A Terra do Sol Nascente é palco de uma cultura milenar, com hábitos marcados por tradição e honra, em perfeita harmonia com uma das sociedades mais modernas do oriente. Nas cidades e no campo, cenários repletos de força e poesia contam histórias fabulosas, permeadas por tradições tão antigas quanto o tempo. Capital do Japão, Tóquio se destaca pela constante reinvenção, sendo um dos destinos mais imperdíveis para os amantes de arte, arquitetura, moda e tecnologia. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, desvenda os segredos dessa cidade cuja palavra de ordem é criatividade.

destaque-toquio

Tendo o mar como limite natural de seu pequeno território formado por ilhas, o Japão carrega em sua alma as alegorias e sutilezas de uma cultura cujos símbolos remetem a ética e respeito. Compreendê-la significa, antes de tudo, perceber a força dos gestos contidos, a garra do povo de sorriso tímido e olhar doce que reverencia valores ancestrais e incontestáveis. Um povo que, posto a prova pelas intempéries da natureza e da guerra, olhou sempre em frente para construir (e reconstruir) a pátria de seus antepassados.

Uma das metrópoles mais ativas e ao mesmo tempo mais seguras do mundo, Tóquio oferece inúmeras surpresas e descobertas que encantam tanto os visitantes quanto seus mais de 12 milhões de habitantes.

Com uma espantosa capacidade de sincronizar traços orientais e ocidentais, elementos novos e antigos, Tóquio está em constante transformação. Vítima de incêndios e terremotos, além de bombardeios na Segunda Guerra Mundial, a capital japonesa renasceu das cinzas inúmeras vezes, pelas mãos obstinadas de seus cidadãos.

Então, como descrever e apreciar uma cidade que apaga seu passado continuamente? Embora muitas vezes desconcertante, a reinvenção sem fim pode ser muito interessante, e é o que move o compromisso de Tóquio com tudo o que é de ponta, da arquitetura à moda, passando pela tecnologia. Criatividade é a palavra de ordem na mais densamente povoada metrópole do mundo. Basta andar pelas ruas para ver as mais fascinantes invenções humanas, exibidas nas maneiras totalmente novas encontradas pelos habitantes de Tóquio para morar, dormir, amar, comer e se divertir.

Toquio3

Meiji Jingu Shrine (Santuário Meiji)

Tokyo, Japan – May 25, 2015: Torii of Meiji-jingu in Tokyo, Japan. The most popular historical shrine in Japan

Um dos mais belos e plácidos refúgios de Tóquio, o Santuário Meiji é dedicado ao Imperador Meiji, considerado o Pai do Japão Moderno, que reinou de 1868 a 1912. O prédio atual data de 1958, tendo sido reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial. O parque que cerca o memorial está repleto de árvores ancestrais, criando um bosque exuberante em plena metrópole.

1-1 Yoyogi-Kamizono-cho, Shibuya-ku. Tóquio.
www.meijijingu.or.jp

Omotesando

Chamada de a Champs-Elysees de Tóquio, essa avenida tem um quilômetro e agrupa três grandes ruas. Inúmeras lojas de grifes internacionais, boutiques, shoppings e restaurantes atraem um público mais maduro, mas nem por isso menos cool. Além disso, em Omotesando estão vários prédios conceituais feitos pelos arquitetos mais renomados da cidade.

Passeios-Omotesando

Bairro Roppongi

Roppongi é um bairro controverso. Sua história ainda reflete a realidade que vive hoje. No passado, era para lá que soldados e civis americanos iam para se divertir e, ainda hoje, abriga uma imensidão de bares, boates e pubs disputados por uma multidão todas as noites. Ao mesmo tempo, não muito distante das ruas mais movimentadas, está o Roppongi Hills, complexo com boutiques, restaurantes de alta gastronomia e cinemas, bastante exclusivo. Para mais informações, consulte as dicas de compras em Tóquio.

Senso-ji (Asakusa)

Fundado em 628 d.C., é o templo budista mais antigo do Japão. Passar pelo portão do Senso-ji é como uma passagem de volta no tempo para as mais antigas tradições japonesas. A arquitetura antiga e colorida encanta os olhos dos visitantes.

2 Chome-3-1. Tóquio. Tel: 81 3 38420181
www.senso-ji.jp

Bairro Ginza

Ginza é um bairro conhecido majoritariamente por suas mais de cinco mil lojas. No entanto, o bairro também tem lindos cafés e restaurantes que vão do convencional e tradicional ao que seria exótico em qualquer lugar do mundo. Passear pela Chuo Dori (Rua Chuo) aos finais de semana, quando a via é fechada para o tráfego de carros, desperta a atenção  para a diversidade de pessoas e lojas do lugar. Sem falar nos prédios com arquitetura inovadora e enormes painéis luminosos.

Passeios-Ginza

Bairro e Parque Ueno

rows of cherry blossom and mirror reflection at ueno park

Famoso pelas cerejeiras em flor na primavera e pelos tons de vermelho e ocre que tingem suas paisagens no outono, Ueno é ao mesmo tempo um bairro, um parque (o maior e mais antigo do Japão) e um complexo cultural, proporcionando uma atmosfera autêntica e muitas descobertas. Dentro dele, está a maior concentração de museus da cidade, incluindo o Tokyo National Museum (Museu Nacional de Tóquio), National Museum of Western Art (Museu Nacional de Arte Ocidental), o National Museum of Emerging Science and Inovation (Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação) e o Shitamachi Museum (Museu Shitamachi) que representa aspectos da vida cotidiana de Tóquio entre o fim do século 19 e o início do século 20.

