Forte cultura de vinho, História, cultura, belíssimas paisagens naturais, arte contemporânea, gastronomia conceituada, vida noturna agitada. Não à toa, a Geórgia é o destaque da região do Cáucaso, que também abriga Azerbaijão e Armênia. O Cáucaso inteiro é interessantíssimo, mas a Geórgia é especial – e ótima opção para a lua de mel! Nossa especialista Teresa Perez Tours separou dez experiências – que vão desde visitas a fortalezas a galerias de arte modernas – para os casais aproveitarem por lá.

Vinhozinho nas alturas

A pequena cidade de Sighnaghi está situada em uma colina, em frente à cordilheira do Cáucaso, na região vinícola de Kakheti. Talvez o destino mais charmoso do leste da Geórgia, Sighnaghi reflete muito bem a forte cultura do vinho na Geórgia com ótimas vinícolas e restaurantes que servem os melhores rótulos do país. Além do vinho, ruas de paralelepípedos e construções inspiradas na arquitetura do classicismo do sul da Itália também preservam a atmosfera romântica do lugar. Outro grande atrativo é a Fortaleza Sighnaghi, uma das maiores da Geórgia (são cerca de 28 torres!), construída no século 18.

Mais altitude!

Kazbegi, oficialmente nomeada Stepantsminda, está situada quase na divisa com a Rússia, a 1750 metros de altitude, em meio a belas montanhas. Lá do alto se destaca o imponente Monte Kazbegi e seu pico coberto de neve, pano de fundo da Igreja da Trindade Gergeti, fincada no topo de um morro.

Cultura with a view!

Ananuri é um monastério fortificado, instalado ao longo do caminho conhecido como estrada militar georgiana, na margem esquerda do rio Aragvi – sim, a vista é linda! A construção teve o projeto assinado pelo arquiteto K. Bakhsarashvili e data do século 17. Cerca de 100 anos depois, foi palco de inúmeras batalhas georgianas e hoje é perfeito para os casais que queiram um atrativo que combine cultura com lindas vistas.

Se sentir em um filme de época em Ushguli

Ushguli é um vale situado na região histórica de Svaneti. Um dos mais altos vales da Europa (são 2,1 mil metros de altitude!), fica a duas horas de carro da cidade de Mestia e também fica próximo à fronteira com a Rússia. O local é tão exclusivo que fica inacessível por quatro meses durante o inverno, por conta da neve na estrada – o que torna a sua visita durante os climas menos frios mais especial. Ushguli tem arquitetura milenar, campos floridos, poucas pessoas na rua e um silêncio que só é quebrado com o barulho do rio Enguri.

Beber o vinho preferido de Stalin

Em Gori, cidade natal de Stalin, há um museu dedicado à vida do georgiano mais famoso do mundo. O Stalin Museum, situado no Stalin Park e inaugurado em 1957, aborda a história do político desde a escola da igreja de Gori à liderança da URSS. Diz a lenda que Stalin amava um bom drinque e outras bebidas, e realizava festas regadas a álcool. Seus vinhos preferidos eram dois vermutes semidoces: Khvanchkara e Kindzmarauli, que podem ser apreciados em uma loja instalado no próprio museu.

Crânios hominídeos de 1,8 milhão de anos!

Outro museu obrigatório para o roteiro cultural é o Georgian National Museum. Entre os highlights do acervo estão um verdadeiro tesouro arqueológico com obras pré-cristãs de ouro, prata e pedras preciosas, uma exposição de Dmanisi, uma cidade e sítio arqueológico do sul da Geórgia, que mostra, entre outros itens, crânios hominídeos de 1,8 milhão de anos, e, no último andar, o Museu da Ocupação Soviética
ainda exibe detalhes desse período da história da URSS.

Cáucaso contemporâneo

Um dos melhores lugares para ver a arte contemporânea do Cáucaso em Tbilisi é na Project ArtBeat. Os casais podem esperar por obras de artistas locais como Maka Batiashvili, dedica a pinturas a óleo, fotografia e videoarte; Irakli Bugiani, que se inspira principalmente nas memórias e traumas soviéticos e nos efeitos do regime totalitário para realizar suas pinturas; e Gvantsa Jishkariani, voltada à pintura a óleo, ilustração e videoarte.

“Fotografia”

“Fotografia” deve estar assim entre aspas porque esse é o nome de uma galeria de arte de Tbilisi. Mais sugestivo impossível! O local conta com obras de fotojornalismo históricas, fotografias contemporâneas e trabalhos conceituais. Por lá, os casais ainda encontram livros de fotos.

Ásia e Europa no prato

Barbarestan é o principal restaurante de Tbilisi. Além da gastronomia local – preparada com produtos orgânicos e da região -, que combina os sabores de Ásia e Europa por conta da localização do país, os casais podem esperar por músicas da Geórgia e uma decoração que remete ao século 19.

Berlim?

Há quem diga que Tbilisi é uma espécie de “nova Berlim” por conta da sua vida noturna vibrante. Concordando ou não, é fato que a cidade tem ótimos atrativos para serem aproveitados depois que o sol se põe. O Lolita é um deles. Por que não aproveitar um bar descolado, com ótimas opções de vinhos locais e coquetéis artesanais, cozinha aberta e espaços ao ar livre durante a lua de mel?

Onde ficar

Rooms Hotel Tbilisi

O Rooms Hotel lidera o movimento contemporâneo local de unir a tradição georgiana ao contemporâneo. Localizado no bairro intelectual de Vera, o Tbilisi incorpora inteligentemente a história do edifício, além de homenagear seu passado cultural com muitos eventos de arte e música. Sofisticado em todos os detalhes, o hotel tem 125 quartos e suítes, combinando influências de design da Nova York dos anos 1930 com o charme das tradições da Geórgia.

Rooms Hotel Kazbegi

Inteiramente renovado, o Rooms Hotel de Kazbegi tem como cenário as montanhas do Cáucaso e foi projetado como um autêntico refúgio alpino. As inspirações do projeto combinaram o legado histórico da região com o design contemporâneo nos quartos, suítes, restaurantes e ambientes internos. Destaque para os passeios oferecidos aos hóspedes, como voos panorâmicos de helicóptero – perfeitos para explorar Kazbegi e seus arredores.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300