Na Inglaterra, uma cidade com pouco mais de 130 mil habitantes desponta como um destino charmoso, com boas opções de passeios a dois durante a lua de mel: Oxford. No condado de Oxfordshire, a pouco menos de 100 quilômetros do centro de Londres, às margens do rio Tâmisa, Oxford combina elegância com ares medievais. Famosa pela universidade de mesmo nome, a cidade também proporciona passeios que podem ser feitos de diferentes maneiras, com diferentes paisagens de fundo. Teresa Perez selecionou alguns a serem feitos especialmente a dois.

O que ver

Passeio de punt

O punting é uma atividade que teve a sua origem na Idade Média e, até os dias de hoje, é muito comum em Oxford. Punts nada mais são do que barcos longos de madeira. É possível navegar pelos canais da cidade, apreciar a arquitetura e observar Oxford de uma perspectiva diferente. A maioria destas embarcações ficam atracadas embaixo da Magdalen Bridge, no rio Cherwell, pertinho do Jardim Botânico. Um ótimo trajeto é seguir em direção ao sul, passando por pontos como o próprio Jardim Botânico e a Christ Church Meadows.

Passeio em uma bicicleta tandem

Como quase toda cidade repleta de estudantes, Oxford é totalmente bike friendly. Com ruas charmosas, arquitetura que exibe vários estilos, além de áreas verdes com lindas paisagens, um tour de bicicleta pode ser inspirador. A dica é alugar um modelo tandem de dois lugares e percorrer a ciclovia Marston. Ela cruza o rio Cherwell e passa pelos parques universitários. Outro trajeto interessante é descer pela High Street, tomada por cafés, restaurantes e pubs, bem como construções icônicas das faculdades da Universidade de Oxford, como a Magdalen College. Outra rua interessante para um passeio sobre duas rodas é a charmosa New College Lane, onde está a Bridge of Sighs – uma pequena ponte de estilo veneziano que liga o antigo e o novo quadrilátero da Faculdade de Hertford, da Universidade de Oxford.

South Park

O South Park foi inaugurado em 1951 e desde então tem sido um ótimo ponto para os casais que buscam tranquilidade em meio a uma extensa área verde. São 50 acres em espaço aberto! O parque está a cinco minutos da Cowley Road, entre a Morrell Avenue e a London Road, em East Oxford. Um dos pontos mais interessantes por lá, situado em uma colina, é um bosque de carvalhos. No parque são comuns atividades como piquenique, caminhada ou corrida pela rota 321, trilhas diversas, além de ótimas vistas para Oxford. Aos fins de semana, são comuns festivais de temas diversos.

Jardim Botânico

Instalado na Universidade de Oxford, o Jardim Botânico é o mais antigo de toda a Grã-Bretanha, tendo sido fundado em 1621. Passou a fazer parte da universidade só em 1947. Em uma área de quase 2 hectares, reúne mais de 8 mil espécies de plantas espalhadas por lindos jardins e estufas. Há estufas específicas para lírios tropicais, plantas comuns em áreas áridas, palmeiras, além de canteiros dedicados a ervas e plantas medicinais.

Onde comer

Gee’s

Instalado em uma estufa inspirada na era vitoriana, o restaurante Gee’s privilegia a gastronomia mediterrânea, com um menu sazonal de pratos preparados a partir de receitas da Espanha e Itália. A dica é um jantar romântico no jardim de inverno do local, entre oliveiras e plantas.

Oxford Kitchen

Com uma estrela no Guia Michelin, o Oxford Kitchen tem um menu inspirado nos sabores locais, com toques modernos do talentoso chef Paul Welburn. O restaurante é dono também de uma lista de vinhos cuidadosamente selecionados e cria coquetéis a partir de ingredientes frescos e regionais.

Onde ficar

Belmond Le Manoir Aux Quat’saisons

Cercado por belos jardins, o Belmond Le Manoir Aux Quat’saisons foi idealizado pelo celebrado chef Raymond Blanc. O hotel dispõe de apenas 32 quartos e suítes, decorados individualmente, e ainda conta com uma escola de culinária, ideal tanto para os casais que desejam aprender o básico, quanto para os que querem se aperfeiçoar. Um dos destaques do Belmond Le Manoir Aux Quat’saisons é o seu restaurante de gastronomia francesa: um ano após a sua abertura, em 1985, recebeu duas estrelas do Guia Michelin, as quais mantém até hoje. O menu é assinado pelo chef Raymond Blanc, que preza por alimentos orgânicos e que respeitam a sazonalidade.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300