vestir no casamento civil? Para responder essas e outras dúvidas, decidimos fazer um especial sobre o tema esta semana. Portanto, acompanhe os posts dos próximos dias!

Começamos com as principais dúvidas que recebemos:

A partir de quando é seguro fazer o casamento civil na pandemia?

Não existe uma data certa para isso. Apesar da reabertura gradual da economia, é preciso lembrar que ainda estamos em fase de isolamento social e, portanto, qualquer comemoração neste momento, por menor que seja, não é recomendada. Esperamos que daqui a uns meses a situação esteja melhor e que sejamos “liberados” para comemorar, ainda que entre poucos e seguindo as novas normas de higiene/segurança.

Como celebrar o casamento civil em tempos de Covid-19?

Responsabilidade é a palavra de ordem neste momento. E, dentro de pouco tempo, devemos ter orientações mais claras do governo em relação a reuniões de pessoas.

Por ora, a maneira mais segura seria seguir a linha do elopement, ou seja, uma celebração só entre o casal, que pode ser seguida de uma sessão de fotos e filmagem. O fotógrafo e o videomaker, inclusive, poderiam fazer as vezes de testemunhas do civil. Um bom exemplo para inspirar vocês foi o civil estilo elopement da Mariana Marcki, que postamos anos atrás (mas continua lindo!).

Entendemos que, em breve, será possível fazer uma comemoração íntima, entre noivos, pais e irmãos, caso todos estejam praticando o distanciamento social e respeitando todas as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), como o uso máscaras, higienização constante das mãos, distância de dois metros entre os convidados, etc.

E esse cuidado vale para com fornecedores também. O ideal é que a comemoração seja tão pequena que você possa dispensar a presença física da maioria dos profissionais, fazendo uso dos serviços de entrega (como flores, buffet, doces, bebidas, etc).

Preciso ter uma assessoria?

Tudo vai depender do que você está pensando fazer, bem como da sua disposição em se envolver na organização de cada detalhe. Se a ideia for celebrar com um almoço em casa para noivos, pais e irmãos, talvez não seja mesmo necessário. Agora, se você optar por um lugar externo, como um restaurante com salas privativas, talvez seja válido ter um suporte profissional.

Uma alternativa para quem acha que precisa de assessoria é fazer consultorias online. Muitos dos assessores possuem este serviço, no qual orientam os noivos sobre profissionais, protocolos, momento certo que devem acontecer os discursos, etc.

Se você decidir por organizar tudo sozinha e tiver dúvidas do que contratar, no nosso Guia de Fornecedores CZ tem ótimas opções de fornecedores, desde buffets até lembrancinhas.

Posso convidar os padrinhos?

Como falamos acima, qualquer celebração neste momento, por menor que seja, é um risco. E se o seu problema for se sentir em uma “saia justa” por deixá-los de fora, não se preocupe, com certeza seus padrinhos entenderão e estarão animados para a nova data da festa em 2021. Acho até que muitos ficarão agradecidos de não serem convidados para uma reunião neste momento…

E vale lembrar que a tecnologia está à disposição dos noivos! Se você fizer questão da participação dos padrinhos, assim como daquele familiar que é do grupo de risco ou faz parte da turma que não teve suas atividades interrompidas, use e abuse das chamadas de vídeo! Inclusive, para deixar esse momento virtual mais aconchegante e até “realista”, o buffet Julio Perinetto preparou serviços especiais, que você verá nos próximos posts!

O que fazer para tornar a comemoração especial?

Colocar afeto em todos os detalhes é o que torna a comemoração especial, independentemente do tamanho. Pense em troca de votos, discursos, lembrancinhas com significado, escolha um menu que traga memórias (temos um vídeo muito bacana com a Divani Gastronomia sobre isso), um vinho de um lugar que vocês adoram ou de uma safra especial…

É possível fazer casamento civil no cartório no meio da pandemia?

Cartórios do Brasil inteiro estão funcionando, cada estado e região com suas peculiaridades de horários. Neste link do Portal da Transparência, você consegue filtrar por cidade e encontrar a unidade mais próxima a você, bem como consultar quais são as regras em vigência.

Em São Paulo, por exemplo, os cartórios estão funcionamento normalmente, porém, com hora marcada e com redução do número de participantes. Os horários para realizar o “sim” agora estão espaçados e não coincidem com o funcionamento de rotina do cartório, e só é permitida a presença de quatro pessoas por casamento (noivos e duas testemunhas). Outra medida adotada foi o comparecimento dos noivos e testemunhas pelo menos 30 dias antes da data do casamento para dar início aos protocolos. Este procedimento está sendo adotado para diminuir a exposição e permanência das partes no cartório no grande dia.

Com relação a casamentos em diligência, ou seja, fora do cartório, cada cartório tem seguido uma política própria.

Os documentos necessários para a realização do casamento civil continuam os mesmos e para saber quais são é só entrar neste neste post. Já para entender os benefícios legais da união civil, confira este post.

Mesmo sendo um casamento civil na pandemia, posso ter a benção na igreja?

Para quem pretende realizar uma benção religiosa super hiper intimista, será necessário esperar até que as paróquias tenham previsão de retorno das cerimônias. Por enquanto, sabemos que, em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador – Cruz Torta (Av. Prof. Frederico Herrmann Jr., 105 – Alto de Pinheiros) tem previsão de retorno de casamentos no dia 29 de julho, para casamentos até 100 pessoas. A Matriz Paroquial Nossa Senhora Mãe da Igreja (Alameda Franca, 889 – Jardim Paulistano) já está celebrando casamentos, mas com no máximo 10 convidados. As demais igrejas paulistanas com as quais entramos em contato ainda não têm previsão de reabertura.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Amanhã, falaremos de moda para o casamento civil. O que a noiva e o noivo devem vestir? Qual é o dress code para os convidados? Este post, na verdade, serve para todos os momentos – com ou sem Coronavírus! Teremos também sugestões de vestidos prontos de marcas nacionais. E, ao longo da semana, traremos ainda dicas de decoração, gastronomia e inspirações de casamentos reais.

* até a data desta publicação, nenhuma das informações acima sofreu alteração. Porém, é importante que os noivos procurem as instituições para saber se algo mudou.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Casamento civil: prazos, documentos e regimes de bens

Veja também: Qual a vantagem de se casar no civil?