Lua de mel: a tradição e a modernidade de Lisboa

Capital de Portugal desde sua reconquista, em 1147, Lisboa é sempre uma boa surpresa. A cidade é lendária, com mais de 20 séculos de história, e carrega consigo, em paralelo à modernidade, o culto à tradição, fruto de um passado de glórias que fez de Lisboa a mais poderosa e importante cidade do mundo ocidental há mais de 500 anos. Motivos não faltam para visitá-la! A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, dá dicas de passeios, hotéis e muito mais!
Após ter sido quase completamente destruída pelo terremoto de 1755, a cidade foi reconstruída segundo os planos traçados pelo Marquês de Pombal, político, diplomata e secretário de Estado à época do terremoto. Atualmente, as ruas, ladeiras, monumentos, igrejas, museus e palácios de seus principais bairros são o retrato de um povo orgulhoso de seu passado e de seu presente. Catedrais góticas e mosteiros pitorescos fazem parte da paisagem urbana e colorida da cidade.
PASSEIOS
Bairro de Alfama
O mais antigo e um dos mais típicos bairros de Lisboa com origem mourisca, Alfama é formada por ruas labirínticas e estreitas que levam ao topo da colina, cruzando edifícios que retratam todas as culturas que passaram pela capital portuguesa ao longo de seus séculos de história. É lá que estão o Castelo de São Jorge, que proporciona vista panorâmica sobre a cidade, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.
Bairro Alto
Alternativo, charmoso e exótico. Durante o dia, o Bairro Alto tem ares de vilarejo onde todo mundo se conhece, mas sua vida noturna o transforma em uma zona boêmia agitada. Apesar das ladeiras, vale a pena caminhar e desvendar seus recantos, com lojas, simpáticos restaurantes e despretensiosas fachadas. Para quem tiver menos fôlego, o Elevador da Glória é um bonde elétrico que faz o trajeto colina acima. Do topo, a vista para o Rio Tejo é espetacular.
Bairro Chiado
Situado entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, Chiado é um antigo refúgio de escritores e intelectuais. Atualmente, o bairro é um elegante centro comercial e uma das zonas mais modernas da cidade. Desde sempre ligado a uma Lisboa cosmopolita, o Chiado conta com diversos museus, igrejas – como a Igreja do Carmo, em ruínas, e teatros, incluindo o Teatro de São Carlos, principal casa de ópera de Portugal, inaugurada em 1793. Suas ruas e ladeiras com construções tipicamente lisboetas abrigam charmosos cafés, como o A Brasileira, um dos mais tradicionais do país, que recebia Fernando Pessoa.
RESTAURANTES
O Faia
A experiência cultural de uma noite de fados harmonizada com os sabores da gastronomia portuguesa. Rua da Barroca, 54-56. Bairro Alto.
ofaia.com
Alma
Ostentando um estrela Michelin, a cozinha do chef Henrique Sá funde influências internacionais à culinária portuguesa. Rua Anchieta, 15. Chiado.
almalisboa.pt
HOTÉIS
Four Seasons Hotel Ritz Lisbon
Como todos os hotéis da rede Four Seasons, o da capital portuguesa é o ponto de partida perfeito para aproveitar as atrações da cidade. Entre uma atividade e outra, reserve um almoço a dois ou com amigos no restaurante Varanda, um lugar com vista privilegiada para o Parque Eduardo VII, com o melhor da gastronomia portuguesa que, todo mundo sabe, é de perder a cabeça. E para deixar tudo registrado, uma das experiências mais legais que o Four Seasons Hotel Ritz Lisbon reserva é o passeio fotográfico no sidecar de uma moto vintage, com direito a dicas profissionais para escolher o melhor ângulo e, claro, a beleza arquitetônica da Lisboa histórica. Imperdível.
Tivoli Avenida Liberdade Lisboa
Um dos hotéis mais elegantes de Lisboa, o Tivoli fica a poucos passos das boutiques de grife da Avenida da Liberdade e a poucas quadras dos agitados Bairro Alto e Chiado. Os quartos e suítes têm decoração clássica. A piscina fica protegida pelas árvores e flores do bem cuidado jardim do hotel. Na cobertura do Tivoli, o descontraído Sky Bar anima as noites lisboetas no verão e oferece uma das melhores vistas da cidade.
Altis Belém Hotel & Spa
Representando uma visão contemporânea da Era dos Descobrimentos, o Altis Belém Hotel & Spa está localizado à beira do Rio Tejo, como belas vistas de Lisboa. A decoração proporciona uma viagem pelos cinco continentes. Nos três restaurantes, os hóspedes disfrutam da leve gastronomia japonesa e tradicionais pratos lusitanos, acompanhados de uma excelente carta de vinhos e coquetéis. Destaque para o premiado spa by Karin Herzog.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: Em Portugal, as temperaturas médias anuais são 13°C no norte e 18°C no sul. Os meses da primavera e verão são ensolarados e as temperaturas são altas durante os meses secos de julho e agosto.
Os verões são amenos nas terras altas do norte do país e na região litorânea do extremo norte e central.
O outono e o inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, nos quais ocorrem temperaturas negativas durante os meses mais frios, implicando em precipitações de neve. - Melhor época: A melhor época para visitar Portugal vai de maio a outubro, quando a temperatura é mais alta, e as cidades têm mais vida. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, diversas regiões do país podem estar muito cheias, com hotéis, restaurantes e atrações superlotados.
- Como chegar: Há voos diretos entre São Paulo e Lisboa.