Uma das coisas que mais gosto de produzir (aqui para o site e para a nossa revista) são os editoriais de beleza! Neles, tento imprimir a minha visão do que é a maquiagem ideal para noivas. E na minha opinião, exageros não combinam com o altar. Acredito que a imagem da noiva inspira uma certa leveza que deve ser refletida (também) na maquiagem.

Além disso, cada vez mais percebo que não é a quantidade de maquiagem que deixa uma mulher mais bonita e, sim, os “truques” certos. Mesmo as modelos que posam para os nossos editoriais, nem sempre estão tão lindas em outras fotos. Quando faço casting, além de ver as imagens que a agência manda, pesquiso no Google, Instagram, Facebook para “estudar” as meninas (melhores ângulos, o que fica bom nelas em termos de maquiagem, etc)… e,não raro, caio em fotos em que uma maquiagem deixou a menina, que é linda, beeem menos linda!

Atendendo ao pedido de algumas leitoras depois de uma série de posts no Instagram, resolvi reunir aqui o que, na minha opinião (baseada em experiências e na observação), são os 5 erros mais comuns de maquiagem para noivas. Vou explicar o que considero serem os erros e ilustrar cada ponto com “a solução”, ok? (Não vou colocar fotos do que eu considero erro porque não quero expor ninguém com uma opinião pessoal)

ERRO #1: OLHO TODO PRETO

Esse é um ponto em que insisto bastante: não é preciso cobrir toda a pálpebra de sombra preta para se ter um olho marcado. Tá certo que eu implico com pálpebra toda preta de modo geral – uma maquiagem bem elaborada, na minha opinião, tem variações de tons; em termos de técnica, considero bem “simplista” passar uma sombra preta em toda a pálpebra e em termos de estilo, acho démodé. Mas sei que muitas meninas gostam e na balada até combina. Agora, para noiva, com vestido branco, na minha opinião, não cai bem. Fica pesado, mesmo para casamentos à noite.

*SOLUÇÃO 1: Marcar a linha dos cílios + côncavo com tons escuros e deixar a pálpebra móvel com sobra clara. O olho fica marcado, porém leve, e ainda parece maior.

erros-de-maquiagem-noivas-sombra

Em ambas as fotos: maquiagem do Jr Mendes  e fotografia do Drauzio Tuzzollo

*SOLUÇÃO 2: Se você quer escurecer a pálpebra móvel toda, pode usar sombra marrom (ou até mesmo roxa), enquanto lápis/delineador + rímel continuam pretos.

Esq.: maquiagem de Marcelo Sath (Agência First) e foto de Lucas Nascimento | Dir.: maquiagem de Jr Mendes e foto de Felipe Lessa

ERRO #2: DELINEADOR GROSSO DEMAIS E/OU TRAÇO QUE NÃO FAVORECE O FORMATO DO OLHO 

O delineador tem um impacto muito mais forte do que o lápis na maquiagem. E, justamente por isso, deve ser usado com cuidado. Traços muito grossos deixam o olhar pesado, quase “agressivo”. Outro erro comum do delineador é o “gatinho” que deixa o olho caído, ao invés de levantar. No meu caso, por exemplo, que tenho olhos bem redondos e pouca pálpebra móvel, o delineador só fica bom quando é feito beeeeem fininho na linha dos cílios e começa a engrossar só depois da metade do olho pra fora, e a pontinha deve começar a subir um pouco antes de chegar no cantinho externo do olho. Sempre que um maquiador profissional me maquia, eu explico isso e quase sempre ainda tenho que pedir para afinar o traço. Faz MUITA diferença! Fiz uma demonstração comparativa no meu Instagram (@constancezahn), quem quiser assistir é só ir nos Destaques -> Meu Make. Na minha opinião, não adianta nada o traço ficar lindo, maravilhoso quando olhamos pra baixo, se não nos deixar lindas, maravilhosas quando estamos de olhos abertos…! rs

*SOLUÇÃO: Estudar o formato dos olhos e ver qual é o melhor desenho de delineador para você. O ideal é você saber e indicar para o maquiador. Experimente vários tipos de delineados em casa ou use aplicativos que fazem maquiagem digital (é uma boa dica para testar maquiagens sem precisar fazê-las na vida real), compare fotos suas… enfim, faça o que quiser, mas conheça os seus olhos e o que mais favorece eles!

