França - Paris

A capital da França reúne todas as características que tornam uma cidade irresistível: é charmosa, romântica, sofisticada e vibrante, preservando ainda todo o glamour de uma história gloriosa que se revela a cada esquina. Beleza, música, culinária, arquitetura, arte e vida descortinam-se diante dos olhos dos mais distraídos visitantes em uma simples caminhada por suas ruas famosas ou em um passeio de barcos pelo Sena. Paris é incomparável e chic. Très chic! Basta dizer que a palavra glamour foi inventada aqui, na cidade mais celebrada do mundo! A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial pela cidade luz.
PASSEIOS
Musée d’Orsay
“O mais lindo museu de Paris!”, é o que se ouve de muitos apaixonados pela França. O prédio é uma magnífica estação de trem desativada que teve suas características originais da virada do século 19 preservadas, e foi transformada em museu. Com obras de Van Gogh, Monet e outros, pode-se dizer que todos os mestres impressionistas estão aqui muito bem representados, fazendo do Museu d’Orsay uma atração imperdível.
6, Parvis Notre-Dame. Place Jean-Paul II. Paris. Tel: 33 01 42345610. www.notredamedeparis.fr
( Museu d’Orsay )
Cathédrale de Notre-Dame
Um verdadeiro batalhão de arquitetos e artesãos medievais trabalhou por dois séculos na construção de Notre-Dame, edificada no lugar de um antigo templo romano. A obra começou em 1163 e a catedral testemunhou as grandes passagens da história de Paris, como a coroação de Henrique VI em 1422, de Napoleão Bonaparte em 1804 e o funeral de Charles de Gaulle, em 1970. Destaque para os vitrais, janelas, portais e pinturas que remetem aos encantos da Idade Média. É nela também que se encontra a uma relíquia que se acredita conter pedaços da cruz onde cristo foi crucificado. Existe a possibilidade de subir os 387 degraus até a torre da Catedral, de onde pode-se apreciar a impressionante vista e ver de perto as assustadoras gárgulas. Quase todos os dias há concertos em Notre-Dame e a experiência é imperdível.
( Catedral de Notre Dame )
Tour Eiffel
A Torre foi construída para ser um monumento temporário em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, em 1889, e para a Exposição Universal. Embora muito atacada por conservadores da época, permaneceu para ser o edifício mais alto do planeta por muitos anos, com seus 324m de altura. O símbolo de Paris até os dias de hoje recebe, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas. Durante os meses de verão (junho a agosto) não é aconselhável enfrentar horas de fila debaixo de um sol escaldante para tomar os elevadores que levam ao terraço. Fora deste período, e em dias claros, a visita vale a pena pela linda vista da cidade.
5, Avenue Anatole France. Paris. Tel: 33 08 92701239. www.tour-eiffel.fr
( Torre Eiffel )
Jardin du Luxemburg
Situada a poucos passos do movimento de St-Germain-des-Prés, esta histórica e simpática área é um refúgio de paz no coração da cidade, onde os Jardins e o Palais du Luxembourg dominam a área. Os Jardins de Luxemburgo, abertos ao público no século 19, oferecem uma ótima opção para relaxar e escapar da movimentação da cidade, especialmente com crianças. O belo Palais du Luxembourg, hoje sede do Senado, foi construído para que a viúva de Henrique IV, Maria de Médici, se lembrasse de sua cidade natal, Florença.
65, Boulevard Saint-Michel. Paris
( Jardins de Luxemburgo )
RESTAURANTES
L’Arpege
O restaurante do chef Alain Passard está na vanguarda por apresentar um menu quase inteiramente vegetariano e assim mesmo ser considerado um dos melhores da França.
84, Rue de Varenne. Rive Gauche. Paris. Tel: 33 1 47050906. www.alain-passard.com
( Restaurante L’Arpege )
Kei
Oferece ambiente acolhedor e jovial, sem deixar a sofisticação de lado. A cozinha é comandada pelo chef Kei Kobayashi, discípulo de Alain Ducasse, e serve o que há de melhor na culinária japonesa contemporânea com sutis toques franceses. O restaurante possui excelente carta de vinhos.
Rue Coq Héron, 5. Rive Droite. Paris. Tel: 33 1 42331474. www.restaurant-kei.fr
( Restaurante Kei )
L’Ami Jean
Um típico bistrô, com as paredes cobertas por retratos e pôsteres. O ambiente é rústico e aconchegante, apesar da distância entre as mesas ser reduzida. A cozinha é comandada pelo chef Stephane Jego e serve cozinha basca inventiva.
Rue Malar, 27. Rive Gauche. Paris. Tel: 33 1 47058689. www.lamijean.fr
( Bistrô L’Ami Jean )
COMPRAS
Champs-Élysées
O endereço mais procurado da cidade por vários turistas em busca que lojas sofisticadas.
Galeries Lafayette
Fundada em 1893, esta tradicional loja de departamento, além das roupas, também chama atenção pelo maravilhoso prédio em que se localiza.
