As perguntas que mais recebi nas últimas semanas no Instagram (@constancezahn) depois do pedido de casamento foram relacionadas a elopement wedding. O Coronavírus despertou o desejo em muito noivos de celebrarem a união neste formato, que é muito comum fora do Brasil. Sem dúvida, é a alternativa mais segura (ou menos arriscada) para o casal.

O que é elopement wedding? Para quem desconhece o termo, elopement wedding vem da romântica ideia de “elope“, ou seja, “fugir para casar“, em tradução livre. Se no passado, casais apaixonados tinham que fugir para casar quando não havia o consentimento dos pais, hoje, a motivação para a “fuga” é outra. O elopement wedding é um casamento a dois onde os casais  buscam a maneira mais íntima possível de união. Normalmente, acontece uma troca de votos entre os noivos, em um cenário deslumbrante, seguida de ensaio fotográfico.

Mas e os convidados? E a festa? A essência do elopement wedding é uma troca de votos a dois. Mas dá, sim, para incrementá-lo. Você pode ter um celebrante, um altar decorado, fazer um almoço ou jantar a dois após a sessão de fotos… e até uma primeira dança, por que não?

Então, se você e seu amor estão pensando em organizar um elopement wedding nos próximos meses, reunimos aqui como fazer um elopement wedding para dizer o “sim” com todo o charme que o formato permite.

ESCOLHA UM CENÁRIO DE TIRAR O FÔLEGO

Se você jogar no Google Images ou no Pinterest elopement wedding, com certeza verá fotos deslumbrantes, em paisagens de tirar o fôlego. E realmente esse tipo de casamento se torna impactante pela escolha do cenário, que pode ser desde o alto de uma montanha, uma praia deserta ou até mesmo uma construção histórica, por exemplo. E se você e seu noivo não querem sair do País neste momento, não tem problema, há muitos hotéis e destinos aqui dentro do Brasil com vistas incríveis, nós inclusive separamos os melhores do Guia de Fornecedores CZ para vocês. Se escolher um destino com um pôr do sol lindo, isso ajuda bastante!

Aqui no site, por exemplo, quando postamos fotos de casamentos que aconteceram no Terras de Clara, interior de São Paulo, o ensaio dos noivos no mirante sempre arranca elogios. Outro destino aqui pertinho também e que tem um pôr-do-sol lindo é o Villa Sansu, em Araçoiaba da Serra, que em tupi-guarani quer dizer “onde o sol se põe”. Há muito lugares lindos no campo (dá uma olhadinha nas Fazendas históricas aqui) e outros que podem, sim, ser especiais para um elopement wedding, inclusive espaços na praia para um “sim” pé na areia ou mesmo um rooftop ou espaço na cidade.

Editorial Revista Constance Zahn Nr. 6 no mirante do Terras de Clara ( Decoração: Roberta Fasano | Foto: Lucas Lima )

ELOPEMENT WEDDING NO EXTERIOR

Há casais que optam por fazer o elopement no exterior, um “destination elopement wedding”. Além de buscarem um cenário maravilhoso ou que faça parte da história do casal, os noivos podem logo emendar a lua de mel. Itália e Portugal, por exemplo, são países muito procurados para destination wedding e, consequentemente, são também boas opções para elopement, já que têm bons fornecedores locais.

Sugestão de elopement wedding na Itália, sob o comando da assessoria Ana Toniolo Weddings ( Foto: Diane Sotero )

Sugestão de elopement wedding em Portugal, sob o comando da assessoria Morazzo Destination Weddings ( Foto: You & Me Wedding Photography )

DECORE O ‘SIM’

Como disse antes, o elopement wedding pode, sim, ter decoração. Se a troca de votos é o principal, vale a pena ter um altar bem bonito como pano de fundo! E, caso haja um brunch, almoço ou jantar depois, faça uma bela mesa para o casal. Não se esqueçam, é um casamento e merece todo capricho!

Altar decorado por Roberta Fasano ( Foto: Lucas Lima )

CONTE COM UM CELEBRANTE PROFISSIONAL

A rigor, o elopement wedding é uma troca de votos só entre os noivos. Porém, a presença de um celebrante pode tornar esse momento ainda mais especial, pois ele dará o tom de cerimônia. E pensando nisso, vale a pena escolher alguém com experiência. “No elopement wedding, a atenção total do casamento se concentra na mensagem da cerimônia. Portanto, a importância do celebrante profissional está justamente no resultado que os noivos esperam desta mensagem. Um celebrante profissional possui o dom de saber escrever um discurso significativo, preciso e surpreendente”, explica Fredh HossGuia de Fornecedores FREDH HOSSDestination wedding, CelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, celebrante há mais de 20 anos.

