Destino querido dos casais de São Paulo e região, a Ilhabela reúne boas facilidades para um destination wedding: proximidade de uma capital, um cenário maravilhoso, bons espaços de festas, serviços de qualidade e infraestrutura para receber os convidados durante a estadia. E assim como qualquer destino tem suas peculiaridades, recomendações e restrições, a Ilhabela também tem as suas. Com ajuda dos melhores fornecedores da região, montamos um especial com tudo que você precisa saber para um casamento em Ilhabela. Vem ver:

POR QUE CASAR EM ILHABELA? 

A apenas 200 km de São Paulo, Ilhabela é uma ótima opção para quem quer um casamento na praia, mas próximo à cidade. E a boa notícia é que, atualmente, o local está 100% preparado para receber grandes festas. “Além de contar com muitos fornecedores de casamento, a Ilhabela tem ótimas opções de hospedagem, restaurantes, cafés, lojas, bares e, claro, praias, explica Rafaela Perez. Para os noivos que estão pensando em casar na Ilhabela, mas não conhecem a região e precisam de ajuda com cada detalhe, a Rafaela Perez é uma das assessora mais experientes. Nome por trás da Casar no Paraíso Bridal GuideCASAR NO PARAÍSOAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio, ela cresceu por lá, conhece cada detalhe, fornecedor e peculiaridade, bem como os possíveis imprevistos e a melhor solução para cada um.

(Foto: Água Benta Fotografia)

CLIMA

O clima é sempre motivo apreensão para os noivos que casam na praia e, por isso, ter um plano B é imprescindível. Segundo Rafaela, a melhor época para casar em Ilhabela é entre os meses de junho e agosto“Como é inverno, a lógica é que teremos menos chuvas. Nos últimos anos, junho foi o meu mês preferido para casamentos na praia. Sem chuva, sem calor excessivo e sem frio”, conta.

MELHOR HORÁRIO PARA CASAR

A maioria dos noivos que casa na praia sonha com uma cerimônia ao pôr do sol. E, nesses casos, é ainda mais importante que a cerimônia não atrase. “Além de correr o risco de perder o por do sol, os noivos podem ficar sem a iluminação natural para as fotos depois da cerimônia. O melhor horário é às 16h, lembrando que, quando não estamos em horário de verão, escurece por volta de 17h30″, aconselha Rafaela Bridal GuideCASAR NO PARAÍSOAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio.

(Foto: Beach Style Weddings)

LOCOMOÇÃO DOS CONVIDADOS

O transporte dos convidados é uma das maiores preocupações dos noivos que casam em Ilhabela, já que a locomoção depende das balsas. “Isso contribui para que a ilha se mantenha preservada e bem-cuidada, mas exige planejamento para que não haja contratempos. Indicamos marcar hora para o acesso à balsa e também existem horários em que há maior tráfego, como no fim da tarde das sextas-feiras e aos domingos”, explica Rafaela. A ilhabela também conta com helipontos e transfers especializados em eventos.

HOSPEDAGEM

Pensando em destination wedding, a acomodação dos convidados é muito importante. E por ser uma região turísticas, bons hotéis e pousadas não faltam. “As opções são variadas para quem quer se hospedar na Ilha. Há opções para todos os bolsos. Dos mais requintados, com spa e serviços internacionais, até as mais simples acomodações, conta Rafaela.

PASSEIOS E EVENTOS PRÉ-WEDDING

Grande parte dos casamentos em Ilhabela duram dois ou mais dias, e muitos convidados aproveitam o tempo para conhecer melhor o lugar. “Para quem tem tempo, sugiro as praias do Bonete e Castelhanos, que são um pouco mais afastadas. Mas são também ótimas opções para os aventureiros e surfistas. Só é preciso tomar cuidado com os borrachudos”, indica Rafaela. Já os eventos pré-wedding podem acontecer tanto no próprio hotel em que os noivos estão hospedados, como em outros espaços. “Existem também opções de empresas que oferecem diversos tipos de embarcações para festinhas privadas em alto-mar, complementa Rafaela.