( Galerias Lafayette )
St. Germain des Prés
A agradável área no bairro de Saint-Germain é o endereço da moda prét-à-porter com muitas boutiques, cafés e pequenos restaurantes. Sugestão de itinerário: rue des Saints Pères, rue de Grenelle, rue de Bac, rue de Beaune, rue de L’Université, rue Verneuil e outras.
( Saint-Germain des prés )
HOTÉIS
Le Burgundy
Em uma travessa da Saint-Honore, no coração da moda parisiense, está o pequeno Le Burgundy. Com apenas 59 quartos e suítes, o hotel tem decoração neoclássica, complementada com muitas obras de arte, móveis contemporâneos e tecidos elegantes. Destaque para o restaurante Le Baudelaire, com uma estrela Michelin.
( Hotel Le Burgundy )
Le Royal Monceau – Raffles Paris
Situado na Avenue Hoche, entre o Arco do Triunfo e o Parque Monce, o hotel Le Royal Monceau – Raffles Paris apresenta estilo contemporâneo e elegante, que contrasta com o exterior de um palácio clássico. No Spa My Blend by Clarins, os visitantes relaxam com diversos tratamentos e ainda desfrutam da piscina de borda infinita. Destaque para a Le Cinéma des Lumières, sala de cinema com equipamentos ‘state of the art’.
( Hotel Le Royal Monceau )
Mandarin Oriental Paris
Com uma das melhores localizações da cidade, na Rue Saint-Honoré, o Hotel Mandarin Oriental está próximo a conceituadas boutiques e a poucos passos do Museu do Louvre. Seus quartos e suítes combinam a sofisticação de Paris com detalhes em art déco e toques orientais, característicos dos hotéis da rede. Nos restaurantes Sur Mesure e Camélia, os visitantes apreciam a requintada gastronomia moderna. Para relaxamento, o The Spa é um verdadeiro oásis de bem-estar oriental.
( Hotel Mandarin Oriental )
Le Bristol
O hotel Le Bristol conta com localização estratégica, na Rue du Faubourd Saint Honoré – famosa por suas butiques e galerias de arte – e a poucos passos da Champs-Elyseés e da Place de la Concorde. Com atmosfera genuinamente francesa, conta com o maior e mais belo jardim interno da cidade, onde parisienses e hóspedes desfrutam do clima agradável e aproveitam a ótima gastronomia de restaurante Epicure, estrelado pelo Guia Michelin.
( Hotel Le Bristol )
The Peninsula Paris
Se, ao entrar no The Peninsula Paris, você se entusiasmar com a fantástica instalação de vidros soprados Dancing Leaves, do ateliê tcheco Lasvit, saiba que isso é só o começo. O clima artsy está em todos os ambientes do hotel — dos grandes corredores às suítes, que estão entre as melhores e mais bem decoradas da cidade. Paris aos nossos pés? No recém-inaugurado The Peninsula, a expressão faz todo o sentido. Reserve uma mesa no restaurante L’Oiseau Blanc, o agradável restaurante instalado no topo do hotel — inspirado no primeiro avião a tentar fazer a travessia do Atlântico — e a visão que se estende desde a Sacré Coeur até a Torre Eiffel fará a diferença.
( Hotel The Peninsula )
Four Seasons George V
Que o Four Seasons Hotel George V redefiniu o conceito de elegância e requinte dos hotéis parisienses a gente já sabe. Experimente hospedar-se numa das 11 suítes especiais, cada uma decorada com um estilo específico, todas tão cintilantes quanto a luz de Paris — e você vai entender o porquê. Uma dica para quem gosta de percorrer a cidade a pé: a melhor forma de apreciar toda a beleza de Paris é o programa Run My City. Acompanhado pelo staff do hotel, é possível percorrer quase 9 km, em uma agradável corrida matinal que passa por lugares marcantes de cidade. Das margens do Sena e Avenida Champs Élysées, ao Jardim de Tuileries e o Museu do Louvre.
( Four Seasons Hotel George V )
Hotel Plaza Athénée Paris
Localizado na prestigiosa Avenida Montaigne, o Plaza Athénée irradia o mesmo charme e elegância de sua inauguração, em 1913. Sua decoração combina os tons de terracota e bronze a seu estilo clássico francês, com design e tecnologia state-of-the-art – nos sexto e sétimo andares, o hotel oferece suítes diferenciadas, com decoração contemporânea e mais clara. O restaurante gourmet, com três estrelas Michelin, serve alta cozinha mediterrânea sob supervisão do renomado chef Alain Ducasse. No Instituo Dior, os visitantes desfrutam de tratamentos da mais alta qualidade.
( Hotel Plaza Athénée )
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: A França apresenta diversidade de climas influenciados, principalmente, pelas variações de altitude e pelos Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. Em geral, os invernos são temperados e os verões amenos, em especial em Paris e no centro do país, onde as temperaturas giram em torno dos 25°C no verão, e 5°C no inverno.
- Melhor época: A melhor época para visitar a França vai de maio e setembro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, diversas regiões do país, em especial Paris, podem estar muito cheios, com hotéis, restaurantes e atrações superlotados.
- Como chegar: Há voos diretos entre o Brasil e Paris.