Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
de 29/09 a 01/10 de 2017 Casa Petra São Paulo

Navegue como ou

Guia de casamento em Ilhabela: o que você precisa saber e opções de fornecedores

Destino querido dos casais de São Paulo e região, a Ilhabela reúne boas facilidades para um destination wedding: proximidade de uma capital, um cenário maravilhoso, bons espaços de festas, serviços de qualidade e infraestrutura para receber os convidados durante a estadia. E assim como qualquer destino tem suas peculiaridades, recomendações e restrições, a Ilhabela também tem as suas. Com ajuda dos melhores fornecedores da região, montamos um especial com tudo que você precisa saber para um casamento em Ilhabela. Vem ver:

POR QUE CASAR EM ILHABELA? 

A apenas 200 km de São Paulo, Ilhabela é uma ótima opção para quem quer um casamento na praia, mas próximo à cidade. E a boa notícia é que, atualmente, o local está 100% preparado para receber grandes festas. “Além de contar com muitos fornecedores de casamento, a Ilhabela tem ótimas opções de hospedagem, restaurantes, cafés, lojas, bares e, claro, praias, explica Rafaela Perez. Para os noivos que estão pensando em casar na Ilhabela, mas não conhecem a região e precisam de ajuda com cada detalhe, a Rafaela Perez é uma das assessora mais experientes. Nome por trás da Casar no ParaísoFornecedoresCASAR NO PARAÍSOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Litoral)Leia mais, ela cresceu por lá, conhece cada detalhe, fornecedor e peculiaridade, bem como os possíveis imprevistos e a melhor solução para cada um.

Casamento realizado com assessoria da Casar no ParaísoFornecedoresCASAR NO PARAÍSOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Litoral)Leia mais | Foto: Stephany Afonso

CLIMA

O clima é sempre motivo apreensão para os noivos que casam na praia e, por isso, ter um plano B é imprescindível. “O projeto de decoração precisa prever uma solução para caso de chuva e mau tempo. E esse plano B precisa ser perfeito para que a festa não seja prejudicada!”, explica a decoradora Mara PerezFornecedoresMARA PEREZ ARQUITETURA DE FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Litoral)Leia mais. Segundo Rafaela, a melhor época para casar em Ilhabela é entre os meses de junho e agosto“Como é inverno, a lógica é que teremos menos chuvas. Nos últimos anos, junho foi o meu mês preferido para casamentos na praia. Sem chuva, sem calor excessivo e sem frio”, conta.

MELHOR HORÁRIO PARA CASAR

A maioria dos noivos que casa na praia sonha com uma cerimônia ao pôr do sol. E, nesses casos, é ainda mais importante que a cerimônia não atrase. “Além de correr o risco de perder o por do sol, os noivos podem ficar sem a iluminação natural para as fotos depois da cerimônia. O melhor horário é às 16h, lembrando que, quando não estamos em horário de verão, escurece por volta de 17h30″, aconselha Rafaela. “Outro aspecto importante é que, nesse horário, já está menos calor e o sol já abaixou um pouco, o que preserva o conforto e o bem-estar dos convidados”, complementa Mara.

LOCOMOÇÃO DOS CONVIDADOS

O transporte dos convidados é uma das maiores preocupações dos noivos que casam em Ilhabela, já que a locomoção depende das balsas. “Isso contribui para que a ilha se mantenha preservada e bem-cuidada, mas exige planejamento para que não haja contratempos. Indicamos marcar hora para o acesso à balsa e também existem horários em que há maior tráfego, como no fim da tarde das sextas-feiras e aos domingos”, explica Rafaela. A ilha também tem helipontos e vans com motoristas treinados para esse tipo de evento”, acrescenta a decoradora Mara Perez.

