O que fazer quando aparece aquela vontade incontrolável de comer doce? Por mais que tenhamos a consciência de que não podemos comer, parece que ela é mais forte que nós, e quando vemos já estamos atacando!O que é interessante, é que essa vontade pode decorrer por alguns desequilíbrios do nosso organismo, portanto, corrigindo esses desequilibrios podemos controlar a vontade.

Você deve estar se perguntando, afinal quais desequilibrios são esses? Vamos lá…

Uma das causas é quando falta algum tipo de nutriente no nosso organismo como, por exemplo, a falta de minerais (cromo, zinco, magnésio) leva à vontade de doce por alterarem a insulina. Você pode combater essa falta comendo alimentos que são fontes desses minerais, como cereias integrais, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas etc), verduras verdes escuras – caso não passe somente com a alimentação o ideal é suplementar esses minerais.

Outra causa comum de vontade de doces, que acomete muito as mulheres, é a presença de fungos, como por exemplo o Candida albicans (que causa a candidíase). A presença do fungo gera cansaço, fadiga, fome e muita vontade de comer doces, pois o açúcar é sua principal fonte de alimento. Para combater isso, é preciso fazer um tratamento anti-fungo com dieta e suplementos e cuidar da saúde com o médico adequado.

O consumo de carboidratos refinados (ex.: arroz branco, farinha branca, doces, açúcares em geral) provoca mais vontade ainda de consumir esses alimentos. É um ciclo viciante. Por isso, troque todos por alimentos integrais ricos em fibras, assim a vontade diminuirá significantemente.

A diminuição de serotonina também pode levar ao aumento da vontade de comer doces. A serotonina é um neurotransmissor que provoca sensação de felicidade, quando esse neurotransmissor esta com baixos níveis, pode causar desanimo, sono, tristeza, alterações no sono e compulsão por doces e carboidratos. Por isso que na TPM temos mais vontade de doce, pois a queda hormonal provoca uma queda desse neurotransmissor. A maior produção de serontonina é intestinal, portanto, manter um bom funcionamento intestinal, já vai aumentar a produção de serotonina. Procure consumir alimentos ricos em triptofano como banana, queijos magros, amêndoas e abacate.

E para as noivas que estão naquela fase de muitas degustações de docinhos para o casamento: cuidado com os excessos e recorram à ajuda do noivo para dividir os doces!

Até a proxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br