Já pensou em quais são as melhores histórias da sua vida, dessas que valem contar aos netos daqui a muitos e muitos anos? As aventuras, os lugares mais improváveis e diferentes, as situações inusitadas – aqueles casos que eles irão ouvir sem nem piscar?

Tudo isso é possível viver durante a lua de mel, no auge da juventude, e rememorar para sempre, de forma vívida e fascinante em todas as fases da vida.

O lugar perfeito para colecionar histórias inesquecíveis são as chamadas Cidades Imperiais do Marrocos – Fez, Marrakech, Meknes e Rabat. Por que elas? Porque cada uma é como uma página viva da história, onde reinos e dinastias ergueram-se, caíram e deixaram um legado de grandiosidade e beleza.

Quando conhecemos de perto seus grandes feitos, estamos de uma certa maneira misturando a nossa história a essa grande História, criando um vasto repertório e vivendo experiências que merecem ser contadas.

Venha com Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, e se surpreenda com esses destinos que tornarão a sua celebração romântica memorável para vocês e para filhos, netos e todos que se deliciarão ouvindo as histórias dessa viagem.

Fez, a Cidade Labiríntica

Como se sabe, o Marrocos nunca foi um império unificado, como os impérios romano ou otomano, mas várias dinastias e reinos estabeleceram suas capitais em diferentes cidades, contribuindo para a riqueza histórica e cultural do país.

Em Fez, o traço mais característico e peculiar é o emaranhado de ruas e vielas, formando um verdadeiro labirinto que data dos tempos medievais. Para completar essa visão da Idade Média, a cidade é protegida por uma muralha de oito quilômetros. Fez é considerada a capital espiritual do Marrocos devido à sua importância religiosa, que se mantém viva e presente em meio às inúmeras mesquitas e escolas religiosas.

No campo da gastronomia, a cidade apresenta uma iguaria que vale ser provada. Quando estiverem lá, não deixem de provar o b’stilla, um prato que vem diretamente das cozinhas reais mouriscas – uma mistura de frango, cebola e amêndoas disposta em camadas dentro de uma massa folhada e assada.

E, para levar para casa, os trabalhos em metal são preciosidades locais, com motivos islâmicos tradicionais, incorporando formas geométricas ou padrões florais.

Meknes, a Cidade Museu

Próxima à Fez – a uma distância de 60 a 70 km que normalmente dá para percorrer em menos de uma hora de carro – ergue-se Meknes, que reúne alguns dos monumentos mais emblemáticos das Cidades Imperiais e do mundo árabe.

A medina de Meknes e o complexo Heri es-Souani conquistaram seu lugar na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Esse último foi outrora local dos enormes celeiros e estábulos do sultão Moulay Ismail, e um de seus projetos arquitetônicos favoritos. Grande o suficiente para abrigar 12 mil cavalos. Na praça El Hedime, Bab Mansour, uma das obras-primas da arte hispano-mourisca, é a porta de entrada para a medina.

No norte de Meknes, encontra-se o maior sítio arqueológico romano do Marrocos, que é Volubilis. E não para por aí: arco triunfal, capitolina, casa de Baco são alguns dos muitos pontos de interesse histórico que testemunham o esplendor da cidade.

ONDE FICAR

Riad Fès

Fez

A mistura entre a suntuosidade andaluz e a maneira marroquina de viver faz com que o Riad Fès seja excelente opção de hospedagem na cidade. Este palácio é um exemplo autêntico de sua arquitetura, apresentando quatro pátios e vista panorâmica para o nascer do sol sobre Fez e as Montanhas Atlas. Além disso, ainda dispõe de hammams (banhos tradicionais) e massagens, fontes, cozinha sofisticada e lounge, tudo para o deleite dos casais.

Marrakech, a Cidade Vermelha

Conhecida como Red City por conta da cor avermelhada de suas construções, Marrakech encanta com suas sinuosas ruelas divididas em souks (mercados) especializados em itens que exibem a artesania chic que faz a fama do país, como babouches, joias de prata, túnicas em cores, especiarias, artigos de couro, peças entalhadas, perfumes e tapetes.

Em Marrakech entramos em um mundo de lojinhas e portinhas com vendedores que adoram um bom desafio de pechincha –parte fundamental do ritual de compras.

A cidade logo se distingue também pelo requinte e sofisticação, que salta aos olhos de quem se depara com as mansões e palácios magníficos espalhados pela medina, como são chamadas as cidades antigas, repletas de monumentos declarados Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Marrakech se revela também um polo de arte e cultura, com destaque para a Praça Jemaa el-Fna, que ganha vida ao cair da noite com suas apresentações de dança, música e contação de fábulas.

ONDE FICAR

La Mamounia

Marrakech

Lugar preferido dos aficionados por arte, o hotel La Mamounia é um tradicional palácio e combina desenhos marroquinos às linhas sóbrias de arquitetura art decó . Aqui encontram-se exemplares finos do artesanato árabe, além de muitas representações da arte marroquina. Os quartos são suntuosos e, tanto quanto a construção, demonstram a cultura local em cada mínimo detalhe. Quatro restaurantes apresentam o melhor de vários mundos, com destaque para o Le Marocain, que conduzirá vocês pelo melhor da cozinha marroquina através de um verdadeiro ritual gastronômico.

Clientes que planejam a lua de mel com a Teresa Perez têm benefícios especiais:

  • Café da manhã para duas pessoas
  • Crédito de US$ 100 para ser utilizado em alimentos e bebidas durante a estada

Rabat, a Capital Serena

Capital do Marrocos, Rabat é a menos movimentada das Cidades Imperiais. Enquanto Fez e Marrakech ostentam o esplendor de suas tradições antigas, Rabat tem uma aura de elegância contemporânea, mas sem deixar perder de vista as suas raízes históricas.

É uma cidade repleta de obras-primas em suas ruas e praças. A Kasbah des Oudaias, uma fortaleza construída à beira-mar, foi declarada Patrimônio Cultural pela Unesco. Por dentro, suas construções com fachadas azuis e brancas formam uma identidade única, com clima tranquilo e até mesmo romântico.

A tradicional arquitetura urbana marroquina, com sua mesquita central, palácio real e os souks (mercados tradicionais) dá um toque especial a essa cidade também moderna e ecológica, com muito verde em volta. Vale conhecer os belíssimos Jardim Botânico de Testes e os Jardins Exóticos de Bouknadel. Rabat possui também uma costa excepcional, com quilômetros de praias que oferecem infraestrutura completa para os visitantes.

Chama a atenção também a parte musical, que Rabat celebra em seus muitos redutos de boa música e nos grandes festivais internacionais, como o Mawazine e o Jazz au Chellah.

ONDE FICAR

Sofitel Rabat Jardin Des Roses

Rabat

Ao lado do imponente Palácio Real e rodeado por uma área de sete hectares de um belíssimo jardim ao estilo andaluz com mais de três mil rosas, o Sofitel Rabat Jardin Des Roses conta com arquitetura que incorpora uma fusão do design francês com decoração de arte marroquina baseada no âmbar, na madeira e no mosaico. A exótica culinária franco-marroquina é servida no restaurante Al Warda; a saudável cozinha mediterrânea no El Patio; e frutos do mar frescos e bem preparados são saboreados à beira da piscina no Golden Fish.

INSPIRE-SE PARA SUA LUA DE MEL DOS SONHOS

Se a sua busca por um destino romântico e exclusivo parece interminável, não se preocupe. Em nossa coluna dedicada às viagens de lua de mel, você encontrará sugestões apaixonantes da Teresa Perez, especialista em criar experiências memoráveis. Desvende destinos que unem conforto, beleza e autenticidade, proporcionando a você e seu par uma jornada única.

Fique por dentro de todas as novidades, acompanhando o Instagram da Teresa Perez e no Instagram e Pinterest da Constance Zahn. Comece a sonhar e viver a sua lua de mel dos sonhos com quem entende do assunto.