O frio chegou de vez. E você, já se perguntou por que nessa época do ano sentimos vontade de comer tanto? No inverno gastamos mais energia para manter a temperatura corpórea e, devido a esse aumento no gasto energético, nosso organismo necessita repor as calorias gastas. Por isso sentimos mais vontade de comer alimentos que nos fornecerão energia rápida – normalmente carboidratos simples como massas, pães, bolos, bolachas, torradas, arroz, batata e doces.

Também sentimos maior necessidade de consumir alimentos ou bebidas quentes. E é aí que mora o perigo, pois, ao tomar um inocente chá, este vem quase sempre acompanhado de uma bolacha ou bolo; a sopa vem junto do pão e assim por diante. Portanto, preste atenção nesses acompanhamentos extras!

Por falar em sopa, será que as sopas emagrecem? A resposta é… depende. De fato, as sopas podem ser muito ricas em nutrientes e substituir uma refeição. Elas apresentam um alto teor de saciedade, pois adicionar água ao alimento dá à refeição maior capacidade de saciedade. É ainda uma ótima maneira de incluir os legumes e verduras na alimentação no inverno, já que não temos muita vontade de ingerir verduras e legumes crus nessa época.

Para obter esses benefícios, no entanto, precisamos prestar atenção no preparo da sopa. Ela deve ter como base caldo de carne, frango ou legumes. E tudo natural, nada de usar sopas prontas ou temperos industrializados para elaboração desse caldo, visto que esses contêm alto teor de sódio e pouco nutriente. Deve-se sempre incluir verduras e legumes, mas cuidado com o excesso de carboidratos (batata, macarrão, arroz, mandioca, mandioquinha etc). Em excesso, eles aumentarão a densidade calórica da sopa. Evite, ainda, sopas à base de creme de leite ou leite, pois estas são ricas em gorduras, o que não contribui em nada para a perda de peso.

Caso queira comer um pão com a sopa, faça uma torrada de pão integral, rica em fibras. Ah, evite queijos como o parmesão.

E respondendo: seguindo esses cuidados, a sopa é uma boa opção de prato para o inverno, sim!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br