E se eu quiser chamar um amigo ou familiar, por exemplo? Viviane de Freitas, da Escreva uma Carta para MimGuia de Fornecedores ESCREVA UMA CARTA PRA MIM – CERIMÔNIAS POÉTICASCelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, afirma: “o celebrante é o porta-voz da história dos noivos. No elopement wedding, quando muitos outros elementos tradicionais são retirados, esse profissional torna-se ainda mais relevante porque precisa ter a sensibilidade de conduzir a cerimônia. No caso de chamar um amigo, por exemplo, os noivos correm o risco de entregar um dos momentos mais importantes do casal nas mãos de uma pessoa que não tem o preparo profissional merecido ou que até mesmo se sentirá sobrecarregada com a missão e incapaz de corresponder às expectativas do casal.”

O ELOPEMENT WEDDING É MENOS EMOCIONANTE?

Se você acha que o casamento a dois é menos especial ou emocionante, certamente está muito enganado! “Por experiência própria, digo que é exatamente o contrário! O elopement é ainda mais especial e intenso, e são algumas das cerimônias mais românticas que a Escreva uma Carta para MimGuia de Fornecedores ESCREVA UMA CARTA PRA MIM – CERIMÔNIAS POÉTICASCelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio já realizou. Afinal de contas, apenas o amor do casal está sendo vivenciado, não há interferência de emoções em relação a familiares, convidados ou a festa, por exemplo. O fato de estarmos só os três, muitas vezes cercados de natureza, torna o elopement um ritual que valoriza a verdadeira essência do casamento: o encontro, o compromisso e o início de uma vida a dois”, diz Viviane.

Pedimos aqui para algumas noivas que optaram por este formato compartilharem com a gente seus depoimentos, contando os motivos que levaram o casal a optar pelo elopement wedding e, por fim, como foi a experiência no grande dia.

Cerimônia celebrada por Escreva Uma Carta ( Foto: )

CAPRICHE NOS VOTOS

Os votos, naturalmente, já são um momento super emocionante do casamento. Em uma cerimônia a dois, então, são o ponto alto! “A troca de votos sempre é importante, porém em um elopement, onde tudo torna-se mais intenso, as palavras certamente são o mais importante. Na Escreva uma Carta para MimGuia de Fornecedores ESCREVA UMA CARTA PRA MIM – CERIMÔNIAS POÉTICASCelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, dou todo o suporte para os noivos, auxiliando na elaboração e revisando os votos finais”, explica a celebrante.

E para Fredh HossGuia de Fornecedores FREDH HOSSDestination wedding, CelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, os noivos podem aproveitar a intimidade propiciada pelo elopement wedding para realmente abrir o coração. Com certeza os noivos podem ir além na troca de votos! Para os menos tímidos, as declarações de amor são as preferidas e podem ocupar o lugar de discursos, juramentos ou promessas mais tradicionais, por exemplo. É necessário equilíbrio entre a poesia e a lembrança de alguma história romântica do casal, por isso o conhecimento da redação poética é uma ferramenta que me ajuda a orientar os meus noivos nesse ponto.”

Casamento Isabela e Gianluca com decor de Beatrís de Michelli ( Foto: Demetrio Martins )

DURAÇÃO DA CERIMÔNIA EM UM CASAMENTO A DOIS

Como não há o cortejo de padrinhos, entrada de alianças e outros momentos do script do casamento tradicional, a tendência é do elopement ser um pouco mais breve. Fredh HossGuia de Fornecedores FREDH HOSSDestination wedding, CelebranteSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio explica que o tempo da cerimônia é dividido entre a fala do celebrante, os votos e as músicas. “O quanto o celebrante deve falar é proporcional ao objetivo da mensagem. Quando você tem o objetivo de inspirar as pessoas, movê-las pelo desejo de viverem aquilo que lhes apresenta, não necessariamente necessita de mais tempo. É possível reproduzir uma boa mensagem em 10 minutos e ser marcante para uma vida. Assim, 30 minutos de cerimônia é o que considero como ‘tempo perfeito'”.

CONTRATE UM FOTÓGRAFO

Se em um casamento grande a presença de um bom fotógrafo é importante, em um elopement wedding é mais que indispensável! Até porque ele fará as únicas fotos que vocês terão – ao contrário do que acontece em um casamento, em que os convidados enviam seus cliques de celular no dia seguinte. Todos os momentos merecem um lindo registro, mas dê atenção especial ao ensaio após a troca dos votos. E por isso, vale ver bem o portfolio de ensaios de cada profissional, antes de bater o martelo por um. No nosso Guia de Fornecedores CZ, tem todas as nossas indicações.

Clique lindo do ensaio dos noivos da Lutterbach Fotografia

INVISTA NO VÍDEO

Além de eternizar os votos, que são ponto alto da celebração, o videomaker pode fazer lindas imagens aéreas, caso opte por um local aberto. Já que não receberão convidados, vocês têm mais tempo para fazerem um vídeo incrível – o que é uma super recordação!

