Célebre pelas cidades fortificadas, pelos campos de lavanda e pelas planícies distantes, a região da Provence é colorida, florida, perfumada, alegre e rica em história e arquitetura, além de ter inventado uma das mais sublimes e deliciosas cozinhas do mundo: a provençal. A Provence tem todos os ingredientes para ser um destino encantador! A Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, criou um roteiro especial para os casais apaixonados.


Conhecer a Provence é testemunhar hábitos e costumes genuínos, imunes à ação do tempo. O comércio ainda fecha as portas após o almoço, o tempo ainda é contado pelas estações do ano e encantadores vilarejos com menos de cem habitantes dão as boas-vindas com simpatia e simplicidade. É fácil compreender o encantamento de pintores como Cézanne e Van Gogh, que capturaram as cores da Provence em suas telas. Seus limites são definidos pela natureza: a oeste, o Rio Rhône; ao norte, onde terminam as oliveiras; e a leste, os Alpes.

Abbey of Senanque blooming lavender flowers. Gordes, Luberon, Provence, France.

PASSEIOS

Aix-en-Provence

À primeira vista, Aix-en-Provence evoca uma comuna pacata, com suas flores, fontes e construções dos séculos 17 e 18. Entretanto, trata-se de cidade universitária, com ruas e praças constantemente movimentadas. Aix, como também é conhecida, é um centro de arte e cultura, que tem como seu mais célebre filho o pintor Paul Cézanne.

Aix en Provence

Aix-en-Provence

Avignon

Orgulhosa de seu patrimônio arquitetônico e histórico, Avignon é hoje uma cidade cultural conhecida em todo o mundo, situada no cruzamento da Provence e da região Du Languedoc, próximo ao Mediterrâneo. Avignon foi o centro do cristianismo no século 14 e seus monumentos mais importantes foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.

Avignon

Avignon

Vence

Entre as montanhas e a curta distância da baía da Riviera, a pequena Vence foi cenário de centeas de filmes e serviu de inspiração para artistas como Chagall, Dubuffet, Dufy, entre outros. O clima ameno e o cultivo de variadas flores são atrativos para quem busca a tranquilidade e as paisagens ensolaradas do sul da França.

Vence

Vence

RESTAURANTES

Restaurant Píerre Reboul

Excelente restaurante localizado no coração da cidade velha. A cozinha é comandada pelo chef Pierre Raboul, que prepara pratos internacionais e locais com toques criativos do chef.

Petite Rue Saint-Jean, 11. Aix-En-Provence. Tel: 33 4 42205826. www.restaurant-pierre-reboul.com.

Restaurante Pierre Reboul

Restaurante Pierre Reboul

Le Mirande

Agradável e elegante restaurante, situado ao lado do Palácio dos Papas. Cardápio repleto de opções criativas e saborosas, preparadas com produtos orgânicos das fazendas locais.

Hôtel La Mirande. Place de I’Amirande, 4. Avignon. Tel: 33 4 90142020. www.la-mirande.fr.

Restaurante Le Mirande

Restaurante Le Mirande

Les Bacchanales

A culinária do restaurante Les Bacchaneles é comandada pelo talentoso chef Christophe Dufau, que prepara pratos inovadores e sazonais. A decoração é moderna e aconchegante.

Avenue de Provence, 247. Vence. Tel: 33 4 93241919. www.lesbacchanales.com.

Restaurante Les Bacchaneles

Restaurante Les Bacchaneles

HOTÉIS

Villa Gallici [Aix-en-Provence]

Já sabendo que em Aix-en-Provence o tempo corre sem pressa, o Villa Gallici, uma charmosa residência do século 18, resolveu incorporar esta atmosfera de contemplação, oferecendo prazeres a serem aproveitados em outro ritmo. Se perder por entre os jardins perfumados do hotel, com os sons da Provence ao redor, muda os nossos ares completamente. Delícias reservadas aos hóspedes, as expedições gastronômicas regionais e o piquenique nos vinhedos do Château Cremade, tudo à sombra do Mont Sainte-Victoire, fazem qualquer um se apaixonar pelo lugar.

Hotel Villa Gallici

Hotel Villa Gallici

Varanda aconchegante para um café da manhã a dois

Varanda aconchegante para um café da manhã a dois

 La Mirande [Avignon]

Localizado dentro da cidade murada de Avignon, o hotel La Mirande é uma das melhores opções para aqueles que desejam ficar na região mais badalada na cidade. O hotel dispõe de 20 quartos decorados em estilo clássico, um bar e uma biblioteca. A famosa gastronomia provençal está presente em seu restaurante. Uma vez por mês, o chef abre sua cozinha exclusivamente para um pequeno grupo, que acompanha o processo da elaboração dos pratos do início ao fim.

Hotel La Mirande

Hotel La Mirande

Quarto do Hotel La Mirande

Quarto do Hotel La Mirande

 Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort [Tourettes]

A palavra de ordem no Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort é relaxar. O resort está na área rural da Provence, com todos aqueles cenários cinematográficos, mas bem pertinho da Côte d’Azur, a minutos de Cannes e Nice. Ou seja, dá para se isolar e ao mesmo tempo conhecer várias cidadezinhas da região, todas muito próximas. Como privacidade também é fundamental, o resort não economiza no charme das suas villas – todas com varandas privativas e serviços super simpáticos e atenciosos.

Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort

Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: A Provence apresenta diversidade de climas influenciados, principalmente, pelas variações de altitude e pelo Mar Mediterrâneo. O clima apresenta invernos amenos e chuvosos, com os termômetros marcando, em média, 8°C e verões quentes, secos e ensolarados, podendo atingir os 35°C.
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Provence é de abril a outubro, quando o clima é mais agradável e as temperaturas mais amenas. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, hotéis, restaurantes e atrações podem estar superlotados.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a região da Provence. A melhor opção é voar até Paris e, de lá, pegar um transfer terrestre (carro ou trem) para as cidades da Provence. Existe também a opção de, partir de Paris, voar até Nice e de lá também pegar um transfer terrestre.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?