Alguns países proporcionam roteiros diversos, com cidades que se completam lindamente. Um bom exemplo é a Alemanha. Ao planejar a lua de mel por lá, uma boa combinação é entre a encantadora Munique e a indispensável Berlim. Nossa especialista Teresa Perez Tours conta um pouco sobre cada uma das duas cidades, que podem se unir para formar uma lua de mel perfeita!

Munique

Munique existe há quase mil anos. Dona de uma extensa lista de museus que exibem obras de arte de diversos períodos e em diversas formas, a capital e maior cidade do estado da Baviera ainda proporciona restaurantes sofisticados e inúmeros atrativos ao ar livre, como parques, jardins e praças com construções importantes.

O que ver

Ao ar livre

Munique conta com ótimas opções de passeios ao ar livre, perfeitos para serem realizados a dois. Entre eles está o parque Frühlingsanlagen, situado na margem direita do rio Isar em uma área que vai da Ponte Wittelsbach à rua Humboldtstrasse. Já no centro histórico, a Marienplatz é o endereço de importantes construções da cidade como a Altes Rathaus, antiga prefeitura reconstruída no século 19, e a Neues Rathus, nova prefeitura erguida entre 1867 e 1909 no estilo neogótico. Ainda explorando Munique a céu aberto, o Hofgarten é ótimo atrativo: um jardim situado no centro da cidade, idealizado no início do século 17 como um jardim renascentista pelo imperador romano-germânico Maximiliano I. No mesmo local está a Kunstverein München, fundada em 1823 e que hoje funciona como galeria de arte. Outro jardim interessante é o Englischer Garten, inaugurado em 1789 no centro de Munique e com quase cinco quilômetros de extensão.

 

Arte

Escolher entre tantos espaços relacionados à arte e cultura em Munique não é tarefa fácil. Para tanto, alguns highlights são indispensáveis e merecem entrar no roteiro cultural pela cidade alemã. A começar pelo Bayerisches Nationalmuseum, fundado em 1855 e dono de um acervo que vai da arte ocidental concebida na Antiguidade à art nouveau – entre os itens expostos, esculturas e pinturas, além de obras em marfim e ouro.

Outro bom exemplo de acervo extenso é o da Alte Pinakothek, instalada em um edifício neoclássico e dona de obras de arte que vão da Idade Média, passando pelo renascimento e barroco, ao rococó – são mais de 700 obras da pintura alemã, flamenga, holandesa, francesa, italiana e espanhola. Ainda merecem entrar no radar: Sammlung Goetz, com uma coleção de trabalhos exclusivamente criados por mulheres, entre desenhos, pinturas, fotografias e instalações; Neue Pinakothek, com trabalhos de períodos e estilos como neoclássico, romântico, art nouveau e impressionista; e ainda o Lenbachhaus, dono de uma extensa coleção de arte contemporânea, com trabalhos de artistas como Wassily Kandinsky, Gabriele Münter, Franz Marc, August Macke e Paul Klee.

Onde comer

Alois

Em um ambiente casual, o chef Christoph Kunz busca inspiração na gastronomia internacional contemporânea para preparar os pratos do restaurante Alois, dono de duas estrelas no Guia Michelin. Para harmonizar, os casais ainda podem usufruir de uma extensa lista de vinhos.

WERNECKHOF by Geisel

Duas estrelas Michelin comprovam o alto nível do restaurante, que une duas cozinhas para proporcionar uma deliciosa culinária fusion no WERNECKHOF by Geisel. O chef Tohru Nakamura utiliza produtos regionais e sazonais na preparação dos pratos inspirados nas gastronomias japonesa e internacional. O mais legal é que o restaurante ainda está próximo ao Englischem Garten.

Onde ficar

The Charles Hotel

O The Charles Hotel conta com localização privilegiada, no centro de Munique e próximo a pontos com o Antigo Jardim Botânico. O hotel reflete a paixão pela arte em sua decoração, exibindo pinturas originais do século 19 do renomado artista local Franz Von Lenbach. Um dos destaques é o The Charles Restaurant Davvero, instalado no terraço, que proporciona bela vista da cidade e pratos inspirados na cozinha italiana. Os casais ainda podem usufruir de tratamentos que combinam tecnologia e procedimentos tradicionais no spa.