MONTAGEM DA FESTA COM E SEM COBERTURA

Assim como os casamentos na cidade, as festas em Ilhabela também têm restrições em relação à montagem da estrutura e ao horário. “Todo o litoral, incluindo a Costa, trabalha com restrição de horário. Os decibéis são controlados a partir das 22hs, conforme a lei do silêncio. Geralmente, os contratos giram em torno das 2h da madrugada. Para uma festa que se inicia às 15h30,  2h é tempo de sobra para curtir bastante, garanto! Existem critérios para a balsa e para transitar na ilha. Uma assessoria especializada pode orientar sobre todos os trâmites de montagem e desmontagem da festa”, alerta Rafaela.

A festa ao ar livre é um dos maiores atrativos dos casamentos em Ilhabela. Mas, para evitar contratempos e garantir o conforto dos convidados, é importante investir na cobertura“Existem empresas da ilha que conhecem bem os ventos do litoral. As estruturas são pré-construídas em madeira e ferro, e o custo é alto. Uma opção mais em conta são as coberturas piramidais, que são mais simples e fáceis de montar. Mas, como possuem medidas padrão, não podem ser montadas em qualquer ambiente”, explica Rafaela.

Dentre os espaços mais preparados para receber casamentos estão:

Casa de Canoa Bridal GuideCASA DE CANOAEspaçosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio

Com estilo rústico-chic, idealizado pela Flor & Forma, a Casa de Canoa fica na praia do Curral e acomoda até 400 convidados no estilo coquetel. Com 40 metros de frente de praia, o espaço também é ótima opção para os casais que desejam dizer o “sim” em uma cerimônia literalmente pé na areia.

(Foto: Beach Style Weddings)

(Foto: Divulgação)

Vila Salga Bridal GuideVILA SALGAEspaçosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio

A Vila Salga é o espaço de eventos anexo ao restaurante Salga, na Praia da Armação, em Ilhabela. Construído especificamente para casamentos, o local acomoda 300 pessoas e conta, além do salão de festas todo de vidro, com restaurante, bar, espaço pista de dança, deck especial, área pé na areia e varanda de frente para o mar. 

(Foto: Beach Style Weddings)

(Foto: Beach Style Weddings)

DECORAÇÃO 

Os noivos que se casam em Ilhabela fazem questão de prestigiar fornecedores e artistas locais. O resultado é uma festa totalmente integrada ao local, e em todos os sentidos! Aqui no site já publicamos muitos casamentos por lá (tem todos aqui), e o que mais percebemos é que o fato das festas começarem ainda de dia e se estenderem até de noite, a presença de confortáveis lounges é a chave de uma decoração de sucesso. A Natureza Lounge, por exemplo, é uma das boas pedidas para locação de móveis. As peças são de fabricação própria e feitos com madeira de demolição, ferro e fibras naturais como banana, taboa e junco – o que faz toda a diferença em uma decoração praiana.

(Foto: Studio Job)

GASTRONOMIA

Um casamento ou destination wedding na praia pede uma harmonia com destino. E esta integração muitas vezes se dá através de um menu personalizado e com boas opções da culinária local. Assim como a Ilhabela possui espaços e empresas especializadas em aluguel de móveis e materiais, chefs e buffets especializados em festas e eventos também são encontrados na região. O restaurante mais famoso da região, e que se tornou muito conhecido no Brasil, é o Marakuthai, da chef Renata Vanzetto. Em 2010, Renata, com ajuda da prima Aline Frey, criou do Buffet Marakuthai Ilhabela Bridal GuideBUFFET MARAKUTHAI ILHABELABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio, que é focado em casamentos. O menu mantém a cultura do restaurante, que combina o sabor brasileiro com toques asiáticos. Entre as especialidades mais pedidas estão o Bolinho de peixe Thai, o Ceviche de peixe branco e a sobremesa Santa Tereza (espécie de creme de cheesecake com calda de frutas vermelhas).

(Foto: Beach Style Weddings)

(Foto: Beach Style Weddings)

Veja também: 10 vestidos de noiva para casar na praia

E mais: 15 convites para casamento na praia

Ficha Técnica

Fornecedores que

Assessoria & Cerimonial: CASAR NO PARAÍSO Bridal GuideCASAR NO PARAÍSOAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio
Espaços: CASA DE CANOA Bridal GuideCASA DE CANOAEspaçosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio
Espaços: VILA SALGA Bridal GuideVILA SALGAEspaçosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio
Buffets & Banqueteiros: BUFFET MARAKUTHAI ILHABELA Bridal GuideBUFFET MARAKUTHAI ILHABELABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio