Depois do post de responder algumas dúvidas frequentes em relação ao casamento homoafetivo, o assunto agora é moda! Muita gente tem dúvida do que vestir. E de fato, uma simples busca no Google ou no Pinterest já mostra que opções não faltam. O que também deixa claro que os casais são livres para criarem suas próprias interpretações das tradições – não existe certo e errado! Mas, como aqui, dou o meu ponto de vista (que está longe de ser uma verdade absoluta, é apenas uma opinião), separei algumas referências de que gosto para inspirar.

Dividi o tema moda em três posts: neste, falo trago algumas sugestões do que vestir para os noivos; no próximo, algumas ideias para as noivas; e, por fim, looks para madrinhas e padrinhos.

Dica do expert

O terno se torna, assim como em um casamento heterossexual, a opção mais recorrente para os noivos. O que diferencia nestes casos é o toque especial que aparece em padronagens, tecidos e acessórios. O estilista Ricardo Almeida, inclusive, sugere essa diferenciação. “Recomendo que os noivos não fiquem iguais, que procurem roupas distintas. Seja por meio da cor ou da padronagem. Os ternos podem ou não ter alguma ligação. Por exemplo, um terno risca de giz e outro liso. Assim, além de respeitar a identidade e personalidade de cada noivo, uma roupa não tira a força da outra.”

Na foto abaixo, por exemplo, o casal optou por ternos de cores diferentes, mas deram um toque especial trocando os coletes entre si.

casamento homoafetivo

(Foto: Le Hai Linh | Wedding Planner: Fab Events Lab)

Outro bom exemplo é o beauty artist Alê de Souza, que disse “sim” ao namorado Rodrigo Shimoto usando um terno branco, enquanto seu companheiro apostou no azul – ambos com o mesmo corte (ou muito semelhante), usado sem gravata.

casamento homoafetivo

(Foto: Roberto Tamer)

Mas não quer dizer que os casais não possam ficar iguais, como neste caso:

casamento homoafetivo

(Foto: Bodalia | Wedding Planner: Fab Events Lab)

E além dessas cores neutras e mais tradicionais dos exemplos acima, as candy colors também funcionam no altar:

(Foto: Casey Brodley)

Smoking: o queridinho dos casamentos homoafetivos!

Nos EUA, muitos noivos – hetero e homo – optam pelo traje black tie, que pede uma formalidade a mais da festa, inclusive dos convidados, que normalmente seguem o mesmo dress code. Uma boa e chiquérrima inspiração é o casamento do vice-presidente senior da Ralph Lauren, David Gevurtz, com o empresário Dennis Adler. E apesar de os noivos estarem iguais, eles deram um toque de personalidade: gravatas borboletas de cores diferentes, uma marinho e outra bordeaux.

(Foto: Samm Blake)

Outro casal que apostou no black tie foi Neil Patrick Harris e David Burtka. A diferença estava nos botões da camisa e no colete, usado pelo astro de How I Met Your Mother :

casamento homoafetivo

(Foto: Danielle Levitt)

Uma variante do smoking é o summer, cujo paletó é off white, e, como o nome sugere, é indicado para o verão. Foi a escolha do casal Brendan Monaghan e Mark Herman, que fez um casamento “beach chic” na Harbour Island:

casamento homoafetivo

(Foto: Joshua Lawrence Kogan)

E se o casal quiser misturar os dois tipos de smokings, por que não? Abaixo, cada noivo com uma cor de paletó:

(Foto: Lover of Mine)

Nesse casamento “all-greenery“, os noivos Ross Matsubara e Noa Santos se diferenciaram pela padronagem dos tecidos de seus smokings

casamento homoafetivo

(Foto: Melia Lucida)

Uma ideia para os noivos que queiram dar um toque surpreendente ao look do casamento, Brendan Monaghan e Mark Herman apostaram em calças estampadas para o pre-wedding black tie.

(Foto: Joshua Lawrence Kogan)

Trajes despojados

O fotógrafo de moda Dean Isidro e o diretor de vendas Nicholas Holder são uma inspiração para noivos que sonham com um casamento bem despojado (vale a pena ver a matéria completa do casamento deles aqui). A celebração foi super intimista (na pandemia, inclusive), no jardim da casa dos pais da melhor amiga de Dean. Quando explicaram a escolha dos trajes, o que me chamou a atenção foi que Dean disse que ele sabia “com o que se sentiria mais confortável” – e isso era uma camiseta vintage, um paletó branco, uma das calças pintadas da sua marca de roupas e um par de tênis. Nicholas, que é um pouco mais clássico, preferiu combinar o mesmo paletó branco com calça de linho, mas manteve o ar casual com a camiseta e o tênis.

(Foto: Belathée Photography)

Making of em conjunto

Nos casamentos hetero, dizem que o noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia, porque dá azar… bom, eu não acredito nesse tipo de coisa, mas se os noivos preferirem manter a surpresa para o altar, não há problema algum. Entretanto, o making of em conjunto também tem seu valor! rs Acho tão linda a cumplicidade dos noivos quando um ajuda o outro a se vestir. Pode render belos cliques para o álbum – vale a pena considerar essa opção!

Foto: The Ober-Ports

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Tira-dúvidas sobre casamento homoafetivo

Veja também: Especial casamento homoafetivo: looks de noivas

E ainda: Especial casamento homoafetivo: o que madrinhas e padrinhos devem vestir?