Já demos dicas gerais de como festejar o casamento civil no segundo semestre do ano, do que vestir para a ocasião, de opções de lugares para realizar um petit comité, e agora chegamos a uma das perguntas principais das nossas leitoras: “como fazer uma pequena comemoração do casamento civil em casa em tempos de isolamento social?”. Para responder e dar dicas, convidamos a decoradora Julia Braga, que comanda a Museu de Grandes Novidades.

– Como fazer um casamento chic em casa sem grandes produções?

Acho que a primeira dúvida que surge para quem decidir casar em casa é como tornar aquele ambiente “comum” a todos um lugar especial e pronto para uma festa tão importante quanto um casamento (mesmo que civil). Recepções menores também contam como experiências ricas. Nada é mais aconchegante e charmoso que receber poucas pessoas em casa e cuidar de cada cantinho. Aproveite para usar os espaços da casa a seu favor: jardins ou varandas são sempre os preferidos, mas quem resiste a uma mesa bem preparada com deliciosas montagens?! Além disso, sempre podemos surpreender com uma montagem de café e lembrancinhas em um aparador ou mesa de canto! Uma ótima ideia é reunir fotos de família em lindos porta-retratos, bem-casados e elementos de valor sentimental em uma mesa para elevar aqueles símbolos tão significativos e fechar a festa com muito emoção.

– Como fazer a decoração da mesa?

Aquele ditado do menos é mais cabe muito bem neste momento. Acredito que ninguém está pensando em muitas produções, e é por isso que investir em itens com qualidade ou memória afetiva fazem toda a diferença. Aposte em uma montagem de mesa interessante. Uma toalha belíssima, que pode ser de família ou alugada, um guardanapo imponente, um detalhe rico de porta-guardanapo, um jogo interessante de taças e, quem sabe, uma brincadeira com diversos pratos?! Todas essas misturas criam uma identidade, dão uma bossa para a festa e ainda podem gerar assunto, como, por exemplo, um item que foi do casamento dos pais e que está sendo utilizado nesta nova celebração. Também acho bacana estimular os sentidos. Invista também em aromas! Velas perfumadas, essências, ervas e elementos que podem unificar ainda mais a composição, despertar o apetite, trazer boas lembranças…

( Foto: Bel Diniz )

( Foto: Bel Diniz )

– Além da mesa, onde mais devo decorar?

Preencha os cantinhos da casa com flores! Invista nesse charme, pois traz unidade, leveza e calor para a recepção. E você pode utilizar objetos do seu próprio universo afetivo para receber arranjos e deixar a proposta ainda mais intimista e aconchegante. Como disse antes, gosto muito da ideia de porta-retratos com fotos da família espalhados pelos ambientes, e também de montar pequenas saletas no quintal! E, se puder, ainda enfeite com tapetes para trazer mais cores e requinte.

( Foto: Bel Diniz )

( Foto: Bel Diniz )

– Onde colocar o bolo e os doces?

Casamento tem que ter bolo e doces! E uma forma de repaginar essa mesa de doces em uma celebração íntima, uma vez que você não terá um volume suficiente de doces para compor uma mesa grande, é explorar o mobiliário da própria casa. Peças menores como mesas laterais e aparadores são ótimas opções para complementar a dinâmica do ambiente, sem contar que combinam com essa estética de casa com muito charme!

– Além de decorar os ambientes, o que mais é preciso fazer para receber bem?

Além dos lugares em que se planejou receber as visitas – sala de estar/jantar; jardim etc. – é fundamental não se esquecer de deixar o lavabo bem preparado. Decore o lavabo com flores e deixe o ambiente bem perfumado, com uma vela aromatizada ou home spray (ndr: a Jo Malone, por exemplo, tem uma linha bridal que além de cheirosa, é linda!). E que tal estrear as toalhinhas com o monograma do casal bordado? Além de pensar na estética, também é importante se certificar de que haja a quantidade necessária de toalhinhas, que o frasco de sabonete líquido esteja cheio, montar uma caixinha de remédios (com comprimidos para dor de cabeça, cólica etc). Balinhas, fio dental, enxágue bucal e absorvente também demonstram cuidado para com os convidados. E por conta do COVID-19, não se esqueça de deixar frascos de álcool gel à disposição, em diferentes pontos da casa.

( Foto: Roberto Tamer )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Confira outros posts do Especial Casamento Civil:

Como organizar o casamento civil em tempos de Covid-19?

O que vestir no casamento civil?

Lugares para comemorar o casamento civil