Belos cenários naturais, herança cultural, espaços que exibem arte contemporânea e restaurantes de alta gastronomia. Uma viagem ao Japão, combinando as cidades de Kyoto e Shima, proporciona esses atrativos durante uma lua de mel completa e especial por lá. Para um roteiro perfeito, a dica para os casais é começar por Kyoto e explorar a antiga capital Imperial do país além de seus templos e casas de chá. Já em Shima, a pouco mais de duas horas de carro de Kyoto, é possível conhecer o lado mais tradicional japonês em meio a uma natureza encantadora. A nossa especialista no assunto, Teresa Perez Tours, selecionou algumas dicas nos dois destinos, que se completam de forma especial para uma viagem pós-casamento.

Kyoto

Kyoto é muito lembrada como parte do Japão mais tradicional. É verdade que seus bairros, ruas antigas e estreitas, além de seus templos, castelos e monumentos históricos – sem contar as senhoras que ainda circulam pelas vestindo quimonos e tamanquinhos – tornam a cidade muito interessante. O mais legal é que ao lado de tamanho legado histórico, uma verdadeira cena criativa se espalhou por pontos como espaços culturais e galerias de arte. Mas o que ver de mais inventivo em Kyoto?

Y Gion

“Zakkyo” é um termo japonês que pode ser traduzido em algo como “espaço multiuso”. É justamente a palavra utilizada pelo Y Gion para definir a sua proposta. Um edifício cinza de cinco andares, instalado próximo ao rio Kamo, no tradicional distrito de Gion (muito lembrado por suas gueixas, santuários xintoístas e casas de chá), abriu suas portas a cerca de dois anos. O Y Gion abriga exposições temporárias de arte contemporânea – como a do artista botânico Takaaki Murase – espaços dedicados ao design de interiores, apresentações de coletivos de arte – como o Nyotaimori Tokyo -, restaurantes inventivos e ainda uma programação agitada de eventos em sua cobertura.

Kyoto Art Center

O Kyoto Art Center está instalado em uma antiga Escola Primária de Meirin, que funcionou durante a Era Meiji (1868 a 1912). Hoje, é um espaço inteiramente dedicado à arte contemporânea em Kyoto, abrigando galerias, estúdios, além de um café.

Mori Yu Gallery

A Mori Yu Gallery representa muito bem a combinação entre tradição e contemporaneidade em Kyoto. A galeria reúne trabalhos inspirados tanto nas artes clássicas japonesas – como as que surgiram no Período Edo e na Era Meiji -, quanto pelo que há de mais criativo e conceitual na arte contemporânea do Japão. Entre os nomes que já tiverem seus trabalhos expostos estão o escultor nascido em Hiroshima Nobuhiro Hanaoka, muito influenciado pela “arte bruta”, (movimento surgido em 1945 que ia contra as artes tradicionais da época) e o videoartista, escritor e curador Masayuki Kawai, que já teve trabalhos integrados a exposições no Queens Museum, em Nova York. A Mori Yu Gallery também já deu as caras em feiras internacionais como a Art Stage Singapore e a Art Taipei.

Imura Art Gallery

Um dos nomes por trás da ascensão da arte local em Kyoto é Yuzo Imura, fundador da Imura Art Gallery. Imura sempre se preocupou em colocar Kyoto no radar dos amantes de arte criativa. Em sua galeria, os casais podem apreciar trabalhos diversos, como os dos artistas Takeshi Tanaka, que se inspira na combinação de estilos de pintura orientais e ocidentais, e Yu Kiwanami, com trabalhos em pinturas acrílicas.

Onde ficar

The Ritz-Carlton Kyoto

Às margens do Rio Kamogawa, o The Ritz-Carlton é considerado o primeiro urban resort do Japão. As vistas para o rio e para as montanhas Higashiyama completam a experiência sensorial, que se revela em um design sofisticado de interiores, combinando as antigas tradições da cultura japonesa à elegância contemporânea. Os casais também podem realizar tratamentos antioxidantes, alguns à base de chá verde da região, no The Ritz-Carlton Spa, e ainda apreciar a gastronomia japonesa estrelada do Mizuki, destaque entre os restaurantes do hotel.

Shima

Depois da cena artsy de Kyoto, a vizinha Shima proporciona atrativos perfeitos para os casais relaxarem em meio à natureza, e não irem embora do Japão sem verem de perto parte de sua autêntica cultura. Com um clima ameno e banhada pelo Oceano Pacífico, Shima mescla lindas baías com a tradição religiosa xintoísta, presente em santuários milenares.

Santuário Ise Jingu

Duas construções de madeira – erguidas em meio a florestas antigas de árvores gigantes de criptomérias e lagos – formam o Santuário Ise Jingu: o Santuário Interno de Naiku e o Santuário Externo de Geku. O local representa um dos santuários xintoístas mais sagrados do Japão. O Santuário Interno de Naiku homenageia Amaterasu-Omikami, deusa do sol, guardiã da nação e protetora da família imperial. Já o Santuário Externo de Geku foi erguido para homenagear Toyouke Omikami, deusa xintoísta das roupas, comida e moradia. Como manda a tradição japonesa, desde o século 7, a cada 20 anos as duas propriedades são derrubadas e reconstruídas. A próxima reconstrução está prevista para 2033. 

Kumano Kodo

Kumano Kodo são trilhas arborizadas de peregrinação que ligam diversas construções xintoístas entre si. Os caminhos – trilhas montanhosas e costeiras – estão em uso há mais de mil anos e proporcionam contato com santuários importantes do Japão, instalados em meio a uma bela paisagem natural. O local é tão importante e encantador que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Onde ficar

Amanemu

O Amanemu está instalado no Ise-Shima National Park, às margens da Ago Bay, na costa leste do Japão. O resort tem inspiração nos tradicionais ryokans japoneses, combinando a antiga hospitalidade japonesa com serviços personalizados e contemporâneos. Todas as suas suítes e villas têm inspiração no design japonês, contam com um onsen privativo e terraços espaçosos com vistas panorâmicas da natureza da região. Certamente, um dos highlights é o Aman Spa. Além de tratamentos personalizados realizados a partir de ingredientes orgânicos e sazonais, os casais podem usufruir de uma nascente termal ao ar livre, dois pavilhões com onsens de águas ricas em minerais que proporcionam uma série de benefícios ao corpo, piscina watsu com vista para as colinas verdejantes e para a baía, e aula de ioga particular. A experiência gastronômica é igualmente imperdível. A culinária japonesa é a grande protagonista, com receitas preparadas com produtos cultivados localmente, incluindo frutos do mar da Ago Bay e a carne de vaca Matsusaka, produzida apenas na região.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300