Esq.: Maquiagem de Danilo Toscano (Agência First) e foto de Felipe Lessa | Dir.: Maquiagem de Rodolfo Almeida e foto de Larissa Felsen

ERRO #3: CÍLIOS POSTIÇOS ENORMES

Cílios postiços são a oitava maravilha do mundo! Dão um glamour hollywoodiano instantâneo ao olhar!! Porém, se forem exagerados – longos demais ou espessos demais (= tipo “toldo”, em que a gente não vê espaço entre os fios) – o efeito fica mais mais de drag queen do que de red carpet. Além do ar artificial, os cílios exagerados também podem deixar o olhar caído (expliquei sobre isso no meus Stories, que estão em Destaques -> Minha Make).

*SOLUÇÃO: Todas – absolutamente todas – as fotos deste post tem cílios postiços, que fizeram uma super diferença no resultado da maquiagem, mas mantiveram um ar mais natural. O segredo é escolher tipos que tem fios mais espaçados ou usar aqueles de tufinhos ou usar só um pedaço no canto externo dos olhos (esse é o truque que melhor funciona para mim, e no tutorial que fiz nos Stories, que agora está nos Destaques -> Meu make, mostrei como faço e a diferença de aplicar meio cílios e cílios inteiro)

Esq.: Maquiagem de Jr Mendes e foto de Fernando Louza | Dir.: Maquiagem de Rodolfo Almeida e foto de Larissa Felsen

*SUGESTÃO: Há alguns anos, só uso cílios postiços de uma marca japonesa chamada Diamond Lash, é a minha preferida (dá para comprar em qualquer farmácia no Japão ou pelo e-Bay). Sempre trago para os amigos maquiadores, uso em alguns editoriais e em mim também. Eles tem 58 tipos de cílios (!) – mais longos, mais cheios, mais espaçados… escolhi 3 que já experimentei para ilustrar:

ERRO #4: BATOM DA MODA

De tempos em tempos, um tipo/cor de batom fica muito na moda. Anos atrás, foi o Snob da M.A.C. (quem se lembra?), hoje são os tons marrons ao estilo das Kardashians/Jenners. Apesar do estrondoso sucesso de certas cores, nem sempre as cores da moda combinam tão bem com o look de noiva.

*SOLUÇÃO: os batons que “não tem erro” são os que tem cor de boca – não são nudes apagados e nem rosados demais. E para quem quer dar cor impactante aos lábios (e combina com o estilo), o bom e velho vermelho sempre vai funcionar.

Maquiagem de Jr Mendes e fotos de Fernando Louza

ERRO #5: ILUMINADOR EM EXCESSO (E/OU EM PELE OLEOSA)

Sem dúvida, estamos vivendo o momento iluminador! Parece que virou uma febre, todo mundo ama um glow! rs A pele bem iluminada fica realmente linda, dá um frescor à maquiagem! Mas, em excesso, pode deixar o rosto com aspecto oleoso e metálico.

*SOLUÇÃO: Antes de tudo, é importante saber se iluminador funciona bem na sua pele a longo prazo! Uma coisa é o efeito assim que se termina a maquiagem e tira a foto na ring light, outra beeeem diferente é o efeito 4 horas depois com o flash do fotógrafo! Em segundo lugar, passar o produto apenas nos pontos que devem ser iluminados – como as maçãs do rosto, abaixo da sobrancelha, canto interno dos olhos… se a pele for oleosa, é melhor evitar a Zona T. Alguns maquiadores usam primers que já dão um brilho suave à pele, dispensando assim o iluminador em pó ou líquido. Pode ser uma boa opção.

Esq.: Maquiagem de Tatmake e foto de Larissa Felsen | Dir.: Maquiagem de Ronaldo Vietez (Agência First) e foto de Larissa Felsen

Ficha Técnica

Fornecedores que

Profissionais que fizeram as maquiagens que ilustram o post:

Danilo Toscano da Agência First Bridal GuideAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Jr Mendes Bridal GuideJR MENDESBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Marcelo Sath da Agência First Bridal GuideAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Rodolfo Almeida Bridal GuideRODOLFO ALMEIDA E SANDRO DESSOUBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Ronaldo Vietez da Agência First Bridal GuideAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Tatmake Bridal GuideTATMAKE – BEAUTY EXPERTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

* Para ver todos os beauty artists do CZ Bridal Guide clique aqui