Como explicar o charme de uma cidade? Ruas históricas, construções que representam diversos estilos arquitetônicos, uma cultura de cafés novos e tradicionais, alta gastronomia, museus e galerias de arte podem ser algumas das coisas que configuram uma cidade charmosa. Salzburgo, na Áustria, tem tudo isso! E vale acrescentar uma ótima programação dedicada à música clássica, com destaque para o conceituado Festival de Salzburgo.

Salzburgo proporciona um verdadeiro festival arquitetônico também. Entre edifícios medievais e construções barrocas, alguns exibindo fachadas rococó, estão palácios, salas de concerto, museus e igrejas – boa parte em ruas como Linzergasse e Steingasse, e na área histórica de Altstadt Salzburg, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.  Para apreciar tudo isso, a dica é ir à Fortaleza de Hohensalzburg, instalada em uma colina e dona de vistas panorâmicas da cidade. Outros pontos muito conhecidos por lá são o Museum der Modern Salzburg, que tem uma ótima coleção de obras de artistas expressionistas austríacos; o Mirabell Palace; a Mozarts Wohnhaus, antiga residência de Mozart e hoje um museu; e o Tomaselli, café mais antigo de Salzburgo, onde o próprio Mozart costumava ir para apreciar a bebida. Um casal em lua de mel pode aproveitar diversos atrativos em Salzburgo, e a equipe expert da Teresa Perez Tours selecionou alguns deles para recém-casados.

O que ver

Fotohof

A Fotohof é um dos principais locais na Áustria voltada à discussão da fotografia como arte. Com obras nacionais e internacionais, a galeria dispõe de dois espaços de exposição. Há também uma biblioteca com mais de 10 mil títulos.

Residenzgalerie

Instalada em uma antiga residência de arcebispos, a Residenzgalerie é uma galeria de arte que conta com uma coleção de pinturas europeias que transitam entre os séculos 16 e 19, com destaque para as obras holandesas do século 17. Destacam-se ali nomes como Peter Paul Rubens, Pieter Bruegel e Rembrandt.

Hellbrunn Palace

O arquiteto Santino Solari, que esteve à frente do projeto que posteriormente deu origem à Catedral de Salzburgo, é o responsável por essa construção. Trata-se de uma das obras barrocas mais icônicas de Salzburgo. Surpreendentemente, foi erguida em apenas dois anos, entre 1613 e 1615. Além de uma visita pelo palácio, é possível realizar passeios românticos pelo local, já que a propriedade está cercada por parques, jardins e fontes de água. Nos meses de julho e agosto, os casais ainda podem realizar tours noturnas, explorando verdadeiros cenários mágicos repletos de luz e música.

Onde comer

SENNS.Restaurant

A gastronomia do chef Andreas Senn rendeu a essa casa duas estrelas no Guia Michelin. O menu privilegia a culinária da Áustria e de outros países de forma inventiva, com pratos que valorizam produtos locais.

Zum Zirkelwirt

 

Instalado na charmosa e pequenina praça Papagenoplatz, no centro de Salzburgo, o Zum Zirkelwirt preserva receitas da tradicional gastronomia austríaca. O restaurante também serve opções vegetarianas e cervejas locais.

Café 220 Grad

O Café 220 Grad tem uma grande seleção de cafés internacionais. Os produtos estão sempre prontos para serem torrados e moídos no momento do pedido. Os casais ainda podem apreciar comidinhas e outras bebidas como sanduíches, croissants, cappuccino e chocolate quente.

Onde ficar

Hotel Sacher Salzburg

Combinando tradição com sofisticação contemporânea, o Hotel Sacher Salzburg conta com suítes que proporcionam vistas encantadoras para a cidade velha, o Rio Salzach e a Fortaleza de Hohensalzburg. Na decoração, os cômodos exibem pinturas originais e antiguidades selecionadas. Na gastronomia, três restaurantes servem pratos inspirados nos sabores locais e na culinária internacional. Para os casais que não abrem mão de um docinho durante a lua de mel, a dica é experimentar a famosa torta Sacher, servida no Sacher Café.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300