Até o nome causa um certo frisson de romance: Interlaken, por estar privilegiadamente localizada “entre lagos”, na intersecção das águas cor de esmeralda dos lagos Thun e Brienz, na Suíça. Um diretor de fotografia encontraria aí o cenário perfeito para um filme que tem como protagonista um casal bonito e sofisticado. Não seria um filme qualquer, teria aquele charme do cinema europeu, com diálogos inteligentes e cenas cheias de charme.

Principal centro do turismo alpino da Suíça, a adorável Interlaken possui exatamente essa atmosfera e por isso é uma de nossas recomendações para uma lua de mel com atmosfera de sofisticação e refinamento.

O charmoso centro urbano de construções típicas é abraçado pelas montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, e funciona como base estratégica para explorar a região das terras altas do cantão de Berna. Dali parte-se para as estações de esqui do entorno e para passeios de barco pelos lagos. Parada de vários circuitos de trem, Interlaken está no caminho para chegar ainda a Jungfrau, a montanha vizinha que está entre as mais importantes da Suíça.

Interlaken pode ser, em si, uma aventura para casais, com trilhas para trekking e pontos de observação de curiosos integrantes da fauna local, como os íbexes, camurças e marmotas. E, para relaxar, não faltam spas com vista para os Alpes onde são oferecidos tratamentos luxuosos para se desconectar do mundo lá fora, conectando-se apenas a si, ao seu amor e à beleza das águas azuis dos lagos.

Confira as dicas de Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel:

Interlaken do alto

Vista de cima, a região fica ainda mais linda. Há várias maneiras de contemplar as montanhas do alto: fazendo paraglyding, skydiving, bungy jumping, heliski, heliboard ou em voos panorâmicos que pousam nas geleiras. Isso é possível em tours aéreos até Petersgrat, a 3,2 mil metros acima do nível do mar, ou até Ebnefluh, num ponto ainda mais alto, a 3.910 metros de altitude. Com a orientação de um guia de montanha experiente, um casal de esquiadores pode experimentar o esqui de neve profunda em pontos exclusivos dos Alpes suíços.

Belíssima experiência de ski

Na temporada de neve, Interlaken também entra no circuito das estações de esqui suíças.

Jungfrau (Mürren/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen e First), Beatenberg e Axalp-Brienz são sugestões para deslizar montanha abaixo. Além das opções diárias de transfer que partem da cidade, há bondes aéreos e teleféricos que conduzem os atletas para os mais de 200 quilômetros de pistas.

Brienz e a rua mais bonita da Europa

Despretensiosamente posicionado entre as montanhas e o Lago Brienz, o vilarejo homônimo não esbanja charme apenas pela localização, mas também pelos títulos a ele concedidos: a rua Brunngasse, por exemplo, foi considerada a mais bonita da Europa. Conhecido como a “vila das esculturas”, o destino encanta pelas peças de madeira que adornam as casas do século XVIII. Brienz é também ponto de partida para excursões ao Oberland e ao museu a céu aberto Ballenberg, que fica a 20 quilômetros de Interlaken. Ótima pedida de bate e volta tanto no inverno quanto no verão, quando é possível nadar no Lago Brienz.

Águas quentes no lago

Hot Pot e Hot Tug são duas inusitadas experiências em águas quentes em Brienz. Hot Pot são jacuzzis à beira do lago, com opções para casal ou grupos de até seis pessoas, em que a única missão é relaxar e contemplar a paisagem, deliciando-se com um fondue. Já o Hot Tug é uma mistura de piscina flutuante com barco elétrico, cheio com água pré-aquecida a 38 graus, que navega pelo lago. A diversão, nesse caso, é ser o capitão do próprio barco.

Museu Ballenberg e o encanto da vida rural suíça

História reconstruída pedra a pedra. Essa é a melhor forma de resumir o Museu ao Ar Livre

Ballenberg: casas, estábulos, padarias e celeiros que ocupavam outros locais foram desconstruídos para serem reerguidos ali. Com montagem iniciada na década de 1970, já tem mais de cem edificações. Esqueça a ideia de museu estático: Ballenberg exala vida no cultivo de plantas, nas mais de 200 cabeças de gado e no trabalho dos artesãos e agricultores presentes. É a vida cotidiana rural suíça apresentada em movimento.

