Planejar a lua de mel envolve inúmeras coisas. O cuidado com uma das viagens mais importantes da vida é sempre precioso e, muitas vezes, um dos fatores que interferem na hora de escolher um lugar é o clima. Há países que ao longo de todo o ano são perfeitos para serem visitados, enquanto outros se mostram mais agradáveis durante estações e períodos específicos. Pensando nisso, pedimos para nossa especialista em lua de mel, a Teresa Perez Tours, para montar um calendário completo com um país por mês. Cada destino foi escolhido de acordo com os seus atrativos, mas também clima e época do ano ideais para ser visitado.

Janeiro

Filipinas

Se o plano é relaxar a dois com tranquilidade absoluta e vistas naturais impressionantes, as Filipinas são ótima opção, principalmente durante o mês de janeiro quando as temperaturas estão mais amenas. Em um primeiro momento, o arquipélago pode não aparecer no topo das listas de destinos mais procurados para viver a lua de mel, mas basta um olhar mais atento e a vontade de viver momentos inesquecíveis em cenários incomuns vem à tona. Nas Filipinas, a sensação de privacidade chega imediatamente! As mais de 7 mil ilhas que formam o arquipélago exibem a clássica combinação entre águas cristalinas e areias branquinhas. Algumas ainda são formadas por gigantescas falésias, como a Ilha de Palawan, um dos highlights do destino. Nela, formações rochosas emergem das águas e formam pequenas lagoas quase desertas! Um destino que não deixa casal algum indiferente.

Fevereiro

Austrália

Definir todos os atrativos da Austrália beira o impossível. Ela é ideal para casais que se interessem por natureza, grandes metrópoles, gastronomia, arte, cultura e muito mais. A natureza, perfeita para ser explorada durante o verão que vai até o fim de fevereiro, se mostra tanto em lindas praias – em locais como a ilha da Tasmânia, Kangaroo Island e Lizard Island – melhor ponto de partida para explorar a Grande Barreira -, quanto em desertos como os das planícies vermelhas do Outback. Sem contar a vida selvagem endêmica: cangurus, coalas e demônios-da-tasmânia livres em seu habitat natural! Mas, a lua de mel também pode ser cosmopolita e vibrante. Cidades como Sydney e Melbourne proporcionam restaurantes sofisticados, cafés descolados, museus, galerias de arte, boutiques conceituadas, bares, teatros… A lista é enorme! Se for difícil escolher entre natureza e cidade, a dica é combinar os dois!

Março

Nova Zelândia

Mais de 80 vulcões, cerca de 3 mil glaciares, 15 mil quilômetros de litoral, 3.920 lagos a perder de vista, nada menos que 23 montanhas acima de 3 mil metros de altitude. Os números da Nova Zelândia impressionam! O país, situado na Oceania e formado por duas ilhas principais, a do Norte e a do Sul, também é dono de uma aura moderna encontrada em cidades como Auckland, Rotorua e Wellington, na Ilha Norte – porção mais habitada, vulcânica e praieira, e Christchurch e Queenstown, na Ilha Sul – mais verde, repleta de glaciares e picos nevados no entorno da cadeia dos Alpes do Sul. Em março é outono, período em que as temperaturas estão mais amenas, mas os dias ainda ensolarados.

Abril

Maldivas

Pés na areia, conforto, tranquilidade… A lua de mel nas Maldivas jamais sai de moda e do imaginário dos casais. Próximo à costa sudoeste da Índia, o arquipélago é dono de mais de mil ilhas, a maioria praticamente deserta, com cenários naturais formados por praias de areias claras e lagunas turquesas e límpidas – tão límpidas que o destino tem uma das melhores visibilidades para mergulho do mundo! Ao lado de momentos de privacidade à beira-mar, o mergulho é uma das principais experiências, o que é natural em um destino com uma vida marinha tão rica. Essa riqueza também se reflete nos atrativos proporcionados pelos hotéis da região, que acabam caprichando no cardápio de atividades aquáticas. Abril é um ótimo mês para visitar o arquipélago, já que os dias normalmente permanecem ensolarados e acompanhados por um vento forte, que causa um delicioso frescor.

