Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ e não poderia haver momento melhor para, finalmente, publicarmos o nosso Especial Casamento Homoafetivo!

Os casamentos, hoje em dia, refletem a personalidade de cada casal, tanto em termos de estilo como de protocolos a serem seguidos. Temos alguns lindos casamentos gays publicados no site e sempre acreditei que todas as ideias e referências expostas aqui no site poderiam ser adaptadas/reinterpretadas para todo tipo de casamento, hetero ou homo. Até que comecei a receber dúvidas frequentes de casais que queriam celebrar a união e não estavam se identificando com o nosso conteúdo, nem encontrando respostas para as suas dúvidas. Por isso, pensei em fazer esse Especial Casamento Homoafetivo. Assim, espero poder ajudar mais e mais casais a celebrarem o amor à sua maneira!

Começamos respondendo às dúvidas mais frequentes:

1. Qual a ordem de entrada na cerimônia quando são dois noivos ou duas noivas? E quem os acompanha até o altar?

Assim como em tantas outras questões, essa escolha tem que fazer sentido para vocês! E vocês têm toda a liberdade para fazerem como quiserem – podem entrar com a mãe, com o pai, com ambos, com outra pessoa que seja especial, com animais de estimação… ou sem ninguém!

Há casais que fazem a entrada “tradicional”, ou seja, entra um primeiro, fica no altar, e espera pela chegada do outro. A entrada também pode ser de um logo em seguida do outro, de modo que não fica ninguém esperando no altar. Quem entrará primeiro ou quem irá na frente? Não há regras… Há também casais que preferem entrar juntos, e isso pode ser feito a dois ou com uma pessoa significativa para eles no meio ou uma pessoa importante de cada ao lado (nesse caso, é preciso espaço para o quarteto passar). Uma ideia que achei legal, mas que requer espaço para ser executada (e de mais fotógrafos para registrar), é de ter dois caminhos que levam ao altar simultaneamente.

2. Como saber se o fornecedor é gay friendly?

Não consigo pensar em nenhum profissional do nosso Guia de Fornecedores que não seja gay friendly. Considero o mercado muito aberto nesse sentido e vejo muito respeito. Mas se estiver em dúvida, você pode dar uma olhada no portfolio para ver se aquele profissional já fez casamentos homoafetivos. Senão você pode dizer que se trata de um casamento homoafetivo num primeiro contato e sentir a reação da pessoa ou perguntar diretamente se o profissional faz casamento homoafetivo.

3. Tenho familiares que são contra o casamento homoafetivo, mas minha mãe faz questão de convidar a família toda. Tenho que convidar parentes preconceituosos só para agradar meus pais?

A lista de convidados costuma render dor de cabeça em qualquer casamento. É comum que os pais queiram convidar pessoas que os noivos prefeririam não ter na festa, por motivos variados. Nesse caso, claro, trata-se de uma questão mais delicada.

Vale uma conversa com seus pais, mas penso que o principal é que vocês se sintam à vontade no casamento, rodeados por pessoas que apoiam a união. De qualquer maneira, é bem provável que parentes preconceituosos não compareçam, caso sejam convidados.

4. Meu pai não aceita meu casamento e disse que não vai à celebração. Por causa dele, minha mãe acha que não deve ir também, mas o apoio de ambos seria importante para mim! O que devo fazer? Meu casamento era para ser um dia feliz…

Como você bem sabe, infelizmente, ainda não são todos os pais que apoiam o casamento homoafetivo. Aliás, recomendo a leitura dessa coluna da Lori Gottlieb que esclarece o porquê de alguns pais terem essa dificuldade (não é uma justificativa, é um explicação).

Talvez, você não tenha tempo hábil para mudar a opinião do seu pai até a data do casamento, mas, ainda assim, não vejo outro caminho do que tentar conversar – você e seu pai, você e sua mãe, sua mãe e seu pai, outros parentes/amigos e seu pai. E acredito que você deva enviar um convite para a casa deles. Se o seu pai decidir por não ir, terá sido uma escolha dele (da qual ele muito possivelmente venha a se arrepender um dia), mas você pelo menos terá o sentimento de que fez a sua parte.

Por pior que seja não ter o apoio deles nesse momento, a decisão de se casar é voltada para o seu futuro – seu futuro com a pessoa que te acompanhará pela vida, nos momentos bons e ruins. E isso merece ser celebrado da melhor maneira! Tente focar em vocês, no casal, no que estão construindo juntos!

5. Já moramos juntos e nos consideramos casados, mas vamos fazer uma cerimônia civil. Como tornar isso especial?

É muito comum casais que moram juntos decidirem oficializar a união. O fato de já morarem juntos não interfere em nada na celebração! A troca de votos, estar com seus queridos por perto, a festa… tudo isso já vai tornar o casamento civil um dia muito especial! Mas se quiser acrescentar uma dose extra de emoção, vale fazer um vídeo contando a história de vocês, ter depoimentos de pessoas que conhecem bem a história de vocês ou incluir alguns discursos…

6. Tem como inserir alguma religião no casamento homoafetivo?

Embora algumas igrejas não realizem casamentos homoafetivos, é possível incorporar religião à cerimônia. Algumas religiões são mais abertas, então se para você é importante, vale a pena pesquisar sobre o assunto não só na sua igreja, como em outras da mesma religião. Há paróquias e a oficiais religiosos que têm uma visão mais moderna sobre o casamento. E se mesmo assim você não consegui realizar seu casamento em um santuário religiosos, não tenha medo de incorporar a sua fé em seu voto, ou mesmo no discurso do celebrante. Palavras de fé podem ser modificadas e reaplicadas para se adequar a situações que vão muito além de seu contexto original, então considere escrever seus próprios votos e incluir quaisquer sentimentos religiosos que sejam importantes para você.

Este é o primeiro post de uma série que preparamos para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ aqui no site. Ainda terá dicas de moda para eles e para elas, de decoração e também tira-dúvidas sobre as questões legais do casamento homoafetivo.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Lindas inspirações de celebrações