 

Berlim

Uma das metrópoles mais vibrantes da Europa. Pensar em Berlim é lembrar de história (2019 inclusive marca o trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim), arte, arquitetura, gastronomia… Mesmo depois da conturbada história alemã no século 20, Berlim evoluiu como um bom exemplo de cidade tolerante e igualitária. Sua cena artsy vibrante se destaca com inúmeros museus, parques, jardins, restaurantes estrelados e praças com construções inspiradas em diferentes estilos arquitetônicos, tudo isso espalhado por bairros e áreas interessantíssimas.

O que ver

Principais bairros

Entre os bairros mais bacanas estão Kreuzberg, Neukölln e Mitte, tomados por espaços públicos que exibem verdadeiras obras-primas de street art, cafés descolados, boutiques exclusivas e excelentes restaurantes. Mitte ainda abriga a Bebelplatz, onde estão construções importantes como a Ópera Alemã de Berlim, a Universidade Humboldt e a Catedral de Santa Edwiges, enquanto em Krezberg, o Viktoriapark é que merece uma visita. Bem moderninha também é a Potsdamer Strasse, rua situada no bairro de Tiergarten e local que, desde 2011, várias das galerias de arte e ateliês de Berlim começaram a se realocar. Entre as galerias que merecem destaque na área estão Martin Klosterfelde e a Blain Southern. Em Tiergarten está também uma das mais famosas praças de todo o país, a Potsdamer Platz, que abriga prédios de arquitetura arrojada.

Quem merece uma visitinha também é o Prenzlauer Berg, um dos bairros mais charmosos da cidade e dono de cenários que pertenciam à antiga Berlim Oriental – nele, não deixe de visitar o Mauerpark. Também na área que pertencia à antiga Berlim Oriental está a Alexanderplatz, praça muito conhecida e ponto de partida para grandes avenidas construídas durante a época comunista.

Arte

Não é apenas na Potsdamer Strasse que há atrativos para os casais amantes de arte. Vale lembrar que 2019 é um ano especial para as artes na Alemanha, já que há cem anos era inaugurada a Bauhaus, a escola de design mais importante do mundo, na cidade de Weimar, no leste do país. Já em Berlim, em 2019 os casais devem dar um pulinho na Circleculture Gallery, galeria muito voltada à street art com destaque para os trabalhos do artista “XOOOOX”, muito influenciado pela pop art e pelo dadaísmo. Coloque no radar também a Helmut Newton Foundation, local perfeito para ampliar as referências sobre Fotografia (e se inspirar para os próximos clicks da viagem!). Já entre as novidades estão a James-Simon-Galerie, que abriu suas portas agora, durante o verão europeu; e a abertura do Fórum Humboldt, um espaço que reúne cultura, arte e ciência às margens do rio Spree, no Palácio de Berlim. Imperdível também será a oitava edição da Berlin Art Week, que acontecerá entre 12 e 15 de setembro. Ainda entre as novidades está o Futurium, um museu que será inaugurado no dia 5 de setembro e contará com exposições interativas de artes visuais e um verdadeiro laboratório multimídia à disposição do público.

Onde comer

Einsunternull

No bairro de Mitte, o Einsunternull define seu menu de acordo com a visão que o estrelado restaurante tem de Berlim: criativo, diverso e charmoso. A gastronomia clássica alemã ganha novas interpretações do chef Silvio Pfeufer, que não abre mão de produtos locais, sazonais e frescos em suas criações. O restaurante conta com apenas 24 lugares.

 

Richard

O descolado bairro de Kreuzberg é o endereço do estrelado Richard, restaurante de culinária francesa. O nome vem do chef Hans Richard, que além de proporcionar dois menus com pratos inventivos – sendo um deles vegetariano – também se dedica à pintura, expondo alguns de seus trabalhos no restaurante.

 

Onde ficar 

Hotel de Rome

O Hotel de Rome está instalado em um edifício de belíssima arquitetura, construído em 1889. Todos os seus confortáveis quartos e suítes têm design contemporâneo e cores vivas. O hotel conta ainda com ótimos bares e restaurantes, que apresentam menus inspirados nas cozinhas mediterrânea e internacional. No spa, os casais relaxam com diversos tipos de tratamentos baseados na terapia orgânica.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300