A Itália é um dos principais destinos para casamentos, e não só de brasileiros. Ingleses, russos, americanos… todos desembarcam por lá em busca de um destination wedding na Itália dos sonhos! E motivos não faltam: a comida é maravilhosa, as paisagens são deslumbrantes, o povo é super animado e festeiro… Mas para que tudo saia realmente como um sonho, bons profissionais não podem faltar, principalmente para casais que vão organizar tudo à distância. E é por isso que nosso bate-papo de hoje é com a Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio, empresa de assessoria e decoração comandada pelas brasileiras radicadas na Itália, Luiza Vegini e Annaisa Petri.

Ao contrário de muitas empresas que começam organizando pequenos eventos, a Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio deu seu start com um festão: o casamento da própria Annaisa, na Toscana, para 200 convidados! O sucesso deste grande dia fez com que elas não parassem mais e recebessem pedidos dos quatro cantos do mundo. Uma de suas noivas, por exemplo, é a atriz Stephany Brito, que disse “sim” ao empresário Igor Raschkovscky em um lindo elopement wedding!

Dá uma olhada no que elas nos contaram, o vídeo que gravaram mostrando o “behind the scene” e as dicas para quem quer um destination wedding na Itália:

– Como tudo começou?

Tudo começou no início de 2017, quando a Annaisa foi pedida em casamento. Ela resolveu organizar tudo por conta própria, curtindo cada detalhe… Sua mãe e sua avó trabalharam por muitos anos fazendo arranjos de noivas e, de uma certa forma, ela cresceu neste ambiente de criação e realização de sonhos. Neste meio tempo, me aproximei da Anna e me propus a ajudar. Juntas fomos conhecendo o trabalho de diversos fornecedores, e foi quando descobrimos em comum a paixão pelo universo dos casamentos.

Costumamos dizer que o universo conspira quando estamos pensando em coisas boas! Nós somos duas brasileiras, arquitetas que se conheceram durante um Mestrado em Firenze. E, por um acaso do destino, foi aqui em Firenze que também conhecemos os nossos maridos e escolhemos a capital da Toscana para morar. Foi então que unimos os nossos sonhos, nos especializamos em casamentos e eventos, e concretizamos a Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio.

(Foto: Sam Sacramento)

– Quais serviços vocês oferecem para os noivos?

Uma assessoria completa, da logística de todas as pessoas, escolha dos fornecedores, assinatura da decoração… absolutamente tudo! Nosso trabalho se inicia com a busca da locação ideal para o estilo de cada casamento. Como somos arquitetas e designers de interiores, a nossa assessoria engloba todo o layout do projeto e do espaço, assim como definição de móveis, iluminação e decoração em geral. Trabalhamos em parceria com diversos fornecedores, o que nos permite personalizar cada evento a fim de atender as expectativas específicas de cada cliente.

(Foto: Sam e Rayanne Sacramento)

– Qual a importância e vantagem de ter uma assessoria local para um destination wedding na Itália?

Acreditamos ser fundamental e imprescindível para o sucesso do evento. O nosso diferencial é que estamos aqui, conhecemos os fornecedores e somos habituadas a trabalhar com cada um deles. Podemos definir todos os detalhes ao vivo e a cores, o que facilita muito quando o cliente nos contrata à distância. Estar aqui e conhecer a cultura local de perto é primordial. Fora isso, um diferencial nosso é que somos duas brasileiras que moram na Itália, dominam o idioma e conhecem muito bem a cultura de ambos os países. Sabemos fazer uma festa com o equilíbrio perfeito entre o Brasil e a Itália.

(Foto: Sam Sacramento)

– Quais as principais diferenças de um casamento italiano?

Normalmente os casamentos na Itália são longos e regados de formalidades. A boa culinária aqui é uma tradição e, por isso, os jantares são sempre fartos e servidos à francesa. A recepção se divide em etapas (aperitivo, jantar, discurso, o corte do bolo e open bar e pista de dança) e cada uma delas acontece em ambientes diferenciados. Sempre adaptamos ao estilo brasileiro, mas achamos super importante evidenciar a cultural local também. O público brasileiro é com certeza o mais exigente, e nós amamos isso. Somos extremamente perfeccionistas e sabemos como proporcionar esse serviço de qualidade.

(Foto: Sam Sacramento)

– Como funciona o atendimento para noivos brasileiros?

Nós prezamos muito pela aproximação com os nossos clientes, por isso agendamos regularmente vídeo-chamadas para atendê-los com precisão e passarmos confiança e tranquilidade. Escolhemos tudo juntos!

– Como é composta a equipe de trabalho no dia do destination wedding na Itália?

Nós duas estamos sempre presentes no dia do casamento e ambas estamos alinhadas de todo o cronograma operacional de cada evento. Quando necessário, devido à complexidade do evento, temos assessoras auxiliares que já trabalham com a gente há tempos e estão acostumadas.

(Foto: Sam Sacramento)

– Quais documentos os noivos brasileiros precisam ter para casar na Itália? Quanto tempo leva o processo?

Depende se será um casamento civil, religioso ou ambos. Para o casamento civil, o processo é bem burocrático e o tempo varia de acordo com cada prefeitura local. Para o casamento religioso precisamos de seis meses de antecedência e dos mesmos documento exigidos no Brasil: curso de noivos, batizado e crisma de ambos os noivos. E caso os noivos não queiram enfrentar nenhum tipo de burocracia, fazendo apenas uma celebração simbólica, não é preciso nenhum documento.

– Caso os noivos queiram levar profissionais e serviços do Brasil, há alguma restrição? Quais serviços vocês indicam levar do Brasil e quais não recomendam?

Somos super abertas e flexíveis para melhor atender nossos clientes. Profissionais como fotógrafos, videomakers, beleza, DJ e banda, por exemplo, são super bem-vindos. Não recomendamos trazer profissionais de setores que necessitam de uma maior estrutura, como catering, som e iluminação, flores e decoração, por exemplo. Mas vale ressaltar que temos uma lista enorme de excelentes fornecedores e parceiros por aqui para atender todos os estilos de casamentos.

(Foto: Sam Sacramento)

– A torta mil folhas feita na hora, diante dos convidados, é um clássico dos casamentos italianos. Ela é comum em toda a Itália? Os noivos podem sempre contar com ela ou só em alguns lugares que é uma tradição?

Sim a torta millefoglie é um clássico na tradição dos casamentos italianos. É comum em toda a Itália, e quase todos os caterings oferecem como uma opção de bolo. É um dos momentos mais esperados no casamento italiano, o famoso taglio della torta (corte do bolo, em português)! Alguns noivos optam por fazer um belíssimo show de fogos durante esse momento.

(Foto: Sam Sacramento)

– Quais outras “atrações” tipicamente italianas fazem sucesso?

O que também faz muito sucesso por aqui são os tenores que cantam e tocam canções típicas italianas, como a Tarantella. É super divertido e anima todos os convidados, que sempre levantam em meio ao jantar para dançar!

– E por falar em jantar, quais os pratos mais pedidos?

No quesito alimentação, a Itália dá um show! E os nossos noivos estando aqui querem provar o que o país tem de melhor. Os caterings oferecem uma lista infinita de opções. Queijos típicos, uma boa massa e um bom vinho estão sempre na lista dos favoritos, assim como o carrinho de gelato.

(Foto: Sam Sacramento)

– Quais lembrancinhas mais comuns em destination wedding na Itália? É possível levar, por exemplo, o bem casado brasileiro para a Itália?

Adoramos sugerir alguma iguaria italiana. O Cantuccini com Vin Santo, por exemplo, é um clássico da região da Toscana que faz sempre o maior sucesso. Os Confetti, que são as amêndoas confeitadas, também são típicos da Itália, e dizem que são sinônimo de prosperidade e fertilidade. No caso do bem-casado, ele pode ser trazido sim do Brasil (tendo sempre atenção à validade). Mas para quem quiser saborear um pouquinho da nossa tradição, temos aqui excelentes doceiras brasileiras, especializadas em bolos, docinhos e bem-casados.

– O que recomendam para os eventos préwedding?

Nossas sugestões que fazem mais sucesso entre os noivos brasileiros são: Brunch di benvenuto; Pizza party; Wine Tasting; e Aperitivo Toscano.

(Foto: Sam Sacramento)

– Não existe uma fórmula exata, mas qual o segredo para o sucesso de um destination wedding fora do Brasil?

Com certeza o sucesso está nas mãos de uma assessoria competente, acessível e totalmente em sintonia com os noivos. Um destination wedding é um compilado de experiências para os noivos e convidados do começo ao fim. E ter uma assessoria disposta a realizar cada um desses momentos é fundamental e garantia de sucesso. Também não podemos esquecer o fato da assessoria morar no país onde será o casamento, e ao mesmo tempo ter a cultura dos noivos – isso facilita tudo!

– Com quanto tempo de antecedência os noivos devem procurá-las?

A Toscana é hoje um dos lugares mais procurados no mundo para destination wedding. Por isso, o ideal é programar tudo com pelo menos um ano de antecedência para garantirmos datas e espaços. Tudo depende também do tamanho e complexidade do evento. Já organizamos elopement weddings em um mês, e foi um sucesso!

(Foto: Sam Sacramento)

O vídeo mostrando o trabalho por trás dos casamentos da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio:

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Mini wedding na Itália

Veja também: Elopement wedding em Siena