Palco de grandes acontecimentos históricos, testemunha de partidas e de chegadas históricas, inspiração de poesias, o caminho do mar e do além-mar: Lisboa é um charme de cidade e destino perfeito para quem quer viver dias de tranquilidade e muito romantismo.

Presente nas mais belas vistas da capital, o Tejo desfila em festa até virar Atlântico, logo ali onde a vista alcança. Mais de cinco séculos de história são narrados às suas margens e entre as suas emblemáticas pontes – a moderna Vasco da Gama, num extremo, e a emblemática 25 de Abril, no outro.

O futuro? Esse está sempre à espreita para escrever novas linhas. “O Tejo é o mais belo rio que corre pela minha aldeia”, escreveu Alberto Caeiro, o heterônimo bucólico do escritor Fernando Pessoa.

Além de belo, o Tejo é colossal. Trata-se do maior rio em extensão da Península Ibérica: com mais de 1.000 quilômetros de comprimento, ele corta Portugal longitudinalmente até desaguar no Atlântico depois de se despedir da capital. As sete colinas de Lisboa descem poeticamente em sua direção, como em reverência. E, especialmente no verão, é ali que repousa (ou não!) a alma lisboeta.

Confira as dicas de Teresa Perez, nossa especialista em viagem para lua de mel:

Charme e história a cada esquina, a cada monumento

Sofisticada em sua autenticidade e com uma atmosfera leve, Lisboa é o destino perfeito para uma viagem a dois repleta de tranquilidade e relaxamento. Tradicional, mas ao mesmo tempo inovadora, a capital portuguesa é um dos principais destinos turísticos dos últimos anos na Europa. 

Um dos principais cartões-postais de Lisboa, a Praça do Comércio foi durante séculos, a sua nobre porta de entrada. Por entre os pilares do Cais da Coluna, devolvidos à cidade depois de obras de revitalização na região, em 2008, visitantes ilustres adentraram terras portuguesas – entre eles a Rainha Elizabeth II, em 1957.

O coração da cidade é o ponto de partida para explorar a beira-rio. Mas antes, que tal um café num dos mais tradicionais endereços de Lisboa? Fundado em 1782, o Martinho da Arcada era praticamente a segunda casa e o escritório de Fernando Pessoa. Está lá imortalizada a sua mesa.

Na própria praça ficam outras duas atrações incontornáveis: o Lisbon Story Center, museu interativo que narra a história da cidade; e o Arco Triunfal da Rua Augusta. Inaugurado em 1875, o monumento, que simboliza a força de Lisboa após o terremoto de 1755, está aberto ao público desde 2013. É possível subir até o topo para ter uma vista de 360º da cidade, com uma visão privilegiada da Baixa, das construções pombalinas e das esculturas de Célestin Anatole Calmels que o adornam. 

Rumo à direita do rio, logo chegamos aos quiosques animados da Ribeira das Naus, o pit-stop perfeito no calor do verão para uma imperial, o chope português.

A poucos passos dali, o Pap’Açorda, nos andares superiores do Time Out Market, serve as melhores açordas (espécie de papa à base de pão) do país e uma inesquecível mousse de chocolate como grand finale. Antes de chegar a Belém, pausa para uma vista arrebatadora: a Experiência Pilar 7 descortina um visual incrível a partir de um dos alicerces da Ponte 25 de Abril.

Mas é em Belém que passado e presente se fundem através dos maiores monumentos da cidade. Como representantes do passado, a famosa torre de onde partiam as caravelas rumo ao Brasil, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos.

A dose de modernidade vem em forma de onda nos traços que a arquiteta inglesa Amanda Levete imprimiu no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e nas linhas retas do Centro Cultural de Belém, o CCB. O brinde final acontece bem pertinho das águas do rio: o Wine With a View é um carrinho estrategicamente posicionado para o espetáculo do pôr-do-sol, com um menu de ótimos vinhos servidos em taça. Uma excelente escolha para o momento a dois. 

ONDE FICAR

Ritz Four Seasons Hotel Lisbon

 

No coração da capital portuguesa, o Four Seasons Hotel Ritz Lisbon é daqueles lugares especiais, de onde é possível avistar a plácida beleza do Rio Tejo, de um lado, e o colorido dos azulejos que tomam as ladeiras de Lisboa, do outro.

Com design e projeto arquitetônico que entrelaçam influências art déco com o estilo Luis XVI atualizado em seus ambientes e acomodações inspiradas nos quartos originais do hotel dos anos 1950, o Ritz Lisbon reflete o que a maior cidade portuguesa se tornou nos últimos anos: contemporânea e antenada, sem perder suas raízes e tradições mais autênticas.

Ponto de partida ideal para explorar o melhor de Lisboa, o hotel também é um hotspot gastronômico, com o criativo e estrelado restaurante Cura, que leva a assinatura do chef Pedro Pena Bastos. Quem vê a cidade como lugar ideal para relaxar pode aproveitar a nova piscina outdoor climatizada e o Ritz spa, com piscina indoor, tratamentos de imersão sensorial e programas de detox total do corpo e da mente.

Tivoli Avenida Liberdade Lisboa

Entre os belos programas para se fazer em Lisboa,  explorar a cidade em um voo de helicóptero e o roteiro que passa pelo que há de melhor em street art na cidade estão entre as melhores opções.

Essas são algumas das experiências proporcionadas pelo Tivoli Avenida Liberdade, um dos hotéis mais tradicionais de Lisboa, instalado a poucos passos das ótimas lojas da Avenida da Liberdade e a poucas quadras dos vibrantes Bairro Alto e Chiado.

Suas suítes têm decoração clássica combinada com confortos contemporâneos e seu restaurante e bar Seen é um hotspot lisboeta: os drinks são assinados pelo head bartender Lucas Jaques e o cardápio fica a cargo do chef Olivier da Costa – tudo isso com belas vistas para as colinas da cidade a partir dos belo Sky Bar by Seen. 

QUANDO IR

De fevereiro a novembro

Ficou interessado em conferir mais dicas de destinos para sua viagem para lua de mel?

Acesse a coluna de indicações da Teresa Perez.

Para também não perder nenhuma novidade acompanhe nossos canais:

Instagram da Teresa Perez & Site Teresa Perez;  Instagram Constance Zahn & Pinterest Constance Zahn

Tudo o que você precisa para planejar seu casamento está aqui!

Leia mais: Lua de mel: as lindas praias de Algarve, em Portugal

Veja também: Alentejo: uma lua de mel tranquila em Portugal