Adriana Sapag e Fernanda De Meo Penido são os nomes por trás da Entrevento, uma das assessorias mais bacanas de São Paulo! São delas, por exemplo, a organização de muitos casamentos lindos que já postamos aqui no site – tanto na cidade, quanto no campo, na praia e até fora do País. E como estão prestes a comemorar dez anos de história, são nossas entrevistadas de hoje. E o tema, claro, é assessoria de casamento.

A dupla, que tem uma dinâmica toda especial de trabalho, contou para que tipo de casal é recomendado cada tipo de assessoria (completa, a parcial e a do mês), como entender a dinâmica de uma festa e, principalmente, a importância de ter uma boa assessoria quando há sonhos e opiniões demais em um só dia – do noivo, da noiva, dos pais… Dá uma olhada no que elas nos contaram:

– Como tudo começou?

Somos amigas de longa data, trabalhávamos juntas e queríamos ter nosso próprio negócio. A idéia inicial era abrir uma empresa de locação de materiais para eventos e, durante o período de pesquisa de mercado, a vida nos encaminhou para essa outra área que tanto amamos hoje: a de organizar festas!

– Você e a Adriana atuam sempre juntas? Como dividem as tarefas?

Nós fazemos questão de cuidar pessoalmente de cada detalhe da organização de uma festa e sempre estamos presentes! Todos os atendimentos são feitos diretamente por nós e temos contato muito próximo com todos os nossos clientes. Estamos sempre juntas, trabalhamos lado a lado no escritório e sabemos tudo de todos os clientes, mas sempre uma fica mais à frente de um evento!

– Quais as principais diferenças entre organizar um evento social e um casamento?

Por ser o evento social dos mais importantes da vida da pessoa, a organização de um casamento envolve muitos sonhos a serem realizados! Sonhos não apenas dos noivos, mas de suas famílias também! Então a escolha de cada profissional é geralmente muito mais pesquisada e analisada pelos noivos, que querem conhecer a fundo todos os detalhes antes da decisão final. Além disso, por ser uma festa familiar, em que geralmente os pais dos noivos se envolvem nas decisões, lidamos com diferentes pessoas, sonhos e expectativas nesse processo de organização. Então, para nós, assessoras, diferentemente de outros eventos sociais, esse processo vai além de gerenciar as contratações. Nós ajudamos cada família a achar um caminho em comum, a tornar esse momento prazeroso e inesquecível. Cuidamos dessas famílias de forma muito carinhosa e dedicada, pois a importância do casamento requer esse cuidado especial!

– Como a assessoria é um serviço que os noivos só compreendem de fato após a festa, como vocês apresentam o trabalho para os noivos?

Com certeza essa é uma dificuldade que enfrentamos! Nosso trabalho é a primeira grande contratação de um casal, que só entende a importância desse serviço e o quanto trabalhamos no final do processo. Na nossa primeira reunião com noivos, buscamos sempre conversar sobre a quantidade de fornecedores existentes e mostrar o quanto as boas escolhas fazem diferença e nada melhor do que ter uma assessoria, dividindo experiências passadas e compartilhando conhecimento para fazer as melhor escolhas. Além disso, explicamos um pouco sobre todas as burocracias e complexidades, tanto da fase de contratação como no dia do evento. Mas acima de tudo, mostramos um pouquinho do nosso jeito, de quem somos e como trabalhamos, pois acreditamos que a empatia e a confiança são chaves na contratação de uma assessoria.

Casamento em São Paulo ( Foto: Soraya Oliveira )

– Quais serviços a Entrevento oferece e as diferenças entre eles?

Oferecemos 3 tipos de serviço:

  1. Assessoria Completa: Auxiliamos e nos envolvemos com tudo referente à festa, desde a primeira contração até o dia do casamento.
  2. Assessoria Parcial: É muito parecida com a Assessoria Completa, sendo a única diferença que não acompanhamos os noivos em cada reunião com fornecedor. Fazemos todas as indicações, análises, auxiliamos com contrato, enfim, cuidamos de todo o resto! Esse serviço foi criado inicialmente para uma demanda específica que temos em nosso escritório, das noivas que moram fora do Brasil. Por elas não estarem fisicamente aqui, elas não fazem reuniões presenciais com fornecedores. As reuniões ocupam muito tempo de nosso dia, então, dessa forma achamos justo ter essa diferença de valor na assessoria completa das noivas que não demandam reuniões presenciais!
  3. Assessoria do Mês: A noiva nos contrata com antecedência para garantir nossa data, mas só iniciamos os trabalhos um mês antes. Fazemos um check-list e analisamos todos os contratos, apontamos tudo o que está faltando, deixamos o evento redondo. Fazemos todos as partes burocráticas como cronogramas, marcamos horários com fornecedores e no dia acompanhamos e coordenamos tudo desde a montagem até a festa.

( Foto: Soraya Oliveira )

– Qual o estilo de casamento da Entrevento?

Não temos um estilo de casamento, mas sim um estilo de atendimento. Nosso maior objetivo é sempre atender com muito carinho, dedicação e responsabilidade todas as nossas noivas, buscando aconselhar da melhor forma possível para que os casamentos tenham o estilo que os noivos sonham!