Para inspirar, dê uma olhada nesse vídeo lindo que o Zani FilmesGuia de Fornecedores ZANI FILMESFilmagem de casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio fez de um editorial para o site. Poderia muito bem ser um casamento a dois:

ELOPEMENT WEDDING “ABRASILEIRADO”

Muitas noivas me perguntaram se não poderiam mesmo ter convidados. A verdade é que você pode tudo, afinal, quem manda no seu casamento é você! No formato original do elopement wedding, realmente, não há convidados na celebração, mas não vejo problemas de ter, por exemplo, os pais e os irmão presentes. Se você não conseguiria dizer o “sim” sem eles, não vejo por que não os ter presentes.

COMO COMUNICAR

Talvez a parte mais difícil para os noivos seja deixar pessoas queridas de fora deste momento tão especial. E elas, muitas vezes, não entendem essa escolha. As reações podem ser das mais diversas possíveis, mas acreditamos que uma boa comunicação é sempre a melhor saída. Se preferir comunicar apenas depois do casamento a dois (para não se chatear com os comentários prévios), uma boa ideia é preparar cartões escritos à mão com uma foto bem bonita do elopement wedding. A felicidade de vocês na imagem e nas palavras vai contagiar aqueles que torcem pelo casal.

Casamento minimalista na praia ( Foto: Noux | Decoração: Nina Vintage |Assessoria: Noiva Tranquila )

MOMENTOS ESPECIAIS

Outra pergunta frequente é: “e o que fazemos na hora? Só chegamos, trocamos votos e vamos embora?” Calma, seu dia ser recheado de bons momentos. Abaixo, algumas ideias e inspirações:

MAKING OF

O ritual da noiva se arrumando é sempre muito especial. O fotógrafo pode te acompanhar nos preparativos e fazer cliques lindos deste momento. Como a “agenda” do elopement wedding é menos atribulada, você pode dedicar mais tempo ao seu making of e ter não apenas um registro do momento em que está se arrumando, como fazer um mini ensaio mais artístico já pronta.

Making of poético ( Fotos: Luca Antunes )

FIRST LOOK

First look é quando os noivos se “encontram” antes da cerimônia. No casamento a dois, como a noiva não vai entrar com o pai, nem o noivo com a mãe, fazer um first look pode ser uma maneira linda de começar o evento. Normalmente, o noivo fica de costas aguardando a noiva. Quando ele se vira para vê-la é pura emoção!

Elopement de Isabela e Gianluca com decor de Beatrís de Michelli ( Foto: Demetrio Martins )

A TROCA DE VOTOS

Capriche nas palavras! Se você não sabe por onde começar, seguem abaixo algumas ideias para te ajudar a estruturar o conteúdo dos votos:

– A primeira impressão que teve do outro ao se conhecerem;
– Qual foi o momento que você teve certeza de que ele(a) era a pessoa certa?
– Momentos especiais ou divertidos que viveram juntos;
– O que você mais gosta/admira nele(a)?
– Quais planos você imagina para vocês como casal e como família?

Dá também para incluir algum trecho de poesia ou letra de música. E uma dica é levar os votos escritos em papel. Fica mais romântico (com ar de carta de amor) e mais bonito na foto do que o celular em mãos.

Troca de votos no elopement decorado por Nina Vintage ( Foto: Thiago Farias )

ENSAIO DOS NOIVOS

Após a troca dos votos, é a hora do ensaio dos noivos. Já que o tempo é todo seu, vá sem pressa! Mas se quiser uma noção de tempo, conte, no mínimo, uma hora para ter um ensaio bem legal! Separe algumas referências de fotos de que você gosta: posadas, espontâneas, com bastante paisagem, mais fechadas… isso ajuda o fotógrafo a entender as suas expectativas. Mas, claro, sendo um bom profissional, ele saberá conduzir vocês ao longo da sessão.

Clique lindo do casal ao pôr-do-sol por Lucas Lima Fotografia

PRIMEIRA DANÇA

Se a primeira dança é o momento mais íntimo do casal na festa de casamento, por que deixá-la de fora no elopement wedding já que intimidade é palavra-chave nesse contexto? Não é porque não há convidados que vocês não podem dançar ao som de uma música que tenha todo significado para vocês. Imagine ter um trio ou quarteto de músicos tocando só para os dois, não é super romântico? Cena de filme!rs No nosso Guia de Fornecedores CZ, tem ótimas opções de orquestras que podem se apresentar em formações menores. Mas se não der para ter músicos, pode ser uma música ou um playlist na caixa de som também… o importante é viver essa experiência!

ALMOÇO OU JANTAR

Como dissemos antes, brunch, almoço ou jantar é opcional. Se estiverem considerando ter, o mais fácil é fazer o elopement wedding em um lugar que já tenha uma estrutura gastronômica, como um hotel ou um espaço de eventos. O Unique Garden é uma boa opção, por exemplo. E aí, claro, além de um menu especial, vocês merecem uma mesa lindamente montada! Ah, e não se esqueça do champanhe, porque casamento sem brinde não é casamento!

Mesa para dois, decorada por Nina Vintage ( Foto: Thiago Farias )

. . . . . . . . . .

Confira elopement weddings publicados no site!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Fiquei noiva! Por onde começar os preparativos do casamento?