Passeios-Bairro-e-Parque-Ueno

Cruzeiro no Rio Sumida

O passeio de barco pelo Rio Sumida permite observar Tóquio sob uma perspectiva totalmente diferente. Passando por 12 pontes, cada uma com características e cores distintas, o barco para em um antigo jardim imperial (Hama-Rikyu), que antes servia como campo de caça para o shogun Tokugawa.

Passeio-Cruzeiro-Rio-Sumida

RESTAURANTES

Jimbocho Den

O chef Zaiyu Hasegawa passou de uma das promessas mais otimistas da gastronomia de Tóquio, para dono do restaurante preferido da crítica e da mídia na cidade. Segundo o próprio Hasegawa, o menu é sazonal, então muda conforme a conveniência. Ele diz que, acima de tudo, seus pratos têm de ser divertidos. Não estranhe se, depois de comer uma sopa de tartaruga e tomburi (mais conhecido como ‘caviar da horta’), receber uma caixa de papelão com uma foto do chef estampada. Dentro, estará uma coxa de frango e um pintinho amarelo de borracha. Vê-se que o chef segue à risca sua intenção de divertir.

2-2-32 Kandajinbocho, Chiyoda-ku. Tóquio. Tel: 81 3 32223978. www.jimbochoden.com

Restaurantes-Jimbocho-Den

Beige Alain Ducasse

O que esperar de um restaurante no topo do prédio da Chanel, em pleno bairro de Ginza? As expectativas são altas e sempre correspondidas. A parceria entre a boutique e o chef Alain Ducasse reflete o melhor dos dois universos: elegância e simplicidade. Desde a decoração, até a famosa sobremesa de chocolate e ouro com o símbolo na grife, tudo é pensado nos mínimos detalhes. A cozinha francesa de Ducasse se destaca em Tóquio desde a abertura do restaurante, em 2002.

Chanel Ginza Building 10F. 3-5-3 Ginza, Chuo-ku. Tóquio. Tel: 81 3 51595501. www.beige-tokyo.com

Restaurantes-Beige

Higashiya

Essa casa de chás é um refúgio em meio à metrópole, devido à calma em seu interior. Pode-se escolher entre vários tradicionais doces japoneses, além de outros mais contemporâneos, para comer enquanto se toma uma xícara de chá japonês ou chinês.

1 Chome 7-7 Ginza, Chuo. Tóquio. Tel: 81 3 57860024. www.higashiya.com. Abre diariamente 11h-20h

Restaurantes-Higashiya

New York Bar

O New York Bar, que foi locação para o filme Encontros e Desencontros de Sofia Coppola, é um dos melhores lugares na cidade para escutar jazz ao vivo. O cardápio casual é harmonizado com uma extensa carta de bebidas, entre coquetéis clássicos e originais, com diversas opções de conhaques, vodcas e vinhos.

Park Hyatt Tokyo. 3-7-1-2 Nishi Shinjuku Shinjuku-Ku
www.tokyo.park.hyatt.com

HOTÉIS

Mandarin Oriental Tokyo

Hotel-Mandarin-Oriental-Tokyo1

Localizado em Nihonbashi, próximo a lojas exclusivas e com uma belíssima vista, o Mandarin Oriental Tokyo está sempre pronto para surpreender os hóspedes. Os quartos, espaçosos, têm decoração moderna e tecidos nobres que demonstram a essência do estilo e design japonês.  O restaurante Sense, estrelado pelo Guia Michelin, serve pratos inspirados na culinária chinesa, enquanto o Tapas Molecular Bar, oferece uma experiência diferente para quem busca boa gastronomia em Tóquio. Com apenas oito lugares, o restaurante é um dos mais famosos e requisitados da metrópole.

The Peninsula Tokyo
Moldado pela elegância e pelos ares de sofisticação comuns aos hotéis da rede, o The Peninsula Tokyo oferece o melhor dos serviços asiáticos aos seus hóspedes. O hotel se destaca com a gastronomia de categoria internacional e serviços personalizados que contam com publicação exclusiva com as melhores opções culturais da cidade.

Hotel-The Peninsula-Tokyo1

 

Aman Tokyo

A vista panorâmica da capital japonesa impressiona, contemplando os jardins do Palácio Imperial, a Tokyo Skytree e, no horizonte, o Monte Fuji. Instalado nos últimos seis andares de um edifício no centro financeiro de Tóquio, o primeiro resort urbano da rede Aman busca inspiração no design minimalista japonês para criar um ambiente sofisticado e de total tranquilidade. Com 84 quartos e suítes projetados pelo designer Kerry Hill, tendo com base as residências tradicionais do país, o Aman de Tóquio alia conforto e elegância na medida certa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para visitar o Japão. O visto deve ser providenciado com antecedência junto ao consulado americano no Brasil.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: As ilhas do Japão situam-se na zona temperada e na extremidade nordeste da área das monções. O clima é em geral moderado, embora varie de maneira considerável de acordo com o lugar. Enquanto a média de temperatura em julho (verão) nas ilhas do norte é de 23°C, nas ilhas do sul é de 28°C. O período de chuvas mais intensas ocorre nos meses de junho a setembro.
  • Melhor época: Embora não haja restrições mais sérias, recomenda-se que a época escolhida coincida com as estações do ano mais agradáveis, ou seja, de março a maio (primavera – época da florada das cerejeiras e de céu azul) e de setembro a novembro (outono – famoso pelas cores incríveis que as cidades menores ganham. Período de colheita do arroz).
  • Como chegar: Não há voos diretos para o Japão saindo do Brasil. A melhor opção é via Estados Unidos, Europa, Dubai ou Doha.
A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br