O Marrocos evoca os contos de Mil e Uma Noites e o melhor é deixar-se levar por seus românticos e contrastantes cenários. A imensidão do deserto do Saara até os picos nevados da Cordilheira do Atlas têm em comum a beleza arrebatadora. Em Marrakech, a arquitetura avermelhada, as ruas labirínticas e os mercados dão um tom de exotismo, e envolvem os casais em uma profusão de cores, sons e sabores. Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial por esse destino incrível.

A imensidão solitária do deserto, que domina quase metade do território do país, se contrapõe ao efervescente emaranhado de ruas nas medinas, que brindam os visitantes com tesouros herdados de uma longa e rica história. Suas cidades possuem traços arquitetônicos comuns à cultura marroquina, como as medinas (antigas cidades árabes muradas), as mesquitas centrais, os palácios reais, os mellahs (bairros judeus) e os souks (mercados).

O Marrocos oferece aos visitantes uma experiência gastronômica única. São muitos aromas e sabores exóticos. Dentre os principais pratos está o cuscuz marroquino , feito à base de semolina, legumes e curry. Outro destaque é a torta de massa folhada recheada com nozes e coberta com açúcar e canela, chamada pastilla.

MARRAKECH

Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a exótica e multicolorida Marrakech esbanja riqueza artística e cultural, e é cenário de lendas e fábulas. Sua história, que teve início no século 10, remete ao luxo e à sofisticação desde seus primórdios, abrigando magníficas residências e palácios e encantando os visitantes com seu marcante artesanato e fortes características culturais. Encantadores de serpentes, mágicos e malabaristas alegram as ruas, dando um toque de encantamento místico e pitoresco. Além disso, largas esplanadas ladeadas por suntuosas palmeiras imperiais contribuem para tornar o cenário ainda mais surpreendente.

PASSEIOS

Medina

Primeiro bairro da cidade reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985, a Medina de Marrakech é um mundo à parte. Abriga em seu interior diversos monumentos e atrações, com destaque para os souks, onde pode-se encontrar praticamente de tudo, como tecidos, objetos de decoração, joias, souvenirs e muito mais.

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Medina

Koutoubia Mosque and Minaret (Mesquita e Minarete Koutoubia)

No coração da Medina, o minarete desta Mesquita, construída no início do século 12, é o ponto mais alto da região, uma vez que a lei de urbanização local proíbe que qualquer construção seja maior que uma palmeira. Não é permitida a entrada de não muçulmanos ou mulheres na Mesquita. Fotos de sua fachada são permitidas.

Main square of Marrakesh

Djemaa el Fna (Praça Djemaa el Fna)

Principal espaço de performances públicas da cidade, a praça concentra todo o tipo de artistas: de equilibristas encantadores de serpentes a videntes e muitos outros personagens. À noite, porém, a praça se transforma em um movimentado mercado, onde pode-se apreciar os mais variados exemplos da culinária local nas inúmeras tendas.

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Praca-Djemaa-el-Fna

Jardim Majorelle

Um dos jardins mais visitados no Marrocos, aos pés da cadeia de montanhas Atlas e cercado por oliveiras, era destinado aos encontros amorosos dos sultões.

Jardim Menara

Um dos jardins mais visitados no Marrocos, aos pés da cadeia de montanhas Atlas e cercado por oliveiras, era destinado aos encontros amorosos dos sultões.

RESTAURANTES

Dar Yacout

Em um lindo palacete dentro da Medina, este restaurante agrada tanto o paladar quanto a visão, com sua decoração romântica e bela vista da cidade. O cardápio fixo conta com saladas, carne e cuscuz preparados de maneira tradicional.

Informações: 79, Derb Sidi Ahmed Soussi. www.daryacout.com

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Restaurante-Dar-Yacout

Azar

O restaurante é especializado na saborosa combinação das culinárias libanesa e marroquina. O ambiente tem decoração oriental contemporânea, com lanternas, almofadas e mobília estilo retrô. O espaço do mezanino é mais intimista, ideal para jantares românticos. A música ao vivo garante um clima ainda mais aconchegante.

Informações: Rue de Yougoslavie. Guéliz. www.azarmarrakech.com

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Restaurante-Azar

Al Fassia

Um excelente lugar para provar um autêntico tagine marroquino – cozido de carne, frango ou cordeiro com legumes, servido em um recipiente que leva o mesmo nome. As especiarias utilizadas no cozimento emanam um aroma característico. A decoração é de encher os olhos.

Informações: 55, Boulevard Zerktouni. www.alfassia.com

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Restaurante-Al-Fassia

HOTÉIS

Mandarin Oriental, Marrakech

Mandarin Oriental, Com as Atlas Mountains como pano de fundo, o Mandarin Oriental está a poucos minutos do centro da cidade, localização que facilita o acesso a vários pontos de interesse em Marrakech, incluindo a incrível Medina. Perto do exclusivo Club de Golf Marrakech, este hotel está rodeado por 20 hectares de jardins, com mais de 100.000 rosas, buganvílias e olivais. Além das 54 villas, as 7 suítes do hotel se destacam por possuir piscinas e terraços particulares. O spa é um dos melhores de Marrakech, com salas de tratamento ocupando um espaço de 1800 m2. Os restaurantes do Mandarin Oriental buscam inspirações nas culinárias marroquina e internacional e o Pool Garden inclui no cardápio pratos da cozinha mediterrânea.

mandarin-oriental-marrakech

Royal Mansour

Construído a pedido do rei Mohammed IV para receber convidados da Família Real, o Royal Mansour exibe imponente arquitetura marroquina. Sedas, antiguidades e móveis artesanais compõem a decoração dos confortáveis riads. Estrelado pelo guia Michelin, o chef Yannick Alléno comanda os restaurantes, que servem a alta cozinha francesa, marroquina e internacional.

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Marrakech-Hotel-Royal-Mansour

( Hotel Royal Mansour )

Amanjena

Com arquitetura inspirada em Marrakech, esse hotel exibe sua herança moura, em evidência nos arcos, no pátio de pedra e nas paredes vermelhas. O verde – cor do islã, do paraíso, da realeza e da abundância – também está presente nas palmeiras e oliveiras que cercam a propriedade, nos telhados de argila e nas fontes de mármore. Nesse ambiente, destacam-se o restaurante gourmet e o spa, que oferece tratamentos com produtos marroquinos.

La Mamounia

Lugar preferido dos aficionados por arte, o hotel La Mamounia é um tradicional palácio e combina desenhos marroquinos à linhas sóbrias de arquitetura art decó. Aqui encontram-se exemplares finos do artesanato árabe, além de muitas representações da arte marroquina. Os quartos são suntuosos e, tanto quanto a construção, demonstram a cultura local em cada mínimo detalhe. Quatro restaurantes apresentam o melhor de vários mundos. No Le Marocain, por exemplo, os hóspedes se deparam com um confronto entre o tradicional e o moderno na gastronomia marroquina. O spa do hotel, famoso por ser um dos melhores de Marrakech, tem uma grande variedade de tratamentos perfeitos para total relaxamento e cuidados pessoais.

IMLIL – MONTANHAS ATLAS

Imlil é uma pequena cidade, com belas paisagens durante o ano todo. Típicas casas marroquinas de cor avermelhada, entremeadas por árvores e plantações, têm como pano de fundo as Montanhas Atlas, que impressionam pela atmosfera mística, oferecendo uma das mais autênticas experiências no país.

A cidade fica a 1743 metros acima do nível do mar e é considerada a porta de entrada para o Parque Nacional de Toubkal, dominado pela cadeia de montanhas e onde está o pico mais elevado do norte da África. Destino ideal para quem procura atividades junto à natureza, calma e tranquilidade.

Hotel Kasbah Tamadot

O Kasbah Tamadot é um sofisticado complexo murado localizado em uma encosta das Montanhas Atlas. Decorado em estilo marroquino, este hotel possui restaurante que serve gastronomia internacional e uma impressionante carta de vinhos. A vista de tirar o fôlego é ainda mais bela por estar emoldurada pelos amplos jardins. Piscina aquecida com borda infinita, quadras de tênis e uma série de excursões são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo requintado resort.

OUARZAZATE – DESERTO DO SAARA

A porta de entrada para o misterioso Saara possui uma paisagem incrivelmente contrastante, das montanhas de pedras escuras com aspecto lunar até os verdes oásis do vale do Rio Dra.

Ponto de início da rota dos kasbahs, antigas construções fortificadas. Engenhosos, os antigos habitantes da região construíram suas cidades atrás de muralhas de pedra ou de barro, que garantiam a proteção em locais que favoreciam as invasões, uma vez que o deserto é um campo aberto e desprotegido.

Ouarzazate, no idioma berbere, significa lugar onde não se ouve nenhum som. Os principais atrativos da região são desfrutar do ambiente, fazer passeios típicos como os de mula pelo Vale das Rosas, caminhadas pelo Vale das Amendoeiras e admirar a imensidão das Montanhas Atlas.

Hotel Dar Ahlam

O hotel Dar Ahlam busca inspiração nas histórias das Mil e Uma Noites para oferecer, na entrada do deserto marroquino, um oásis de tranquilidade e beleza. É ali, dentro de um autêntico kasbah, nome dado às citadelas cercadas por muros, que os visitantes começam a desfrutar de toda a hospitalidade e serviços impecáveis do Marrocos. Cada um dos quartos tem uma personalidade própria e são tão confortáveis quanto belos. No restaurante do hotel, os hóspedes encontram uma gastronomia inspirada na França, e têm o paladar surpreendido.

lua-de-mel-teresa-perez-marrocos-Ouarzazate-Hotel-Dar-Ahlam

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto para visitar o Marrocos.
  • Vacinas: Segundo informações oficiais, a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela não é exigida. Ressaltamos, porém, que esta informação pode ser alterada sem aviso prévio e, portanto, recomendamos tomar a vacina, o que deverá ser providenciado até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: O clima no Marrocos varia de acordo com a região do país. No litoral, o inverno é suave e úmido e o verão é bastante quente. Já no interior do país, as temperaturas oscilam mais, chegando aos extremos entre frio e calor. Em Marrakech, as temperaturas no verão são bastante quentes, com picos próximos dos 40ºC. No inverno, entre dezembro e fevereiro, as temperaturas caem bastante, girando em torno dos 5°C. A estação das chuvas começa em novembro, podendo estender-se até o começo de abril, provocando neve nas regiões montanhosas.
  • Melhor época: É recomendável visitar o Marrocos de setembro a maio, sendo os melhores meses de março a maio (primavera), quando o país está florido e exuberante; e de setembro a novembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis.
  • Como chegar: As melhores opções para chegar ao Marrocos são os voos via Europa. Das cidades europeias, como Londres, Paris, Madri ou Milão, há conexões para Marrakech

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?