HOSPEDAGEM

Os casamentos em Ilhabela costumam acontecer em finais de semana prolongados, com três ou quatro dias de festa. Por isso, é comum que não apenas os noivos, as famílias e os padrinhos se hospedem no local. “Existem opções de todos os tipos: tradicionais, rústicos, mais isolados, de frente para o mar, pousadas e até os que aceitam pets”, comenta Mara. Cercado pela natureza, o TW Guaimbê Exclusive SuitesFornecedoresTW GUAIMBÊ EXCLUSIVE SUITESDestination Wedding, Hotéis - CasamentoSão Paulo (Litoral)Leia mais oferece 16 suítes exclusivas com decoração aconchegante.  

Cada suíte possui uma decoração diferente

PASSEIOS E EVENTOS PRÉ-WEDDING

Grande parte dos casamentos em Ilhabela duram dois ou mais dias, e muitos convidados aproveitam o tempo para conhecer melhor o lugar. “Para quem tem tempo, sugiro as praias do Bonete e Castelhanos, que são um pouco mais afastadas. Mas são também ótimas opções para os aventureiros e surfistas. Só é preciso tomar cuidado com os borrachudos”, indica Rafaela. Já os eventos pré-wedding podem acontecer tanto no próprio hotel em que os noivos estão hospedados, como em outros espaços. “Acredito que o mais importante é que a festa seja próxima ao local onde os convidados estão hospedados. Embora estejamos em uma ilha, a distância pode ser grande”, alerta Andrea Magalhães, da Mercador EventosFornecedoresMERCADOR EVENTOSDecoração & CenografiaSão Paulo (Litoral)Leia mais“Existem também opções de empresas que oferecem diversos tipos de embarcações para festinhas privadas em alto-mar, complementa Rafaela.

MONTAGEM DA FESTA COM E SEM COBERTURA

Assim como os casamentos na cidade, as festas em Ilhabela também têm restrições em relação à montagem da estrutura. “Geralmente, os locais permitem que a festa seja montada na sexta-feira, considerando que o casamento começa cedo no sábado. E aí, aproveitam para, na sexta à noite, afinar a luz”, explica Mara. “Também existem critérios para a balsa e para transitar na ilha. Uma assessoria especializada pode orientar sobre todos os trâmites de montagem e desmontagem da festa”, acrescenta Rafaela.

A festa ao ar livre é um dos maiores atrativos dos casamentos em Ilhabela. Mas, para evitar contratempos e garantir o conforto dos convidados, é importante investir na cobertura“Existem empresas da ilha que conhecem bem os ventos do litoral. As estruturas são pré-construídas em madeira e ferro, e o custo é alto. Uma opção mais em conta são as coberturas piramidais, que são mais simples e fáceis de montar. Mas, como possuem medidas padrão, não podem ser montadas em qualquer ambiente”, explica Rafaela.

Dentre os espaços mais preparados para receber casamentos estão:

Casa de CanoaFornecedoresCASA DE CANOAEspaçosSão Paulo (Litoral)Leia mais

Com estilo rústico-chic, idealizado pela Flor & Forma, a Casa de Canoa fica na praia do Curral e acomoda até 400 convidados no estilo coquetel. Com 40 metros de frente de praia, o espaço também é ótima opção para os casais que desejam dizer o “sim” em uma cerimônia literalmente pé na areia.

Espaço Galiileu VilaFornecedoresESPAÇO GALIILEUEspaçosSão Paulo (Litoral)Leia mais

Bem pertinho do centro histórico da Ilhabela, o Espaço Galiileu Vila é uma boa escolha para os noivos que querem uma cerimônia mais intimista, mas não abrem mão do clima de praia. Um dos pontos altos deles é o deck sobre a água, que se completa com um cenário encantador da serra.

Deck do Espaço Galiileu sobre o mar

TW Guaimbê Exclusive SuitesFornecedoresTW GUAIMBÊ EXCLUSIVE SUITESDestination Wedding, Hotéis - CasamentoSão Paulo (Litoral)Leia mais

Uma boa opção para os casais que estão pensando em um mini wedding é TW Guaimbê Exclusive SuitesO hotel é ideal para casamentos pé na areia, além de ter ambiente aconchegante e serviço de catering.

