A geografia foi generosa com este pequeno país na costa do Adriático e a história não deixou por menos. Abrigando um sem fim de Patrimônios da Humanidade e agraciada por uma das mais belas costas da Europa – salpicada com milhares de ilhas – a Croácia é absolutamente encantadora. A Teresa Perez, nossa especialista de lua de mel, preparou um roteiro especial para os casais apaixonados.


A localização estratégica na costa do Mar Adriático rendeu à Croácia importantes alianças políticas com o Império Veneziano, uma vez que suas ilhas e cidades costeiras faziam parte da rota de mercadores que, a caminho do Oriente, contribuíram para que o país se tornasse um fascinante mosaico cultural através dos séculos.

Com o fim da era comunista e da guerra com a antiga Iugoslávia, o país abriu as portas para o mundo, exibindo cidades históricas donas de arquitetura esplendorosa, emolduradas por um mar de beleza estonteante, integrando a lista dos lugares mais badalados do verão europeu.

Na região de Zagorje, ao norte da capital Zagreb, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panonia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território croata, mas é a costa da Dalmácia ou Costa Dálmata que concentra as maiores atrações, incluindo ilhas como Hvar e Korkula (onde teria nascido Marco Polo) e as belas cidades de Split e Dubrovnik.

lua-de-mel-croacia-teresa-perez-1

Curiosidade…

Os casamentos na Croácia são sempre celebrados com muitos jogos e humor. Em uma das brincadeiras mais comuns, os pais e família da noiva tentam dificultar a chegada do noivo à igreja, colocando obstáculos e tentando “atrasá-lo” no percurso, para que ele prove o quanto quer casar com a moça. Tradicionalmente, os casamentos croatas devem acontecer somente aos sábados, dia que sela a sorte do casal para o futuro.

lua-de-mel-croacia-teresa-perez-6

Ilha de Hvar

Dona de uma rica herança cultural que remonta à Grécia Antiga, Hvar é considerada uma das dez ilhas mais belas do mundo. Com praias deslumbrantes e baías de águas cristalinas em tons de azul, a ilha é a nova eleita do Jet set europeu e tem sido frequentemente comparada a Ibiza, na Espanha, e St Tropez, na Riviera Francesa em seus dias de glória. O interior da ilha vê florescer vastos e perfumados campos de alfazema, além dos vinhedos e olivais, tipicamente mediterrânea.

Cidade de Hvar

Beautiful view of harbor in Hvar town, Croatia

Na Idade Média, Hvar, atual capital da ilha de mesmo nome, foi um importante porto do Império Veneziano, e sob seu comando enriqueceu exportando vinhos, figos e pescados. Através dos séculos, manteve-se como um respeitável centro cultural, destacando-se em diversas áreas do conhecimento, como literatura, arquitetura, escultura, pintura e música, perdendo em importância apenas para Dubrovnik. Na cidade, não circulam carros e suas ruas convergem em uma grande praça – a maior da Dalmácia – onde estão a Catedral e o Arsenal. Muralhas fortificadas vigiam o porto e proporcionam belíssimas vistas panorâmicas.

Dicas de passeios

Franciscan Monastery (Monastério Franciscano)

Construído no século 15, o monastério renascentista ao sul da cidade de Hvar está cercado por belíssimos jardins e exibe pinturas, manuscritos, moedas antigas e incunábulos – livros publicados de 1450 a 1500. Destaque para o claustro e para o museu do monastério.


Stari Grad

Uma antiga colônia grega que foi capital da ilha até o século 14. Sua principal atração é visitar o Castelo de Petar Hektorovic, construído em forma de “Arca de Noé”. Também imperdível é o Convento Dominicano que abriga uma notável coleção de livros e pinturas, com destaque para O Enterro, do italiano Tintoretto.


Ilhas Paklinski

Grupo de 16 pequenas ilhas localizadas em frente ao porto Hvar. É um bonito passeio para quem aprecia o contato com a natureza e gosta de mergulhar.


Praia Dubovica

Com acesso escondido e por isso mesmo mais reservada, esta praia é uma agradável surpresa entre Hvar e Stari Grad. Possui acesso escondido e por isso mesmo é mais reservada. Fica em um minúsculo vilarejo, com uma pequena capela de pedra e uma Konoba (taverna) onde se pode experimentar produtos locais.


Hotel – Adriana Hvar Marina Hotel & Spa

adriana-hvar-marina-hotel-spa

Com estilo contemporâneo, o hotel Adriana dispõe de quartos e suítes com tons claros, mesclados a materiais naturais e detalhes em madeira. O excelente Sensorí Spa oferece diversos tipos de tratamentos e massagens, além de programas especiais como yoga. No terraço estão a piscina de água do mar e o bar, com espetacular vista para os principais pontos da cidade, como a Catedral, o Arsenal, a Piazza Veneziana, a marina e a belíssima baía.

Ilha de Korcula

Uma das maiores – ainda que pequena – ilhas do Mar Adriático. Mais de 50% do seu território é ocupado por florestas, fazendo com que o local seja considerado um verdadeiro paraíso ecológico. Muralhas históricas do século 15 e ruazinhas estreitas e inclinadas também compõe o cenário. A ilha disputa com Veneza o título de cidade natal de Marco Polo – escritor e um dos maiores exploradores da Idade Média.

Dicas de passeios

Zagreb cathedral panoramic aerial view

Saint Mark’s Cathedral (Catedral de São Marcos)

Localizada na parte mais alta da cidade e considerada um dos monumentos mais importantes da ilha. Construída no século 15, a Catedral apresenta estilo gótico-renascentista e abriga uma escultura do croata Ivan Mestrovic, obras do artista veneziano Tintoretto e artefatos religiosos do século 15.


Marco Polo House (Casa de Marco Polo)

Korcula disputa com Veneza o título de cidade natal de Marco Polo, explorador e escritor. Alguns dizem que talvez ele tenha nascido nesta casa, que hoje preserva características originais. Atualmente, apenas a torre está aberta para visitação, onde se pode observar uma modesta exibição sobre a vida do viajante e admirar vista panorâmica da cidade.

Zagreb

A capital da Croácia, Zagreb, está localizada na parte noroeste do país e é a única cidade croata com mais de um milhão de habitantes. A cidade surpreende visitantes e é diferente de qualquer outra capital. Zagreb é cenário de filme antigo, bucólico e tranquilo. Apesar dos recentes conflitos da desintegração da Iugoslávia nos anos 90, a calmaria de Zagreb parece ter sido intocada. Os prédios – alguns deteriorados – marcam a história da cidade. A gentileza está estampada em cada esquina: o ritmo de vida é vagaroso, os moradores são educados e serenos, não poluem as ruas e estão sempre dizendo HVALA (obrigado).

Zagreb está ainda mais atrativa no verão. Com menos turistas, a cidade torna-se quase um cenário particular, que merece ser vivido e apreciado de alguma das agradáveis cafeterias espalhadas por toda a cidade.

Dicas de passeios

Gornji Grad, Donji Grad (Cidade Alta, Cidade Baixa)

As ruas da cidade conservam a atmosfera barroca e revelam, a cada novo ângulo, as imagens pitorescas de feiras ao ar livre e a diversidade de manifestações artísticas. A Praça Bana Jelacic fica no coração do centro histórico e a partir dela pode-se caminhar e explorar muitas das atrações da cidade.


St. Mark’s Church (Igreja de São Marcos)

Um dos edifícios mais antigos da cidade, construído no século 13. O destaque desta igreja fica por conta do telhado multicolorido de azulejos decorados.


Mercado Dolac

Desde 1930 o colorido mercado de Zagreb oferece frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, artigos têxteis e outros produtos típicos – proporcionando um contato direto com a cultura do país.


Rua Tkalciceva

À esquerda do Mercado Dolac, esta conhecida rua de pedras leva à Cidade Alta. Repleta de butiques, bares, restaurantes e galerias de arte em mansões do século 19. A rua também abriga a Sociedade do Café de Zagreb, com mesas sempre disputadas no final da tarde.


Hotel – Esplanade Zagreb Hotel

hotel-esplanade-zagreb-hotel

Desde sua construção, em 1925, o imponente Esplanade Zagreb Hotel é um verdadeiro marco na capital croata. Ao longo de sua existência, o hotel tornou-se célebre pelo seu alto padrão de serviços e pelos quartos impecáveis. Nos restaurantes, os visitantes apreciam belíssimas vistas da cidade enquanto desfrutam das cozinhas croatas e francesas.

hotel-esplanade-zagreb


Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Plitvice Main Waterfalls Spring

Patrimônio Mundial da Humanidade, este é um dos principais Parques Nacionais da Croácia. Suas 62 cascatas e quedas d’água descem serpenteando e formam um aglomerado de 16 lagos, dispostos em degraus naturais – fenômeno com mais de 4 mil anos. A beleza maior de Plitvice é a tonalidade de cada lago nos diferentes tons de cor turquesa, devido à presença de sedimentos calcários nas águas da região. É possível fazer passeios de barco e também caminhadas pelas inúmeras passarelas sobre as águas.

lua-de-mel-croacia-teresa-perez-2

Split

O centro histórico da belíssima Split, mais um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO em solo croata, desenvolve-se a partir do Palácio do Imperador Diocleciano, um dos mais preservados do mundo romano.

Ao sul da península resguardada do mar aberto por inúmeras ilhas, próximo ao movimentado porto, o centro antigo resplandece vibrante e belo, com suas ruas estreitas, igrejas, praças arborizadas, casas de pedra e construções que alternam os estilos renascentista e gótico veneziano. Em contraste, é comum ver carros importados ao lado de verdadeiros “calhambeques” e antigos conjuntos habitacionais dos tempos do comunismo, quando a Croácia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia.

PASSEIOS

– Rua Stradun: No coração de Dubrovnik, a rua principal da Cidade Velha, é cercada por muralhas do século 15, monumentos históricos, lojas, cafés. Deliciosa introdução para os encantos da cidade.

– Muralhas de Dubrovnik: As muralhas foram construídas no século 10. Estendem-se por 2km ao redor da cidade e algumas podem chegar a quase 25 metros de altura. Do alto das muralhas, é possível admirar uma estonteante vista do mar Adriático, a imensidão de telhados avermelhados e alguns pontos de Dubrovnik que não foram reconstruídos após os bombardeios que assolaram a cidade nos anos 90.

– Monastério Dominicano: Um dos mais importantes patrimônios artísticos e complexos arquitetônicos de Dubrovinik, o monastério e sua igreja estão entre as maiores edificações góticas da Costa do Mar Adriático. Em seu interior, encontram-se algumas das mais importantes coleções de pintura renascentista do país, com destaque para as obras do mestre italiano Tiziano Vecellio.


HOTÉIS

Vestibul Palace Hotel

O Hotel Vestibul está localizado no coração da bela Split, dentro dos muros do Palácio Dioclesiano, entre a Catedral e a Praça Peristil. Este hotel boutique foi criado pela junção de três palácios de três diferentes períodos: romano, gótico e renascentista. A bela propriedade combina o design moderno de seu interior às paredes originais de sua estrutura.

lua-de-mel-croacia-teresa-perez-5


Dubrovnik

Aclamada como a jóia do Adriático, Dubrovnik é uma verdadeira obra de arte barroca e renascentista, transbordando charme. Seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ruas ancestrais são ladeadas por palácios de pedra e construções em estilo veneziano. A cidade está cercada por uma muralha debruçada sobre o mar, de onde se tem incríveis vistas panorâmicas para a cidade e o Adriático.

A panoramic view of the walled city, Dubrovnik Croatia

Durante o conflito com o exército sérvio pela independência da antiga Iugoslávia, em 1991, a cidade sofreu bombardeios e teve muitos de seus tesouros destruídos, tendo passado por um incrível programa de restauração patrocinado pela UNESCO. Hoje, Dubrovnik é tão linda quanto no passado, encantando milhares de visitantes, como há séculos.


Villa Dubrovnik

O hotel Villa Dubrovnik está localizado no alto de uma encosta, de frente para o Mar Adriático e rodeado de belíssima vegetação. Os quartos e suítes são espaçosos, com decoração em estilo contemporâneo. Os restaurantes servem a tradicional cozinha mediterrânea, enquanto o SkyBar enche os olhos com uma espetacular vista da Cidade Velha.

hotel_villa-dubrovnik


Hotel Bellevue

Um hotel encravado nas colinas, com o azul insuperável do Mar Adriático compondo o cenário. O sentimento de tranquilidade e romantismo chega imediatamente. Em Dubrovnik, o Hotel Bellevue cria o clima perfeito para os casais em lua de mel. Um dos destaques é o passeio a dois em yacht particular – o prazer de velejar através do Mar Adriático é daquelas experiências inesquecíveis, que combinam aventura e contato com a natureza.

hotel-bellevue

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: O clima na Croácia é mediterrâneo na costa e continental no interior. A temperatura média no verão é de 25°C a 33°C. No inverno, neva em algumas regiões do interior e a temperatura se mantém em torno dos 11°C no litoral.
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Croácia é desde a segunda quinzena de abril até junho e de setembro a outubro, pois os dias são de sol e as cidades não estão tão cheias quanto no auge do verão (julho/agosto).
  • Como chegar: Não existem voos do Brasil diretamente para a Croácia, é necessário fazer conexão na Europa.
  • IMPORTANTE: A Croácia possui mais de 1.000 ilhas, e a melhor forma de conhecê-las é alugar um yacht privativo.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?