Uma lua de mel para sair do lugar-comum. Com suas fronteiras abertas para brasileiros, Marrocos é daqueles destinos com atmosfera mística, que inspira tanto pelo contraste de suas paisagens únicas – indo do Saara às medinas medievas, mesquitas e cidades imperiais – quanto pelo seu legado histórico que, combinado com heranças culturais, fazem do destino um lugar repleto de charme e autenticidade.

Marrakech é a prova disso. A começar por sua arquitetura que deslumbra, marcada por casarões e grandes palácios de tons avermelhados que nos transportam ao clima das Mil e uma Noites. Cenários naturais também estampam alguns dos cartões-postais mais bonitos do país. É o caso das Montanhas Atlas, cordilheiras que se estendem por cerca de 2500 quilômetros e chegam a medir mais de 4 mil metros de altitude. A união desses dois visuais em um roteiro especial para recém-casados em busca de momentos inesquecíveis garante experiências que ficam gravadas na memória o resto da vida. Confira as dicas de Teresa Perez para a lua de mel no Marrocos!

Lua de mel no Marrocos – Marrakech

Conhecida como “Cidade Vermelha” graças ao tom de suas construções e também Patrimônio Mundial da Humanidade declarado pela Unesco, Marrakech está no centro-sudoeste de Marrocos e sua história cheia de riquezas reflete-se tanto na arquitetura quanto na cena artística e cultural do destino. Nas ruas estreitas da cidade, roubam a cena os tradicionais souks e barracas de artesanato. Além disso, os artistas de rua  trazem à tona muito da cultura local e evidenciam ainda mais o exotismo arraigado nas heranças do país – mágicos e encantadores de serpente estão sempre pelo caminho surpreendendo com os seus truques.

Uma das experiências mais imersivas na cultura da cidade pode ser realizada no bairro antigo Medina de Marrakech, declarado em 1985 Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Dono de diversos monumentos históricos e atrações obrigatórias para quem deseja explorar o que há de mais interessante na lua de mel no Marrocos, o lugar chama atenção com os seus museus e diversos souks onde pode se encontrar de tudo: tecidos, joias, artesanato, itens de design, mobília, especiarias e uma série de produtos locais ficam à disposição do visitante nesses tradicionais mercados.

É em Medina também que está o Museu de Marrakech, instalado no Palácio Mnebbi, complexo arquitetônico datado do século 19, e dono de um acervo impressionante que detém peças arqueológicas, cerâmicas, obras de arte contemporâneas, joias, moedas islâmicas e outros vários itens históricos. Além das exposições, o local ainda é palco de eventos culturais interessantíssimos, incluindo concertos, montagens cênicas, apresentações de dança e até exibição de filmes.

Centro histórico

No centro histórico de Marrakech, alguns pontos de interesse são imperdíveis para quem visita a cidade. Vale encaixar no roteiro passeios até a Mesquita Ben Youssef, o Palácio Badii conhecido por seus 360 aposentos que hoje estão em ruínas, o Palácio Bahia, a Mesquita Koutoubia e a Praça Djemaa el Fna, onde concentram-se muitos dos artistas locais, contadores de histórias, videntes e tendas gastronômicas para quem deseja apreciar a autenticidade da culinária marroquina.

Os casais também podem incluir cenários verdejantes em seu roteiro para conhecer espaços mais tranquilos e arejados no destino. São paradas obrigatórias o Jardim Majorelle, oásis botânico que pertenceu ao estilista francês Yves Saint Laurent e conta com flores coloridas, café e até um museu com obras de arte da coleção pessoal do designer…

…e os Jardins de Menara, projetados aos pés das Montanhas Atlas e cercados por oliveiras e altos coqueiros.

Onde ficar em Marrakech

La Mamounia Marrakech

O hotel está a poucos passos de pontos de interesse da cidade, como a Praça Djemaa el Fna. Dos seus jardins, dá para contemplar vistas das Montanhas Atlas e da Mesquita Koutoubia. Nas acomodações, estilo clássico, sofisticação, conforto e charme são as principais marcas. A gastronomia do La Mamounia também é destaque. Isso por conta dos restaurantes Le Marocain, de cozinha marroquina moderna, o L’Italien Par Jean-Georges Restaurant e o L’Asiatique Par Jean-Georges Restaurant. Por fim, há ainda o Le Pavilion de la Piscine. Os hóspedes também têm à disposição os tratamentos de bem-estar proporcionados pelo Spirit of the Spa, que ainda conta com hammam e piscina indoor aquecida.

Mandarin Oriental Marrakech

A poucos minutos do centro da cidade, o hotel está instalado em uma propriedade de 20 hectares, cercado por jardins verdejantes e olivais. Com varanda e piscina particulares, as acomodações, que dividem-se entre villas e suítes, têm as Montanhas Atlas como pano de fundo e ainda ostentam um design que reflete o charme de Marrakech para dentro do hotel, além da elegância, conforto e privacidade. Na gastronomia, são destaques os restaurantes Mes’Lalla, de cozinha oriental, o Ling Ling, com sabores chineses. Já o Le Salon Berbère, por exemplo, investe em pratos internacionais, além do Pool Garden. Para relaxar, os hóspedes têm à disposição os serviços de bem-estar do The Spa at Mandarin Oriental Marrakech, fitness center, hammam e piscina outdoor.

Lua de mel no Marrocos – Montanhas Atlas

Um dos cartões-postais mais incríveis do país são as Montanhas Atlas, que estendem-se pelo noroeste da África até a Tunísia por quase 2500 quilômetros. Lugar perfeito para quem procura destinos tranquilos e uma natureza diversificada, as cordilheiras fazem parte do Parque Nacional de Toubkal. Elas ocupam uma grande área protegida, proporcionando maravilhas naturais que incluem rios, vales, quedas d’água, áreas verdejantes e uma fauna local bem diversa. Várias aldeias estão instaladas nas encostas das montanhas. Isso permite que os visitantes conheçam mais da cultura local e estreitem o contato com o dia a dia dos moradores e tradições do destino.

Nessa cadeia de montanhas, com picos nevados que chegam a quase 4 mil metros de altitude – de alguns dos pontos mais altos dá-se até para contemplar o Deserto do Saara –, viajantes mais aventureiros encontram o lugar perfeito para práticas radicas e atividades repletas de adrenalina. As trilhas que levam a escaladas até os elevados cumes permitem, além de toda diversão, maior contato com as belas paisagens que impressionam. Subidas ao Vale de Tamadant em trilha off road, de onde se tem vistas panorâmicas do pico Atlas e de Toubkal, o ponto mais alto da África do Norte, é passeio imperdível para os fãs de esportes radicais. Percorrer seus terrenos de bike ou explorar as belezas das montanhas em passeios a cavalo, por exemplo, também são ótimas opções para curtir a dois.

Vale ainda encaixar no roteiro visita ao belo Vale de Ourika e às Cataratas de Setti Fatma, ambas atrações responsáveis por garantir paisagens super especiais.

Onde ficar nas Montanhas Atlas

Kasbah Tamadot

O hotel foi projetado em meio às Montanhas Atlas, o que por si só já garante um visual surpreendente. No design e arquitetura, charme e sofisticação para evidenciar o estilo autêntico de Marrocos. A mobília e decoração clássica nos transportam para a cultura do país mesmo de dentro do hotel. As acomodações contam com número reduzido – são apenas 28 –, todas emolduradas pelo panorama das cordilheiras e algumas com varanda e piscina particulares. A gastronomia, por exemplo, é marcada pelos sabores locais, enquanto, para o bem-estar, os tratamentos do spa são convidativos para relaxar e revigorar as energias do corpo.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300