– Muita gente acha que casamentos pequenos não necessitam de assessoria. Vocês concordam?

Toda organização de evento é sempre muito trabalhosa e requer tempo. A falta de experiência, independente do tamanho do casamento, pode se transformar em erros de contratação que geram mais custo para serem resolvidos, ou até em desgastes por serem erros que não tem como resolver. Além disso, todo mundo sabe que oferecer um simples almoço em casa significa que o anfitrião não irá curtir como seus convidados, pois tem que cuidar de tudo para dar certo. E uma noiva no dia do seu casamento, por menor que ele seja, precisa curtir sem preocupações! Por isso, ter um profissional para cuidar da organização é com certeza o melhor investimento num momento tão importante!

– Outro pensamento é que casar em casa é mais barato. O que a experiência de vocês diz sobre isso?

Casar em casa significa que não ter um custo de locação de um espaço, apenas isso. Todo o resto será necessário contratar. Além disso, para casar em casa no geral é necessário construir cobertura e investir em outros detalhes que em um espaço de eventos, preparado para isso, não teria necessidade. Então são raríssimos os casos em que casar em casa é mais barato!

– Como vocês organizam as etapas do trabalho na Entrevento?

Sempre nos adaptamos a cada casal! Mas no geral, primeiro iniciamos com a busca do espaço ideal e com uma planilha de estimativas de gastos. Em segundo lugar, montamos um cronograma de contratações, para que itens mais urgentes sejam contratados primeiro, e ao mesmo tempo não fique um processo cansativo! Por fim, iniciamos então a fase de indicações, reuniões e contratações…

Casamento na fazenda ( Foto: Fernanda Scott )

– Qual a maior saia justa que vocês já passaram com uma noiva?

Uma das histórias que nos marcaram foi no casamento de um casal muito querido. A cerimônia era bem importante para eles e foi pensada pela noiva para que tivesse muito significado. Muito envolvida pela cultura indiana, praticante de yoga e priorizando na vida toda a parte energética e de bem estar, ela teve indicação de um celebrante pelo seu guru. A cerimônia era numa praia e algumas horas antes passamos com o celebrante todos os detalhes, o levamos ao restaurante do hotel e combinamos o horário para ele estar de volta na área da cerimônia.

Os convidados chegando, tudo pronto e o celebrante? Nada dele, desapareceu. Parte da nossa equipe, toda a equipe de seguranças e o pessoal do hotel buscando pelo celebrante. Sabíamos o quanto era importante para a noiva. Cerimônia já atrasada, só esperando o celebrante aparecer, chegou num momento crítico para começar, pois poderia começar a anoitecer em breve!

Chamamos o irmão do noivo, combinamos um discurso e explicamos aos noivos que teríamos que seguir sem o celebrante, mesmo sabendo da importância dele. Enquanto o noivo entrava, olho para o horizonte da praia e vejo o celebrante, em seu traje laranja surgindo! Foi um desespero no rádio, uma assistente tentando disfarçar nosso nervosismo “correu” em direção a ele e o trouxe para a cerimônia! Os convidados nem perceberam, nós e os noivos damos risada dessa história até hoje. E onde ele estava? Foi meditar numas pedras no final da praia e a calmaria do momento fez ele perder a hora! Para nós foi um sufoco…

Casamento em São Paulo ( Foto: Cissa Sannomiya )

– Vocês já realizaram destination weddings. Quais os prós e contras de casar fora de São Paulo?

Sim, vários. Entre os pontos positivos, o principal na nossa opinião é que o casamento passa a ser comemorado por vários dias, os convidados se envolvem mais, se conhecem melhor e curtem com os noivos mais momentos. Além disso, apesar do Brasil ser maravilhoso, mundo a fora temos outras opções de cenários lindos também.

Pontos negativos: primeiro, no geral, a quebra da lista de convidados é maior e pessoas importantes podem não conseguir ir. Em segundo lugar, é um casamento mais custoso para os convidados e para os noivos também, que pagam a festa em moeda estrangeira (em caso de festas fora do Brasil). Por fim, acima de tudo, o Brasil tem uma forma de festejar bastante diferenciada. São festas de mais de 12 horas de duração, fartura de comida disponível a noite toda, decorações extraordinárias com montagens complexas e com muitas flores, na maioria das vezes isso não é viável no exterior. Os noivos precisam se adaptar às culturas e regras locais.

– O que vocês indicam para quem quer uma pista bem animada: banda ou dj?

Tanto DJ como banda animam muito a festa! Entretanto, precisamos entender o perfil dos noivos e dos convidados para indicar o que achamos mais adequado. Fizemos uma festa para noivos com deficiência auditiva, por exemplo, e ter uma banda era fundamental para animação, para ter um estímulo visual complementar. Concluindo, no geral ter um bom DJ ou uma boa banda é o que anima a pista!

– Quais são os 3 conselhos que vocês dariam para uma noiva na hora de escolher a assessoria de casamento?

  • Primeiro, tenha empatia com a(s) assessora(s)
  • Em segundo lugar, confie na empresa que escolher, isso fará toda a diferença no processo
  • Por fim, escolha uma empresa que vá se dedicar ao casamento como se ele fosse único!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Todos os casamentos organizados pela Entrevento que já saíram no nosso site