Depois do confinamento involuntário pelo qual o mundo passou nos últimos anos, buscar atividades que reequilibrem a saúde física e mental e proporcionem uma reconexão com a natureza está no topo da lista de desejos dos casais. Experiências que a Suíça tem de sobra. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, dá dicas sobre esse destino imperdível!

Experiências sensoriais no Beau Rivage Palace

Um suave deslizar para a esquerda e irrompe um rumor de vento e um tilintar distante; um movimento abrupto para a direita e é como se ondas subitamente arrebentassem no cômodo. As vibrações sonoras infiltram-se no corpo do cliente e misturam-se ao aroma de baunilha e cardamomo do óleo quente usado na massagem indiana ayurvédica de imersão musical.

O tratamento ultra tecnológico é exclusivo do Spa Cinq Mondes, do Beau Rivage Palace – o mais antigo hotel de Lausanne, no oeste suíço, fundado em 1865. O local reúne piscinas interna e externa, sauna, câmara de crioterapia, duas quadras de tênis, salão de beleza, estúdio de meditação e academia com vista para o Lago Léman. O Cinq Mondes foi também o primeiro a introduzir a técnica japonesa ko bi do, celebrada pelos seus efeitos naturais de lifting no rosto – a mais pedida no spa. Todas as experiências se iniciam com o cliente escolhendo a fragrância e a iluminação da sala. “Estamos vivendo em um mundo neutro, padronizado, em que tudo é igual. Queremos ser os melhores anfitriões, acolher as pessoas, descobrir suas necessidades e fazer com que se sintam especiais”, diz Stéphane Reumont, gerente do spa.

O máximo de personalização para o bem-estar

A filosofia de tratamento personalizado ao máximo é adotada também no Grand Resort de Bad Ragaz, cidade termal no nordeste do país em que a água jorra a 36,5 ºC. Eleito hotel do ano pelo guia Gualt & Millau em 2021, ele acaba de estrear o método New You, que oferece programas com focos específicos, como adotar uma dieta balanceada, rejuvenescer a pele do rosto ou voltar a praticar atividade física após uma lesão.

Os programas são feitos sob medida para cada cliente e incluem consultas com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas do centro médico que fica na propriedade. O hotel é ainda um dos principais destinos gastronômicos da Europa, reunindo um total de 6 estrelas Michelin em seus sete restaurantes.

Complexo termal

Outro astro do local é o Tamina Gorge, complexo termal em que diferentes piscinas e saunas se estendem por mais de 8 mil metros quadrados. Na entrada, bebedouros de água termal dividem espaço com máquinas que vendem garrafinhas de Chandon, ilustrando bem o tom do resort. Primeira piscina termal interna da Europa, a glamourosa Helenabad, nomeada em homenagem a uma princesa russa pela qual o fundador, Bernhard Simon, teria se apaixonado, impressiona com suas colunas de mármore em estilo barroco romano.

Os Alpes como moldura

O título de piscina mais bela da Suíça, no entanto, pode bem ser disputado com a do Bürgenstock Resort, a 18 quilômetros de Lucerna, no centro do país. Ali, no Alpine Spa, a piscina externa de borda infinita é emoldurada pelos exuberantes alpes suíços e flutua acima do Lago Lucerna. A vista é de tirar o fôlego.

Os 10 mil metros quadrados do spa ainda reúnem saunas, salas de relaxamento e outras quatro piscinas, entre elas a Hollywood Pool, em que já se banharam estrelas como Sophia Loren e Audrey Hepburn, que viveram no resort – Hepburn inclusive se casou ali com o ator Mel Ferrer, nos anos 1950.

Gastronomia funcional

Entre os cinco hotéis que compõem Bürgenstock, o Waldhotel, o mais novo, é totalmente focado em saúde e bem-estar. Os programas personalizados, que costumam durar de três a 14 dias, combinam exames laboratoriais completos a consultas com especialistas, exercícios com personal trainers e tratamentos corporais e faciais. Além do acesso ao spa, as estadias incluem as instagramáveis refeições do Colour Menu, do restaurante Verbena, em que cada dia uma cor é eleita para ser a protagonista dos pratos. Aos domingos, por exemplo, o verde é celebrado em criações como o risoto de acelga, o espaguete de abobrinha ao pesto e o creme de abacate com caviar. Segundo o chef Stephan Förster, os alimentos verdes são ricos em ferro e ácido fólico e têm forte ação antioxidante. Tudo isso fica melhor ainda se for aliado a um serviço de altíssimo padrão na nação que anualmente sobe ao pódio de países com a (piscina e banheiro) Bürgenstock Resort (terraço e moça) Waldhotel melhor qualidade de vida do planeta.

QUANDO IR

Fevereiro a novembro

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Uma Lua de mel sem igual: Montreux e Lausanne, onde a Suíça é mais francesa

Veja também: Lua de mel em Interlaken, cidade perfeita para explorar os lagos da Suíça