Depois de tirar dúvidas sobre mesas setorizadas, Georgia Nog, da Toda de Branco, volta ao site com outro tema: o momento certo e a melhor maneira de convidar os padrinhos do casamento. Reunimos as sete perguntas que mais recebemos, que você vê abaixo:

– Quanto tempo antes devo convidar os padrinhos?

A princípio, diria de oito a seis meses antes, mas tenho notado um movimento dos casais meio ansiosos para fazerem isso o quanto antes. Acho que vale a pena apressar caso tenham casais de fora que precisem se programar, ou padrinhos que viagem muito. Em turmas muito grandes de amigos em fase de se casarem também, acho válido já documentar e “reservar” a data daqueles que os noivos querem ter com eles no altar.

– Preciso necessariamente dar um presente na hora de convidá-los?

Não precisa, mas é um gesto carinhoso que já se tornou uma tradição.

– Preciso organizar um jantar para a entrega do convite/presente?

Não. Acho importante que cada um seja convidado num momento que tenha a ver com a relação entre eles e o casal. Fazê-lo em um jantar é super legal, se costumam sair para jantar juntos, mas se pode convidar em uma viagem, uma visita, algum momento especial. Organizar um jantar para todos os padrinhos pode ser uma opção para aqueles que não têm tempo de convidar um por um; ou para casais que já querem celebrar com todos desde este momento do convite!

– Situação: o namorado da minha amiga não será padrinho do meu casamento. Ele não deve participar do jantar? Fica chato? Se ele for, sai de mãos abanando?

É elegante convidar, especialmente se o/a namorado/a em questão convive com o casal. Neste caso, uma lembrancinha comestível com um cartão agradecendo a presença vai deixá-lo feliz.

– No momento do convite, como posso comunicar sobre o traje (cor, comprimento, etc)?

Faça com que esta informação faça parte do presente de alguma forma, como por exemplo uma cartela de cores dentro da caixa com outros itens, ou tenha os próprios itens já nos tons desejados. Uma lâmina impressa com estas informações também é uma opção válida. Ainda assim, eu, pessoalmente, acho mais elegante deixar estes pormenores para um segundo momento, ao agradecer a presença e o aceite do convite.

– Se eu definir a cor da gravata dos padrinhos, devo presenteá-las?

Sim. Caso não o faça, corre-se o risco de cada um ir com um tom completamente diferente, e isso fica com uma aparência estranha nas fotos.

– Os presentes dos padrinhos devem combinar com o lugar do casamento?

Para destination weddings, é charmoso fazer algo mais “temático” e que os padrinhos possam usar durante os dias da viagem. Para casamentos na própria cidade, presentes úteis e personalizados são sempre bem-vindos. Gosto muito quando os noivos se esmeram em realmente procurar algo que tenha a ver com seus padrinhos, e não apenas o que está na moda no momento. Presentes de lojas convencionais também são válidos, mas neste caso acho elegante caprichar na embalagem ou caixa.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?