Maio

Peru

Há quem diga que o Peru é o destino mais completo da América do Sul. Forte herança cultural, gastronomia conceituada e ainda cidades vibrantes com uma cena artsy que não deixa passar nada de mais contemporâneo em arte. Para uma lua de mel completa pelo país são essenciais Lima, a capital e uma das principais metrópoles do continente, onde há a combinação entre arquitetura colonial e bairros descolados como Miraflores e Barranco; Cusco, dona de monumentos arqueológicos, ruínas e tesouros históricos; Machu Picchu, situado em uma das colinas de Cusco e considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno; e o Vale sagrado dos Incas, formado por rios que descem por encantadores vilarejos – registros de uma das civilizações mais importantes do nosso continente e de todo o mundo: os incas. Em maio, as temperaturas baixam e raramente chove!

Junho

Itália

A Itália é um dos destinos mais procurados durante o verão Europeu. No país há cidades e regiões capazes de proporcionar uma lua de mel romântica e muito ensolarada. São ótimas opções para os dias mais quentes o Lago di Como, um dos pontos mais procurados da Lombardia, cercado por um cenário de encostas acidentadas e cidades encantadoras como Lecco, Como, Colico, Bellagio e outras vilas menores; a Sicília, situada em pleno Mar Mediterrâneo e influenciada por metade do mundo antigo – fenícios, gregos, árabes, normandos, espanhóis e franceses, que deixaram como legado uma rica e variada herança cultural, incluindo a deliciosa gastronomia mediterrânea; e Portofino, um dos cenários mais sofisticados e multicoloridos da Riviera Italiana, situado na costa da região de Ligúria.

Julho

Turquia

A Turquia já se mostra diversa por conta da sua localização: o país está incrustado bem no ponto em que Ocidente e Oriente se tocam. Duas cidades merecem uma visita durante a lua de mel por lá. Istambul, situada parte na Europa e parte na Ásia, tem ares cosmopolita e sofisticado, sem deixar de preservar seu rico legado cultural, refletido nos magníficos monumentos que a enfeitam. Já a Capadócia, do outro lado do país, parece ter sido esculpida. Seus vales brotam de torres rochosas de dimensões monumentais! Por fim, uma viagem a dois pela Turquia deve incluir a charmosa Bodrum. Região conhecida como Riviera Turca, situada às margens do Mar Egeu, tem uma costa desenhada por praias arenosas, penhascos rochosos e baías caprichosamente protegidas. Bodrum ainda é parte importante da herança cultural turca: a região herdou a cultura dos Impérios Otomano, Romano e Bizantino. Um dos pontos altos da cidade portuária é justamente o porto, região sofisticada e em constante movimento com restaurantes, bares e pontos de arte local. Em julho, é verão no país, a melhor estação para aproveitar tantos atrativos em um destino só!

Agosto

Fiji

Ao se pensar em Fiji vem à tona um paraíso praticamente intocado. O arquipélago com mais de 300 ilhas está isolado no meio do Oceano Índico, no continente da Oceania, e tem temperaturas praticamente uniformes ao longo do ano, sendo os meses de julho e agosto os mais frescos. Além de muito romantismo e paisagens de praias idílicas ao fundo – perfeitas para a contemplação a dois – Fiji é ideal para as atividades esportivas sobre e sob as águas: snorkeling, kitesurfe, canoagem e surfe são alguns exemplos. E mais: o povo é dos mais amáveis, sempre recebendo os visitantes com genuína alegria e sorrisos, ávidos para mostrar sua cultura.

