Há alguma coisa nas luzes de Tóquio que dá vida a histórias de amor extraordinárias, dessas que se vê em filmes e séries que marcam época e viram hit no mundo inteiro.

Impossível não se apaixonar pelo filme Lost in Translation (Encontros e Desencontros), com Scarlett Johansson e Bill Murray, cujos personagens se encontram em um hotel e desenvolvem uma relação inusitada –e muito bem-humorada.

A diferença de fuso horário, a barreira linguística, as diferenças culturais, toda essa ‘estranheza’, no bom sentido, tem o gosto de novidade e entra para as vidas dos casais como algo singular.

Tokyo Fianceé é outro filme encantador que aborda o amor em meio às peculiaridades culturais e o desejo de entender uma terra estrangeira e o povo que nela habita. E ultimamente, o Japão romântico vem aos poucos sendo desvendado em séries que conquistam cada vez mais público, como Good Morning Call, na Netflix.

Para aproveitar esse clima de Lost in Translation, Teresa Perez, nossa especialista em viagem para lua de mel, selecionou 5 hotspots de Tóquio para os casais viverem uma viagem de lua de mel cheia de encantos em uma nova cultura.

Santuário Meiji

Um bom primeiro encontro com a história do Japão acontece em meio a uma uma exuberante área verde bem no coração de Tóquio. Esse é um lugar que deixa os casais embevecidos. Quem chega ao enorme portal que marca a entrada do Santuário Meiji, em Harajuku, já pode ter uma ideia da dimensão do que está por vir. Essa grandeza simboliza os feitos grandiosos do imperador Meiji (1852-1912) e da Imperatriz Shoken (1849- 1914), reconhecidos por levar o Japão a se tornar uma nação moderna.

Localizado em uma área de 700 mil metros quadrados, quase duas vezes maior que o Vaticano, o santuário é formado por diversos edifícios, muitos deles inacessíveis ao público, cercados por mais de 120 mil árvores vindas de todo o território do Japão para compor o espaço.

Museu Nacional de Tóquio

Para apreciar arte e cultura a dois, um passeio delicioso – e muito enriquecedor – se apresenta entre os mais de 100 mil itens que formam a imensa coleção desse espaço. Inaugurado em 1872, o museu é composto por seis diferentes construções e traz uma mostra da história milenar japonesa. O Honkan, ou prédio principal, é uma delas. Ele é dedicado à arte japonesa da pré-história até o século 18. Cerâmicas, estátuas religiosas, biombos e outros objetos compõem a exposição permanente.

Já o Hyokeikan é uma obra em si mesmo: uma construção do início do século 20 que traz uma releitura japonesa da arquitetura ocidental. O Salão Memorial Kuroda é o mais novo dos seis prédios. Com sua arquitetura contemporânea, ele guarda as obras do pai da arte ocidental no Japão, Seiki Kuroda. Além das áreas de exposição, o complexo compreende um jardim, uma casa de chá e lojinhas.

Design Sight 21_21

Para inspirar e elevar o senso estético às alturas, aqui está uma das maiores referências mundiais em design. Criado em parceria por dois grandes nomes contemporâneos japoneses − o arquiteto Tadao Ando e o estilista Issey Miyake −, o espaço fica nos jardins do Tokyo Midtown, um dos arranha-céus localizados entre os bairros de Roppongi e Akasaka.

Tendo o design como foco, o espaço traz exposições, workshops e outros eventos em uma programação bem variada ao longo do ano. O edifício do museu, projetado por Ando, também é uma obra-prima, com suas linhas retas e formas triangulares. Ao lado, o prédio principal do Midtown também é um dos melhores locais de compras e de gastronomia.

Izakaya

Está aí um ótimo lugar para brindar o encontro de recém casados com Tóquio! Afinal, um bom saquê cai bem nas pausas para assimilar tantas novidades vistas nessa megacidade fascinante. “O melhor lugar onde o sake está”, esta é a definição literal da palavra izakaya, uma espécie de pub ou tapa bar japonês. Diz-se que tudo começou nas antigas vendinhas de arroz que comercializavam também o saquê.

No começo, era tudo meio improvisado. Tanto que o masu, um recipiente quadrado de madeira usado para medir o arroz, acabou sendo elevado à categoria de copo. Hoje em dia, o izakaya é um verdadeiro espaço gastronômico, onde se pode provar o melhor da comida japonesa em pequenas porções.

