Dinamarca - Copenhagen

Localizada na costa do Mar Báltico, Copenhagen lembra um cenário de contos de fada e, não à toa, inspirou Hans Christian Andersen – autor de célebres obras infantis como A Pequena Sereia e O Patinho Feio. A cidade concentra todas as características de uma metrópole moderna e possui intensa vida cultural em galerias de arte, museus e festivais. Também não deixa nada a desejar no quesito gastronomia, abrigando, entre seus renomados restaurantes, o Noma – que se mantém há anos no topo da lista dos melhores restaurantes do mundo pela revista britânica The Restaurant. A Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, criou um roteiro especial com o melhor do destino.
A capital da Dinamarca é o centro político e econômico do país. A cidade também abriga a Christiania, uma comunidade independente reconhecida pelo Estado, fundada em 1971, com cerca de 10 mil habitantes. Passear pelos charmosos bairros de Copenhagen é mergulhar na história e cultura de uma cidade que teve que ser reconstruída após incêndios que assolaram parcialmente sua arquitetura medieval, e conserva até hoje marcantes características renascentistas em suas construções. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a gasolina tornou-se racionada, as primeiras ciclovias começaram a aparecer pela cidade. Hoje, quase 40% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Copenhagen é limpa e organizada, com ciclovias que são verdadeiros convites para que os visitantes descubram seus encantos ao estilo local: de bicicleta.

Copenhagen
PASSEIOS
Den Lille Havfrue (A Pequena Sereia)
Símbolo da cidade, a estátua de bronze da personagem A Pequena Sereia foi inspirada no conto de fadas de Hans Christian Andersen e esculpida em 1913. A estátua possui expressão visivelmente triste porque, ao contrário do filme, a real história do autor não tem final feliz. Langelinie, Copenhagen.

Estátua da Pequena Sereia
Nyhavn (Porto Novo)
Muito movimentada durante o verão, esta antiga região portuária foi totalmente revitalizada e hoje é um canal cerceado por pitorescos prédios coloridos, que abrigam bares e restaurantes.

Porto Novo
Amalienborg Slotsplads (Palácio de Amalienborg)
Uma das atrações turísticas mais importantes da cidade, o Palácio Amalienborg é composto por quatro edificações idênticas. Construídas no século 18, têm sido a residência real desde então e são vigiadas por guardas reais, que realizam uma cerimonial troca de turno.
Amalienborg Slotsplads 5. Copenhagen. Tel: 45 33401010. www.kongehuset.dk

Palácio de Amalienborg
Rosenborg Castle (Castelo de Rosenborg)
Antiga residência de verão de Christian IV, antigo rei da Dinamarca, o Castelo de Rosenborg é uma fortaleza em estilo Renascentista Holandês, que serviu de residência para a família real até 1720. Cercado por um belíssimo parque ajardinado, o castelo abriga diversos objetos pessoais de monarcas dinamarqueses e as joias pertencentes à coroa.
Oster Voldgade, 4A. Copenhagen. Tel: 45 33153286. www.dkks.dk

Castelo de Rosenborg | Foto: irisphoto1 / Shutterstock
Tivoli
Construído em 1843, o Tivoli é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo. O local oferece, além das atrações tradicionais para adultos e crianças, eventos musicais, show com fogos de artifício e outros eventos especiais ao longo do ano.
Vesterbrogade, 3. Copenhagen. Tel: 45 33151001. www.tivoli.dk

Tivoli | Foto: Sean Pavone / Shutterstock
Louisiana Museum of Modern Art
Situado em um edifício icônico à beira-mar, este museu é um dos mais visitados do mundo. Abriga extensa coleção de arte moderna e contemporânea, 400 obras artísticas pré-colombianas, além de grande apanhado de design dinamarquês que, cada vez mais, ganha o mundo. Destaque ainda para o jardim, com esculturas de Max Ernst e Joan Miró, entre outros.
Gl Strandvej, 13. Humlebæk. Aproximadamente 40km de Copenhagen. www.louisiana.dk

