Uma das cidades mais românticas de Portugal, atual hotspot da Europa, Lisboa é um destino muito interessante para passar a lua de mel. Lindas e diferentes de qualquer outro destino, as paisagens de Lisboa são encantadoras. Conhecida como a cidade das sete colinas, permite ter as melhores vistas do Oceano Atlântico e do Rio Tejo. As ruas, ladeiras, monumentos, igrejas, museus e palácios da capital portuguesa são retratos da mistura entre passado e presente, que inclui uma paisagem urbana e colorida absolutamente contemporânea. Até algum tempo atrás, os charmes de Lisboa eram apenas esses, ligados à tradição. Hoje vai muito além. A cidade mergulhou de cabeça no século 21 e tornou-se cosmopolita, com centros de arte vanguardistas, vida noturna intensa, gastronomia inovadora, boutiques elegantes – tudo isso sem se descuidar da riqueza histórica. Conhecer lugares como o Bairro de Belém, que é repleto de atrações históricas, o Elevador Santa Justa que conecta a pontos com vistas deslumbrantes, visitar Sintra que é, sem dúvida, uma das vilas mais românticas de Portugal e o famoso e mais antigo bairro de Lisboa, o Bairro de Alfama, é garantia de momentos a dois para ficar na memória.

Confira as sugestões nossa especialista Teresa Perez!

Praca do Comercio with yellow tram, Lisbon, Portugal

Onde comer bem

Feitoria

Debruçado sobre o Rio Tejo, em Belém, o restaurante comandado pelo chef João Rodrigues, dono de uma estrela Michelin, preza pela sustentabilidade e pelo respeito ao
produto, que aqui vem sobretudo de fornecedores portugueses. Os menus-degustação, batizados de Terra e Matéria, têm oito ou dez etapas.

Bairro do Avillez

Patas de presunto cru penduradas no balcão, vitrine recheada de queijos e embutidos, um frenético vai e vem entre as mesas. É assim a entrada de um dos endereços do chef José Avillez no Chiado – e só aqui funcionam quatro propostas distintas. Na Taberna, à frente, desfilam as comidinhas mais despretensiosas (mas nem por isso menos surpreendentes); no Mini Bar, recentemente instalado neste endereço, as criações são mais elaboradas, para
acompanhar drinks idem.

Jncquoi

Mix de bar, restaurante e loja, tem um esqueleto de dinossauro como marca registrada de seu espaço badalado. O menu propõe um encontro de sabores internacionais (ceviches, caviar, foie gras, trufas) com delícias tipicamente portuguesas, como bacalhau e plumas de porco. Nos últimos anos, ganhou um irmão mais novo, o JNCQUOI Asia, vizinho (no número 144 da mesma avenida) que aposta no décor e nos sabores orientais.

A dois no Bairro de Belém

O Bairro de Belém tem atrativos imperdíveis e é um passeio agradável para casais em lua de mel. A região tem como destaque a visitação à Torre de Belém, por ser o maior símbolo arquitetônico do país. A Torre de Belém ou Torre de São Vicente, foi construída no século XVI às margens do Rio Tejo. Belém concentra diversas atrações históricas importantes para a criação do país. Para ir mais a fundo nessa região especial da cidade, inclua as românticas alamedas do Jardim Botânico Tropical, ou uma tarde dedicada aos seus museus, como o belo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Uma atração gastronômica imperdível na região, são os pastéis de Belém. Os legítimos estão na Antiga Confeitaria Belém, desde 1837 encontra-se no mesmo endereço no Bairro. Para ver a cidade de um ângulo único e diferenciado, fazer um passeio de barco a bordo de um veleiro pelo histórico Rio Tejo, é uma das atividades mais gostosas da capital portuguesa. Ainda em Belém, que tal conhecer o Mosteiro dos Jerônimos? O icônico mosteiro é sem dúvida um dos pontos a serem visitados em Belém. Sua grandiosidade é tamanha que o Mosteiro dos Jerônimos demorou um século para ser construído.

View on Jeronimos monastery in Lisbon Portugal at sunset

schip is sailing on the Tagus river in front of the Belem tower in Lisbon Portugal

Para ouvir o fado

Fado em si

Instalado num palacete do fim do século 18 junto ao que um dia foram as muralhas de Lisboa, tem ambiente clássico, com direito a paredes de pedra e luz de velas.
As apresentações de fado (geralmente às terças e de quinta a sábado) podem ser acompanhadas de jantar com pratos tipicamente portugueses, caso do bacalhau assado com batatas ao murro, do caldo verde com chouriço e do ensopado de borrego (cordeiro).

A ultrarromântica Sintra

Sintra é o lugar que vem em mente quando o assunto é romance. Destino certo dos apaixonados, há 30 minutos de Lisboa, a cidade tem um centro histórico nomeado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Um passeio muito legal, com muitos palácios, arquitetura rica, extremamente charmoso. Eça de Queiroz não exagerou quando botou tais palavras na boca de sua personagem. Talvez Sintra seja a vila mais adorável de Portugal. Pouca coisa mudou desde a época em que Eça a frequentava. Continua riscada por ruelas sinuosas de pedra, decorada pelo contraste entre casarões sóbrios e palacetes extravagantes e envolta pelo frescor emanado da serra verde que abriga a cidadezinha.

