Ainda que pequenina territorialmente, Florença é grandiosa quando o assunto é arte e cultura. A capital e maior cidade da Toscana tem pouco mais de 360 mil habitantes, mas incontáveis obras de arte espalhadas por um igualmente extenso número de museus e galerias de arte. Florença está situada em meio às colinas verdejantes da Toscana e às margens do charmoso rio Arno. O destino não é apenas berço do Renascimento, mas também o local de origem de marcas e designers conceituados, como Gucci, Roberto Cavalli e Salvatore Ferragamo. Além de museus e galerias de arte importantes, os casais também podem apreciar igrejas que exibem diferentes estilos arquitetônicos e jardins perfeitos para uma pausa em meio à uma cena artística e cultural tão vibrante. E tem mais: dá para colocar no roteiro ótimos restaurantes, que privilegiam a excelente gastronomia italiana. No ano que marca o 500º aniversário da morte de Leonardo Da Vinci, principal nome do Renascimento, Florença permanece como ótima opção para os casais que estão planejando a lua de mel na Europa. Para dar uma ajudinha, nossa especialista no assunto, Teresa Perez Tours, contou um pouco sobre alguns dos highlights por lá!

Ponte Vecchio Bridge and the Arno River in Florence at dusk

Arte

Florença abriga inúmeros museus e galerias de arte e merece alguns dias dedicados exclusivamente a diversos acervos espetaculares. Entre os museus mais famosos estão o Museo Novecento, dedicado à arte italiana do século 20; a Gallerie degli Uffizi – um dos locais mais famosos da cidade – com obras artísticas criadas desde a Idade Média na Europa, incluindo esculturas e pinturas de Michelangelo, Caravaggio e Botticelli.

Michelangelo e Caravaggio também têm seus trabalhos expostos na Galleria dell’accademia di Firenze, que também exibe os trabalhos de Jacopo da Pontormo e Andrea del Sarto. Tem mais gênios italianos no Museu del Barcello, um dos primeiros da Itália dedicado à criação artística da Idade Média e do Renascimento – são mais de 2500 obras! Fazendo uma pausa na arte e cultura italiana, o Museo Salvatore Ferragamo – instalado no Palazzo Spini Feroni, uma construção medieval erguida a partir de 1289 – é dedicado à vida e obra do designer italiano de mesmo nome, que faleceu em 1960 – sua coleção mostra desde calçados feitos a partir de materiais inusitados para a época, a sapatos criados exclusivamente para estrelas de Hollywood como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe.

Já entre os atrativos inaugurados nos últimos anos ou que ainda nem foram abertos estão o Gucci Garden, local que iniciou as atividades em 2018 e reúne, no mesmo espaço, uma boutique da marca com itens exclusivos, o restaurante Gucci Osteria do aclamadíssimo chef Massimo Bottura e a Gucci Garden Galleria, que conta com salas de exposições que exibem campanhas publicitárias antigas, imagens de artesãos e objetos retrô, dispostos em dois andares e divididos em salas temáticas; e a Collezione Roberto Casamonti, que abriu em março do ano passado no Palazzo Bartolini Salimbeni, um edifício renascentista com vista para a Piazza Santa Trinita – o local reúne uma extensa coleção de arte moderna e contemporânea. Já em 2019, no dia 1° de junho, foi a vez do Museo Villoresi abrir suas portas e passar a proporcionar aos visitantes uma verdadeira jornada por trás das criações do perfumista Lorenzo Villoresi, mostrando como cada fragrância é feita.

 

Arquitetura

Caminhar por Florença é ver de perto diversos exemplos de arquitetura. As igrejas são ótimos exemplos de construções icônicas por lá! Entre as principais, as igrejas de arquitetura gótica Basilica di Santa Trinita, onde está situada a Capela Sassetti; a Basilica di Santa Croce, que guarda o túmulo de figuras importantes como Michelangelo, Galileu e Maquiavel; e a Basilica di Santa Maria di Fiore, que levou 150 anos para ser construída e hoje abriga em seu interior vitrais magníficos, alguns de Donatello, e ainda proporciona aos casais mais dispostos sua cúpula, situada 463 degraus acima, de onde se tem vistas panorâmicas de Florença.

Já entre as igrejas com construções que preservam a arquitetura renascentista estão a Basilica di Santo Spirito, uma igreja agostiniana que exibe em seu interior pinturas e esculturas renascentistas dos séculos 15 e 16; a Basilica della Santissima Annunziata, que carrega uma lenda e uma tradição: a lenda diz que sua pintura da Virgem Maria foi iniciada por um monge em 1252 e concluída, milagrosamente, por um anjo, e sua tradição diz que os recém-casados levam flores à Virgem para pedir um casamento duradouro. Por fim, a Basilica di San Lorenzo mescla mais de um estilo de arquitetura: românica e renascentista.

Jardins

Além de construções icônicas, museus e galerias de arte conceituados, a cidade é dona de alguns jardins que merecem uma visitinha durante a lua de mel. Coloque no radar para passeios românticos a dois os jardins renascentistas Giardino Bardini – situado na Villa Bardini, um centro cultural -, que preserva bosques e árvores frutíferas, ladeados por muralhas medievais da cidade; e o Giardino di Boboli, projetado para a família Médici – uma dinastia política italiana -, além de contar com uma linda área verde, também exibe uma coleção de esculturas dos séculos 16, 17 e 18. Coloque no roteiro também o Giardino delle Rose com mais de 350 tipos de rosas, além de pomares e esculturas; e Giardino dell’Iris, que desde 1954 encanta pelo seu cultivo de flores de Íris. Por fim, não é um jardim, mas é igualmente rico em cenários naturais: Parco delle Cascine. O parque, situado em uma das margens do rio Arno, é um dos maiores de Florença com uma rica vegetação (são mais de 19 mil tipos de árvores!), além de diversas espécies de aves que podem ser apreciadas.

Onde ficar

Villa Cora
Mesmo situado a pouco mais de 1 quilômetro do movimentado centro histórico de Florença, o Villa Cora é um verdadeiro oásis de tranquilidade com vista para o belo Giardino di Boboli. O hotel é uma propriedade do século 19, inaugurada quando Florença ainda era a capital do Reino da Itália, fato que inspirou a decoração de suas acomodações que preservam principalmente um estilo mais clássico. Ainda à disposição dos casais: uma piscina instalada em meio a um jardim que conta com mais de cem tipos de rosas; o spa Bené, que proporciona diversos tratamentos incluindo massagens asiáticas e europeias; coquetéis artesanais e vinhos diversos em dois bares; e ainda a culinária da Toscana como grande destaque na gastronomia proporcionada pelo hotel em seus restaurantes.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300