Louisiana Museum of Modern Art
RESTAURANTE
Noma
Localizado em um antigo entreposto de bacalhau, o Noma foi intitulado, por diversos anos consecutivos, o melhor restaurante do mundo pela consagrada revista britânica The Restaurant. A cozinha é comandada pelo chef René Redzepi e seus mais de 25 cozinheiros, de diversas nacionalidades. No cardápio, opções de pratos da culinária local, feitos com técnicas bastante modernas e apresentados de maneira criativa. Apesar dos ares de sofisticação, o lugar não tem toalhas ou talheres nas mesas, até porque, a maioria dos pratos deve ser comida com as mãos. O mais importante para uma refeição no Noma é, simplesmente, não se atrasar. O próprio chef costuma esperar na porta, no horário marcado, para recepcionar e dar as boas-vindas aos clientes.
Strandgade, 93. Copenhagen. Tel: 45 32963297. www.noma.dk

Restaurante Noma
Cap Horn
Na turística rua Nyhavn, o Cap Horn se destaca por ser um dos poucos a manter a fachada e interior originais do edifício onde está instalado. Conta com uma grande seleção de carnes e vegetais orgânicos, assim como o café, o chá e muitos dos vinhos e cervejas oferecidos no menu.
Nyhavn, 21. Copenhagen. Tel: 45 33128504. www.caphorn.dk

Restaurante Cap Horn
A.O.C
Aposta na cozinha nórdica moderna. Os chefs Ronny Emborg e Michael Munk são cuidadosos na hora de escolher os fornecedores de cada ingrediente que será servido, enquanto o premiado sommelier Christian Aaro Mortensen é impecável na harmonização entre os pratos e vinhos.
Dronningens Tvaergade, 2. Copenhagen. Tel: 45 33111145. www.restaurantaoc.dk

Restaurante A.O.C.
HOTÉIS
Hotel d’Angleterre
Não há em Copenhagen um palco que tenha recebido mais comemorações de momentos históricos da Dinamarca que os salões do Hotel d’Angleterre. Inaugurado em 1755, o hotel assistiu a todas as transformações pelas quais o país passou. O grande destaque é que mesmo com tanta história, o d’Angleterre, depois de uma super reformulação, continua atualizado e cheio de estilo. Os serviços são dos melhores da cidade, tem um spa fantástico que ocupa todo o subsolo do edifício, além do restaurante Marchal que conta com uma estrela no Guia Michelin. Mesmo hoje, as comemorações continuam acontecendo no hotel: o champagne bar Balthazar é um dos lugares mais badalados de Copenhagen aos finais de semana.

Hotel d’Angleterre
Nimb Hotel
O Nimb Hotel está localizado no centro da cidade, dentro do famoso parque Tivoli. Dispõe de apenas 14 confortáveis quartos, cada um com decoração única. As cozinhas dinamarquesa, europeia clássica e francesa são servidas nos quatro restaurantes do hotel, que ainda conta com um bar e uma ampla adega, ótima para jantares em família.

Nimb Hotel

Suíte do Nimb Hotel
Skt Petri Hotel
O Skt Petri Hotel está localizado no coração do famoso Latin Quarter próximo a diversos restaurantes e cafeterias. Seu design é moderno, com linhas retas e grandes janelas. Os elegantes quartos e suítes são amplos e mesclam o branco com cores vivas. O hotel conta com uma Brasserie que serve cozinha italiana moderna, além de um exclusivo bar de coquetéis.

Skt Petri Hotel
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: A Dinamarca está na zona climática temperada. O verão corresponde aos meses de junho a agosto, com temperaturas agradáveis que giram em torno de 25ºC (em alguns verões os dias de sol são escassos e a chuva abundante). O outono vai dos meses de setembro a novembro, apresentando variação entre dias ensolarados e chuvosos ou nublados. No inverno, entre dezembro e fevereiro, as temperaturas caem significativamente, podendo nevar em janeiro e fevereiro, os meses mais frios. A primavera, de março a maio, é bem inconstante, apresentando desde inverno rigoroso em março até semanas de sol em abril e maio; é também o período em que há a volta da luz solar depois do período de inverno escuro.
- Melhor época: A melhor época para visitar a Dinamarca é durante o verão, junho a agosto. O clima de Copenhague aproxima-se mais das características de Londres e Amsterdam do que de outras capitais da Escandinávia.
- Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para a Dinamarca. As melhores conexões são de Paris e Londres.