Não à toa, foi um dos refúgios favoritos da casa real portuguesa, que legou os dois monumentos mais emblemáticos de Sintra – o Palácio da Vila, com suas duas imensas chaminés cônicas, e o Palácio da Pena, com seu colorido peculiar. No alto da montanha, as muralhas do Castelo dos Mouros lembram que dez séculos atrás Portugal fazia parte do império dos muçulmanos. A dica é passar o dia por lá, pois é possível fazer um bate e volta para Lisboa com muita facilidade, porém para aproveitar melhor a atmosfera romântica de Sintra vale passar ao menos uma noite no vilarejo. Não deixe de visitar a Quinta da Regaleira, junto ao centro histórico da vila, a quinta reúne um jardim incrível e um palácio particular.

Sintra, Portugal - February 12, 2015: Quinta da Regaleira mansion, World Heritage Site by UNESCO and one of the principal tourist attractions of Sintra, in spring sunny day.

View from the Pena National palace in Sintra, Portugal.

Like a local em Alfama

Com bondinhos para passeios e algumas outras peculiaridades, o Bairro de Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. Caminhar pela capital portuguesa é uma das mais prazerosas atividades apesar das subidas e descidas, por conta dos desníveis da cidade. Colocar isso em prática no Bairro de Alfama é a pedida. Para uma experiência like a local, a sugestão é usar um eléctrico, o bondinho que é a cara de Lisboa, e parecido com os que temos no Brasil no Rio de Janeiro, que conectam a Lapa e Santa Teresa.

O bairro inteiro fica numa colina, o ponto mais alto do trajeto até o topo é o Largo da Graça. Um pouco acima fica o Miradouro da Senhora do Monte, este é o mirante mais alto da cidade, dali tem-se uma vista incrível de toda Lisboa e do Rio Tejo. Próximo a Igreja de São Vicente de Fora, atravessando o Arco Grande de Cima, chega-se ao Campo de Santa Clara, praça onde às terças e sábados acontece a feira mais famosa da cidade, a Feira da Ladra, onde é possível encontrar desde os suvenires dos tradicionais azulejos portugueses até peças de várias épocas vendidas por pessoas no esquema mercado de pulgas. O ponto final do passeio é o famoso Castelo de São Jorge, com suas muralhas medievais e uma vista plena do Bairro de Alfama. Mais romance? Não perca o fim da tarde, quando é possível contemplar um belíssimo pôr do sol.

A wide-angle view of a red retro tram on a narrow street with one-way rail traffic in a European city; a vintage tourist streetcar in yellow and red colors on a tramway track over paving stone

Onde ficar

Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

O hotel reflete a nobreza e o charme de Portugal. Considerado o mais sofisticado da região, Ritz Four Seasons Hotel Lisboa está localizado no centro de Lisboa, 15 minutos a pé da cidade velha e da principal área de compras de Lisboa. Sua decoração conta com mobília que remete ao século 18, oferece 282 apartamentos e suítes dos quais a grande maioria possui varanda com vista para o Parque Eduardo VII, Castelo de São Jorge, Rio Tejo e para a cidade velha.

Tivoli Avenida Liberdade

Um dos hotéis mais tradicionais de Lisboa, o Tivoli Avenida Liberdade está localizado a poucos passos de ótimas lojas da Avenida Liberdade e a poucas quadras do Bairro Alto e Chiado. Voo de helicóptero para explorar a cidade de cima, passeios que passam pelo que há de melhor e street art, são algumas das experiências proporcionadas pelo Tivoli Avenida Liberdade. Suas suítes tem o conforto contemporâneo combinado com uma decoração clássica. Seu restaurante e bar Seen, é um hotspot lisboeta: os drinks são assinados pelo head bartender Lucas Jaques e o cardápio fica a cargo do chef Olivier da Costa – tudo isso com belas vistas para as colinas da cidade.

Quando ir

O ano inteiro. A melhor época para visitar Portugal é de maio a outubro, quando a temperatura é bem agradável, com menos turistas e as cidades têm mais vida. Importante notar que os meses de julho e agosto apresentam temperaturas bem altas por conta do verão.

Protocolos de entrada

Os brasileiros com vacinação completa já podem entrar em Portugal. É necessário apresentar o certificado de vacinação e teste RT-PCR (ou teste NAAT similar) realizado 72 horas antes do embarque, ou Teste Rápido Antigénio, feito 48 horas antes do embarque, ou Certificado Digital COVID da UE válido.

. . . . . . . . 

Leia mais: Os melhores roteiros de lua de mel na Itália

Veja também: Lua de mel na África: o romantismo nos lodges mais exclusivos do continente

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300