Experiências gastronômicas

De 10 a 20 quilômetros: essa é a distância entre Interlaken e Spiez e Thun, cidadelas que entregam experiências gastronômicas sem igual nos Alpes. Na primeira, Spiez, é o Tour Sensorial Spiez Vineyard que propõe uma caminhada em meio aos vinhedos com 12 paradas para aprender detalhes sobre vinhos admirando o Lago Thun. Na segunda, um “guia gastronômico para Thun” permite vivenciar a cultura local por meio dos sabores, dos restaurantes tradicionais aos moderninhos. Há ainda jantares a bordo de barcos e degustação de raclettes em caverna e no tour de rafting — o queijo é servido ao cair da noite, no leito do Rio Aare.

Gastronomia

Radius

Comandado pelo prestigiado chef Stefan Beer, o restaurante do Victoria-Jung-frau Grand Hotel & Spa ostenta um cardápio local de alto nível comprometido com ingredientes de agricultores, caçadores, pescadores e queijeiros baseados em um raio de 50 quilômetros do hotel. Os ingredientes sazonais frescos ganham finas combinações criativas e apresentações divertidas.

Velo Café e Bar

Bicicleta no nome e na decoração. As bikes dão o tom ao café de Interlaken que tem ambiente casual e aconchegante. No menu, a seleção de cafés pode ser harmonizada com bolos caseiros típicos. Há, ainda, a opção de refeições veganas e vegetarianas. Como tudo é feito artesanalmente, a casa recomenda reservar um tempo para relaxar e curtir seu café sem pressa.

Compras

Bucherer

Especialista em relógios suíços desde 1888, a Bucherer reúne as principais grifes do país numa loja charmosa em frente ao Horematte Park, uma praça verde no centro de Interlaken. Rolex, Patek Philippe, Carl F. Bucherer, Baume & Mercier, Certina e Chopard são algumas das marcas encontradas na loja — considerada referência em relógios suíços.

Onde ficar

Victoria-Jungfrau Grand Hotel & Spa

O centenário hotel na região de Oberland Bernês funde duas propriedades do século 19 em estilo Belle Époque e com resquícios de ornamentação barroca. Decorados em estilo clássico, os quartos e suítes têm, em sua maioria, vistas para os Alpes. Destaque para a suíte Bel-Air, que fornece acesso direto ao spa Nescens: inaugurado em 1991, esse refúgio de 5,5 mil metros quadrados remonta ao estilo boudoir, dos anos 1940, com programas de terapias antiaging e de emagrecimento. Na ala gastronômica do hotel, um dos pontos altos é o restaurante Radius, comandado pelo chef Stefan Beer, cujo princípio é criar pratos que sejam obras de arte aos olhos. O disputado brunch aos domingos é servido no italiano La Terrasse Brasserie, que dá vista para a famosa montanha Jungfrau.

Höheweg 41, Interlaken

Clientes que planejam a lua de mel com a Teresa Perez têm benefícios especiais:

  • Café da manhã
  • Crédito de US$ 100 a ser utilizado em alimentos e bebidas durante a estada

INSPIRE-SE PARA SUA LUA DE MEL DOS SONHOS

Se a sua busca por um destino romântico e exclusivo parece interminável, não se preocupe. Em nossa coluna dedicada às viagens de lua de mel, você encontrará sugestões apaixonantes da Teresa Perez, especialista em criar experiências memoráveis. Desvende destinos que unem conforto, beleza e autenticidade, proporcionando a você e seu par uma jornada única.

Fique por dentro de todas as novidades, acompanhando o Instagram da Teresa Perez e no Instagram e Pinterest da Constance Zahn. Comece a sonhar e viver a sua lua de mel dos sonhos com quem entende do assunto.