Das fatias de peixe cru (sashimi) até os karaage – o frango a passarinho local – tudo é preparado com esmero para acompanhar o principal, as bebidas. Não esqueçam de pedir uma porção de repolho cru para forrar o estômago antes de aproveitar os drinques!

Daikanyama

Elegância é a palavra que define este que é um dos mais descolados bairros de Tóquio. Localizado no alto de uma colina, Daikanyama é repleto de bares, restaurantes e pequenas boutiques incrustadas em ruelas que convidam para um passeio. O principal ponto de encontro do bairro é o Daikanyama T-Site, que, além da enorme oferta de livros e revistas – inclusive em inglês –, conta com um excelente café e um lounge privado com bebidas e snacks à vontade.

A poucos passos de distância fica o Hillside Terrace, um espaço multifuncional com lojas e galerias de arte que vale a visita. Quem gosta de construções históricas vai se apaixonar pela Antiga Residência Asakura, construção de mais de cem anos cuja visitação é aberta ao público. Para encerrar, não deixem de tomar uma cervejinha gelada no tap room da Spring Valley Brewery Tokyo.

ONDE FICAR

MANDARIN ORIENTAL, TOKYO

O design arrojado e o nível de serviço premiado faz do Mandarin Oriental, Tokyo uma referência de sofisticação na cidade. O hotel diferencia-se pelos tratamentos personalizados inspirados na tradicional medicina oriental. O spa oferece massagens que combinam óleos essenciais exclusivos e águas termais purificadoras, que resultam em experiências de relaxamento e rejuvenescimento incomparáveis.

As espaçosas suítes capturam a essência do estilo japonês e se distinguem pelo alto nível de conforto e pela vista esplendorosa de Tóquio. As opções gastronômicas são diversas e primam pela excelência, explorando desde a culinária francesa, italiana e, claro, japonesa, com seu Sushi Shin by Miyakawa. Para os casais, não faltam oportunidades de celebração.

THE PENINSULA TOKYO

O hotel cativa pela sua mescla de tradição e modernidade. Situado em uma localização privilegiada, próxima ao Palácio Imperial e Hibiya Park, oferece uma vista panorâmica da cidade, além de contar com uma sofisticada arquitetura, ótimas opções de culinária e serviços de altíssimo nível.

O The Peninsula Tokyo ganhou em 2023 o reconhecimento Forbes Travel Guide Five-Star pelo oitavo ano consecutivo. E seu spa também recebeu status Forbes Five-Star pelo nono ano seguido. A culinária requintada traz desde autênticas autênticas cantonesas até deliciosos pratos grelhados, tudo com uma vista impressionante da paisagem de Tóquio. As acomodações são muito espaçosas e equipadas com as tecnologias mais avançadas para proporcionar máximo nível de conforto.

AMAN TOKYO

Do alto da Torre Otemachi, o Aman Tokyo tempera o dinamismo urbano com uma profunda atmosfera de serenidade. Inspirado na tradição do design japonês, o hotel prima pela autenticidade em cada detalhe. Aliás, a marca da rede Aman é justamente o estabelecimento de conexões profundas com a comunidade, valorizando sua riqueza artística e cultural.

Em Tóquio, esse traço característico do hotel pode ser apreciado por meio das experiências oferecidas. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de assistir aos treinos dos lutadores de sumô e admirar a disciplina e rigor por trás desse esporte tão icônico no Japão. Seus quatro restaurantes apresentam algumas tradições culinárias mundialmente apreciadas. E suas acomodações estão entre as melhores do mundo.

INSPIRE-SE PARA SUA LUA DE MEL DOS SONHOS

Se a sua busca por um destino romântico e exclusivo parece interminável, não se preocupe. Em nossa coluna dedicada às viagens de lua de mel, você encontrará sugestões apaixonantes da Teresa Perez, especialista em criar experiências memoráveis. Desvende destinos que unem conforto, beleza e autenticidade, proporcionando a você e seu par uma jornada única.

Fique por dentro de todas as novidades, acompanhando o Instagram da Teresa Perez e no Instagram e Pinterest da Constance Zahn. Comece a sonhar e viver a sua lua de mel dos sonhos com quem entende do assunto.

Leia mais: Lua de mel no Japão: o melhor da tradição japonesa em Kanazawa

Veja também: Japão com um roteiro diferente para lua de mel