A América do Sul tem muito do que se orgulhar quando o assunto é lugares incríveis para passar a lua de mel. Uma das provas disso é o Peru, com suas heranças de antigas civilizações, aura de mistério e cenários naturais que impressionam. Em uma viagem combinando quatro destinos do país, a garantia de momentos a dois para lá de especiais é certa.

Na capital Lima, um legado arquitetônico que preserva as heranças coloniais do século 17 rendeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade à cidade. No Vale Sagrado, monumentos arqueológicos estampam alguns dos cartões-postais mais interessantes do país.

Essa mistura de influências coloniais com as raízes indígenas dos primeiros povos habitantes fazem do Peru um destino marcado pela autenticidade cultural, ideal para quem busca experiências marcantes e viagens que ficarão gravadas na memória para sempre. Por isso, nossa especialista, Teresa Perez Tours, selecionou dicas especiais para quem quer uma lua de mel cheia de experiências marcantes:

Lima

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a capital do Peru preserva, como nenhuma outra cidade hispano-americana, um legado arquitetônico que é retrato do estilo colonial do século 17. No centro histórico, as influências espanholas se fazem presentes principalmente na arquitetura, marcada por bairros charmosos e monumentos emblemáticos que compõem a história do destino.

Atrações como a Catedral de Lima e a Plaza Mayor são capazes de nos transportar às épocas antigas com suas construções icônicas que mantêm vivas na cidade as heranças da Espanha. E por falar em museu, os casais que buscam conhecer a história do destino mais de perto não podem deixar de visitar lugares como o Museu da História Natural, o Museu de Arqueologia e História do Peru, o Museu do Ouro e das Armas e o Museu Larco, esse último responsável por reunir um acervo com mais 11 mil peças sobre a história do país e coleções raras.

Na cena artsy, Lima também não fica nada a desejar. São paradas obrigatórias o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Pedro de Osma e o Museu de Arte de Lima, além de inúmeras galerias de arte espalhadas pela cidade. 

Lima também leva fama por sua prestigiada gastronomia: alguns dos seus restaurantes figuram no topo da The World ‘s 50 Best Restaurants e roubam a cena na cidade quando o assunto é cozinha de alto padrão. Além dos restaurantes, vale encaixar uma visita ao Mercado Municipal de San Isidro, onde especiarias, frutas e até pratos mais típicos, como o ceviche, podem ser apreciados pelos visitantes. 

Outros pontos super interessantes para estreitar mais o contato com a cultura local são os bairros de Miraflores e Barranco. O primeiro é considerado um dos lugares mais famosos do destino entre os viajantes, já que é perfeito para realizar compras, apreciar a gastronomia, conhecer bares e curtir a vida cultural animada.

Por lá, construções coloniais dividem espaço com a modernidade e, além das vistas belíssimas para o Pacífico que se tem do bairro, atrações como o Parque do Amor e o calçadão Malecón, calçadão são o que dão os ares charmosos ao lugar. Já Barranco tem um estilo mais boêmio e descolado, e é considerado o lar de muitos artistas. Suas ruas são marcadas por muros coloridos, responsáveis por transformar o bairro em uma galeria a céu aberto, e casarões coloniais contornados por belas palmeiras.

Um passeio de bike para conhecer as belezas desses dois lugares é uma opção super convidativa – e romântica – para explorar a dois o que há de mais bonito na capital peruana.

Vale Sagrado dos Incas

Nos Andes peruanos, o Vale Sagrado dos Incas é dono de algumas das paisagens mais bonitas do continente. Com rios, vales e diversos monumentos arqueológicos, além das qualidades climáticas e geográficas, o destino é repleto de atributos considerados sagrados e que serviram como base para algumas das construções incas que até hoje impressionam e surpreendem.

Verdadeiro museu a céu aberto, o Vale Sagrado dos Incas é o destino perfeito para quem deseja conhecer de pertinho as heranças e o legado deixado por essas civilizações.

No roteiro dos casais, são paradas obrigatórias Chinchero, Maras e Moray. Chincero é daqueles povoados que dão a impressão de terem congelado no tempo, mantendo as tradições incas praticamente intocáveis. Por lá, mulheres e crianças continuam a vestir trajes típicos da cultura e ainda se dedicam à produção de artesanatos, além de preservarem a antiga arte de tecer. Suas ruelas de pedra trazem a sensação de viagem no tempo e atrações como a catedral do povoado e os mercados locais são ótimas opções para conhecer de pertinho os costumes locais. 

Em Maras estão localizadas as mais importantes minas de sal, exploradas desde os tempos dos incas e responsáveis por garantir uma paisagem única – há quem diga que são as salinas mais lindas do mundo. Já Moray é dono de um complexo arqueológico arrebatador: um planalto formado por admiráveis e enormes terraços que se sobrepõem concentricamente tomando a forma de um gigantesco anfiteatro. A 3500 metros acima do nível do mar, esse sítio arqueológico foi construído pelos incas como um laboratório agrícola e hoje ainda estampa os belos cartões-postais do país. 

Onde ficar

Belmond Miraflores Park
Lima

Situado em uma das áreas mais elegantes de Lima, no bairro Miraflores, o Belmond Miraflores Park é cercado de área verde e tem como vista o Oceano Pacífico. O hotel, considerado um dos melhores da capital peruana, combina serviço personalizado com cozinha excepcional e muito conforto.

Seu spa utiliza produtos indígenas naturais da Amazônia peruana em tratamentos voltados para o bem-estar, além de aulas de yoga e meditação. Além de estar próximo das cenas artísticas, culturais e gastronômicas de Lima, o hotel ainda proporciona aos hóspedes piqueniques a dois e passeios de bike pela região.


Explora Valle Sagrado
Vale Sagrado dos Incas

Projetado em perfeita sintonia com a natureza ao redor, o Explora Valle Sagrado é ponto de partida ideal para quem deseja desbravar as belezas icônicas do Peru, espalhadas entre Cusco, Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu. As acomodações privilegiam o conforto e privacidade do hóspede, além de contarem com vistas panorâmicas dos campos verdejantes ao redor e das montanhas.

A lista de atividades do hotel é toda configurada para que os hóspedes consigam explorar o que há de mais interessante na região: são mais de 30 opções de passeios, acompanhados por guias especialistas, entre caminhadas e passeios de bike. Para relaxar, há ainda o Spa Casa Pumacahua, com tratamentos de bem-estar, piscina e hammam.

Quando ir

O melhor período para visitar o Peru é entre os meses de abril a outubro, quando os dias são mais ensolarados e livres da névoa.

Protocolos de entrada

Apresentar comprovante de vacinação completo ou exame RT-PCR negativo realizado com até 48 horas antes do primeiro ponto de embarque. 

Para viajantes não vacinados, é exigido um resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19 emitido no máximo 48 horas antes da viagem.

Em todos os casos, é necessário preencher a declaração de saúde até 72 horas antes do embarque – preencha clicando aqui.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Destinos tendência para lua de mel em 2022

Veja também: Hotéis palácio indianos: uma lua de mel de realeza