Casamento realizado no TW Guaimbê Exclusive Suites

Vila SalgaFornecedoresVILA SALGAEspaçosSão Paulo (Litoral)Leia mais

A Vila Salga é o espaço de eventos anexo ao restaurante Salga, na Praia da Armação, em Ilhabela. Construído especificamente para casamentos, o local acomoda 300 pessoas e conta, além do salão de festas todo de vidro, com restaurante, bar, espaço pista de dança, deck especial, área pé na areia e varanda de frente para o mar. 

DECORAÇÃO 

Os noivos que se casam em Ilhabela fazem questão de prestigiar fornecedores e artistas locais. O resultado é uma festa totalmente integrada ao local, e em todos os sentidos! “Sou uma das precursoras de casamentos em Ilhabela e, quando comecei, tínhamos que trazer tudo de fora. Muitas vezes, o projeto era inviabilizado por conta do alto custo de frete e da logística complicada. Até que artistas, comerciantes e moradores locais começaram a montar empresas de mobiliário, roupas de mesa, doceiras, buffets… Essas empresas se desenvolveram e se especializaram, criando um mercado de casamentos forte e estável”, explica Mara Perez. “Geramos emprego em um mercado em que vemos tantos produtos ‘made in china’. Além disso, resgatamos os bordados feitos à mão e desenvolvemos produtos exclusivos com a mão de obra local”, conta, Andrea Magalhães.

Mara PerezFornecedoresMARA PEREZ ARQUITETURA DE FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Litoral)Leia mais

Cuidadosa e muito carinhosa com suas decorações, a arquiteta Mara Perez desenha à mão cada croquis e pinta em aquarela cada cenário do casamento. O desejo de realizar o sonho dos noivos é tanto, que ela realiza pouco antes do grande dia a Prova de Arranjos, que permite que os noivos vejam como será de fato a decoração e aprovem os últimos detalhes.

Decoração em vermelho, vinho e rosa assinada por Mara Perez

Mercador EventosFornecedoresMERCADOR EVENTOSDecoração & CenografiaSão Paulo (Litoral)Leia mais

Comandada por Andrea Magalhães e Claudia Gnemmi, a Mercador Eventos é expert em decorações com clima de praia e aquele aconchego do mar. Valorizando o design, as fibras naturais e os trabalhos manuais, eles se destacaram também no mercado de aluguel de mobiliário para casamentos com peças autorais e funcionais. Dentro os produtos mais encantadores estão as roupas de mesa em tecidos nobres, como linhos.

Decor assinado por Mercador Eventos no Vila Salga

GASTRONOMIA

Um casamento ou destination wedding na praia pede uma harmonia com destino. E esta integração muitas vezes se dá através de um menu personalizado e com boas opções da culinária local. Assim como a Ilhabela possui espaços e empresas especializadas em aluguel de móveis e materiais, chefs e buffets especializados em festas e eventos também são encontrados na região. Fundado pelo empresário do ramo gastronômico Ricardo Fazzini, a banqueteira Ivy Valente e o chef Tiago Reis, o Bendita Cozinha Buffet FornecedoresBENDITA COZINHA BUFFETBuffets & BanqueteirosSão Paulo (Litoral)Leia maisé uma das boas opções. A empresa levou à Ilhabela, em 2009, o conceito “casual chic”, que consiste na degustação de diversas receitas em pequenas e médias porções.

Camarão, guacamole e chips de raízes servido na tacinha individual, uma das especialidades do Bendita Cozinha

Veja também: 10 vestidos de noiva para casar na praia

E mais: 15 convites para casamento na praia

2 Comentários

  1. elisa 24 de março de 2017

    Blog mais que perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *