Fazer um destination wedding na praia é o sonho de muitos noivos. Porém, mais que escolher o destino ideal, é preciso ter alguém de confiança que cuide de todos os detalhes. A assessora Roberta Calfat tem conquistado os noivos que se casam em Trancoso. De uma família tradicional paulistana, Roberta cresceu acostumada com grandes festas. Depois de anos trabalhando com eventos em São Paulo, resolveu se mudar para a Bahia, onde estabeleceu sua empresa e formou uma ampla rede de contatos. Desde 2015, tem organizado casamentos lindos em Trancoso e região, muitos dos quais publicados aqui no site. Se os noivos ficam satisfeitos com a sua assessoria? Nós só recebemos elogios, sempre!

E foi por isso, que batemos um papo com ela para pegar boas dicas para quem sonha com um destination wedding em Trancoso e região. Dá uma olhada:

– Como tudo começou?

Em 2005, em São Paulo, quando eu e minha antiga sócia fazíamos eventos corporativos. Um belo dia, uma amiga foi pedida em casamento e nos chamou para organizar seu casamento. A partir daí não paramos mais. Após um tempo, continuei sozinha com a assessoria e minha irmã entrou para o time, formamos assim a Duas Calfat. Em 2015, minha família e eu nos mudamos para a Bahia e retomei a empresa aqui, que desde então se chama Roberta Calfat Eventos.

(Foto: Celso Junior)

– Assessoria é um serviço que os noivos só entendem após o casamento. Como você explica a importância do trabalho para os noivos?

O casamento deve ser algo leve, feliz, com sinergia e muito amor, contratar uma assessora significa ter tudo isso e mais um pouco. Ao longo do planejamento, o trabalho é intenso, e ter uma assessora é poder curtir todas as etapas do casamento sem preocupações, é saber que quando o grande dia chegar tudo irá acontecer exatamente do jeitinho que eles planejaram e sonharam, principalmente quando falamos em um destination wedding, em que os noivos não conseguem estar full time durante o processo.

– Como funciona o seu trabalho?

Minha assessoria é completa, trabalho com os noivos desde a escolha do espaço, fornecedores, criação de conceito, tudo o que eles desejarem. Como não estou na mesma cidade onde eles residem, tenho parceiros em vários estados do Brasil, desde empresas de identidade visual, até estilistas de vestido de noiva, além das empresas locais que fazem a cerimônia e a festa acontecerem.

(Foto: Divulgação)

– O que só a assessoria resolve?

Costumo dizer que a assessoria resolve tudo, antes com os noivos, mas durante o grande dia temos que ter jogo de cintura e sensibilidade para poder resolver imprevistos, se houverem, como se fossemos os noivos, sem preocupá-los e os deixarem livres para curtirem cada momento.

– A energia de Trancoso é o que os noivos mais comentam. Qual a magia de Trancoso para você?

Calor humano, beleza natural, história local, alegria contagiante de cada um que vive aqui e que acolhe cada casal que por aqui chega em busca deste cenário único. E além de tudo isso, ainda contamos com mão de obra especializada em cada item, então o “pacote” além de especial é super completo!

(Foto: Euka Weddings)

– Muitas noivas que se casam em Trancoso ficam em dúvida se devem contratar uma assessoria local ou levar uma da sua cidade. Na sua opinião, qual a importância de se ter uma assessoria local?

A assessoria local conhece todos os prós e os contras, e também todos os planos B, caso sejam necessários. Estamos em um vilarejo super organizado, que oferece todos os serviços, mas trabalhar com conhecimento local, com uma rede de contatos, acredito ser de suma importância não só para os noivos, mas para todos os convidados também.

(Foto: Luca Antunes)

– Hoje já é possível realizar um casamento em Trancoso só com fornecedores locais?

Sim, a cada dia temos mais empresas e profissionais especializados, desde cabelo e maquiagem, costureiras, decoração, buffets, doces enfim, tudo para que os noivos possam se sentir seguros.

– Caso os noivos não queiram usar o serviço locais, como funciona a questão de logística para levar profissionais? Alguma limitação ou recomendação que acha importante ressaltar?

Alguns noivos optam por trazer serviços de fora, e quando isso acontece são sempre muito bem-vindos! A logística é super tranquila, o importante é a assessoria deixar tudo bem alinhado, independente da área do profissional, assim tudo dará mais que certo! O que vale ressaltar, neste caso, é que para profissionais de fora os noivos devem prever transporte, hospedagem e alimentação. Esses custos variam e podem já estar inclusos nas propostas dos profissionais ou não. Tudo é questão de se negociar!

(Foto: Luca Antunes)

– Você também cuida da logística dos convidados?

O gerenciamento da logística é feito por mim, mas tenho parceiros impecáveis que cuidam de tudo, desde hospedagens, aéreos, transfer aeroporto, logística interna de convidados e equipes de fora, passeios, tudo o que for necessário.

– O que você mais gosta e recomenda para evento pré-wedding?

Adoro o clima diurno da praia para os noivos comemorarem com os convidados, mas um luau à noite também é incrível! Para os noivos mais ousados, um passeio de escuna também é maravilhoso!

(Foto: Luca Antunes)

– E pós-wedding?

Um jantar delicioso no Quadrado ou o Almoço da Ressaca também caem super bem, mas o ideal mesmo é entender o casal, sentir o que desejam, e como querem estar com todos, a partir daí traçamos as opções para cada casal.

– A igrejinha do quadrado deve ser super disputada. Qual o tempo mínimo para conseguir uma data?

De 1 ano e meio a 2 anos, assim conseguimos garantir a data de preferência.

– Que outros cenários locais você recomenda para o “sim”?

Caraíva, Praia do Espelho, Santo André, Corumbau, Arraial d’Ajuda. Nosso litoral é lindo, opções não faltam!

(Foto: Tiago Saldanha | Espaço: Itapororoca Villa | Decoração: Defleur)

– O que não pode faltar na festa e faz ela durar mais?

Boa música, boa comida, boa bebida e o amor dos noivos!

– Com quanto tempo de antecedência as noivas devem procurar você?

Sugiro sempre fecharmos de 2 anos a 1 ano e meio antes, mas já fiz casamentos aqui em três, quatro meses, e foram maravilhosos.

(Foto: Celso Junior)