Você já ouviu falar sobre alimentos termogênicos? São aqueles alimentos que aceleram o metabolismo, ou seja, aumentam o gasto energético habitual, fazendo com que nosso organismo trabalhe em ritmo mais acelerado. E o melhor: essas calorias gastas podem resultar em quilos a menos na balança.

Já foi comprovado que alguns alimentos possuem efeito termogênico, como por exemplo a pimenta vermelha, o gengibre, o chá verde ou branco, o café, o cacau e o guaraná em pó. Eles atuam por diferentes mecanismos, alguns no sistema nervoso central, estimulando o estado de alerta. Outros atuam diretamente na célula de gordura, potencializando a queima de gordura.

Mas muita calma! Os termogênicos não devem ser encarados como alimentos milagrosos! A inclusão deles na dieta não irá garantir que você vá perder peso. Eles ajudam no tratamento, desde que acompanhados de reeducação alimentar e atividade física. Não basta também consumi-los esporadicamente. A ação dos termogênicos depende de uma dosagem e, principalmente, da freqüência no consumo. Por isso, o resultado será observado em longo prazo, não de imediato.

Lição número 1: cuidado com o exagero. Não adianta consumir esses alimentos em excesso, pois você não vai ter um resultado mais rápido, além de poder sofrer efeitos colaterais importantes: insônia, irritação, agitação, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, apenas para citarmos alguns.

O ideal é ter uma sinergia desses alimentos com a sua alimentação. Para isso, procure ajuda de um profissional, que determinará o mais indicado, as quantidades ideais e o horário a serem ingeridos, de acordo com as suas características.

O uso desses alimentos, concomitantemente a uma alimentação equilibrada e atividade física, vai acelerar o processo de emagrecimento. E quem não quer uma ajudinha extra para perder peso a essa altura do campeonato?

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br