Setembro

Grécia

A Grécia também é ótima opção para passar a lua de mel durante o verão europeu, que vai até o fim de setembro. Ao pensar no país, Mykonos e Santorini logo aparecem como principais opções. Ainda que as duas ilhas continuem a ser ótimos destinos, a Grécia tem ilhas que proporcionam mais exclusividade e a chance de explorar outros lugares por lá. Vale a pena colocar no radar Creta, a maior ilha da Grécia, dona de mais de 50 cânions vertiginosos que desembocam em algumas das praias mais épicas do Mar Egeu; Milos,  também banhada pelo Mar Egeu, a ilha é formada principalmente por rochas de origem vulcânica em diferentes formas e tons que se integram com perfeição à areia branca e o mar azul-turquesa das praias; e Zakhyntos, a terceira maior entre as Ilhas Jônicas, dona de uma rica biodiversidade, florestas de pinheiros e vales férteis. Zakhyntos tem ainda como destaques as praias de Navagio e Xigia, além da ilha de Marathonisi.

Shipwreck beach located on Zakynthos island.

Outubro

Índia

A Índia nunca é óbvia, e conhecer este país memorável é enxergar além do exótico. Dona de uma história extraordinária, proporciona aos casais a chance de levar para casa conceitos encontrados nas mais variadas cenas de devoção, a diferentes deuses, em cidades fascinantes. Ao conhecer o povo indiano também é possível compreender a espiritualidade traduzida em alegria e docilidade. O mais legal é que a Índia proporciona roteiros além de Delhi, Agra, Alwar, Jaipur, Jodhpur e Udaipur. A dica é não fechar os olhos para cidades e regiões como Varanasi, Ladakh, Dharamshala e Amritsar. Em todos esses lugares, a certeza de uma história extraordinária! Outubro é o mês que marca o fim da época de monções (chuvas) na Índia e representa um ótimo período para se visitar o país.

Novembro

Seychelles

Quase o destino definitivo da lua de mel. O romântico arquipélago de Seychelles, que em novembro tem temperaturas altas, mas muita brisa, é formado por 115 ilhas e tem aura de exclusividade, muito por conta do número restrito de hotéis e resorts, a maioria instalados em ilhas particulares. A ilha principal é a de Mahé, onde fica a capital, Victoria. Nela, os casais podem ter a certeza de que tudo ali é perfeito para o romance – altas montanhas cobertas por vegetação exuberante ajudam a compor um cenário inesquecível! Merecem destaque também as ilhas Fregate e North Island, menores e com o máximo de exclusividade: apenas um hotel em cada uma, com poucas villas privativas e total intimidade. Seychelles traduz o conceito de uma experiência de sofisticação com o pé na areia em uma vida de elegante simplicidade. Vale citar também que os hotéis do arquipélago, além de proporcionarem um excelente padrão de serviços, são sustentáveis e integrados à natureza.

Dezembro

Butão

Visitar o Butão durante a lua de mel é começar uma vida a dois em um lugar especial. Um dos seis países que formam os icônicos Himalaias, situado entre China e Índia, o Butão é praticamente rural, repleto de montanhas, rios e bosques, e preserva seu estilo de vida baseado nas leis do budismo. Quase um terço da população é de monges budistas! Isso se reflete em roupas tradicionais e cerca de duas mil construções históricas, muitas que o Ocidente ainda nem conhece. Alguns monastérios estão dependurados nas rochas das montanhas. Poucos visitantes são permitidos pelo governo, o que torna o destino ainda mais exclusivo e valioso para os casais que tiverem o privilégio de conhecer de perto uma cultura autêntica e um povo alegre e receptivo. Entre dezembro e fevereiro, no inverno, os céus estão mais limpos durante o dia e as temperaturas agradáveis. Não podem faltar em um roteiro de lua de mel por lá Thimpu, a capital e maior cidade do país, Punakha, a antiga capital, Bumthang e Gangtey. Em dezembro é inverno, o céu está mais limpo durante o dia e as temperaturas agradáveis.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?