Fernanda da Matta e Paula Abi-Ackel fazem parte da geração de novos talentos do mercado de casamento. A dupla, que comanda o criativo escritório de decoração FP Ateliê Bridal GuideFP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, vem se destacando com projetos alegres e leves e de bom gosto em cada detalhe. A curadoria das peças, muitas parte do acervo próprio, e facilidade de fazer decoração e projeto floral em um só lugar são algumas das vantagens do FP Ateliê Bridal GuideFP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Aqui no site já publicamos diversas decorações delas (tem todas neste link Bridal GuideFP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio), e para saber um pouco mais da história da empresa, de como começaram e o que mais gostam em decoração de casamento, batemos um papo com a dupla. Vem ver:

– Como tudo começou?

Somos amigas de infância e quando a Fe se mudou para SP, chegamos à conclusão que tínhamos um sonho em comum. Juntamos o know-how de cada uma (a Fe já trabalhava com flores e festas e eu em grandes empresas) e estudamos muito até abrirmos o ateliê com uma proposta nova.

– Como vocês chegaram ao mundo de casamento?

A Fernanda sempre trabalhou com projeto de eventos, com uma das principais decoradoras do Brasil. Eu logo me apaixonei pelo universo percebendo o quanto era gostoso realizar sonhos e ver o resultado do nosso trabalho rapidamente. No início atendíamos muito por indicação, mas agora os clientes já nos procuram baseados em outros casamentos que fizemos.

(Foto: Ricardo Durand)

– O que se destaca no estilo da FP Ateliê?

Acho nosso estilo bem alegre e leve, até nos arranjos de cores únicas ou flores únicas, nos quais respeitamos bastante a flor e trabalhamos com um formato bem orgânico. Falando de decoração, um elemento de destaque nosso em todo casamento são as guirlandas das mesas de família, que fazem muito sucesso até mesmo em outros eventos que fazemos. Todo mundo pede. Também acreditamos que nos destacamos pelo atendimento e serviço. Ele é muito bem feito e bem minucioso. Assim, conseguimos identificar exatamente o que os noivos querem, e conseguimos concretizar visualmente muitas coisas que até eles mesmos não conseguiram nos brifar. Nos adequamos ao estilo dos noivos, suas preferências e vontades, assim cada decoração é única, personalizada e especial. Temos um contato muito próximo com todos os nossos clientes, o acesso é irrestrito e acabamos palpitando em todas as etapas, do vestido e buffet até todos o detalhes da decor.

(Foto: Ricardo Durand)

– A gente vê projetos de muito bom gosto e sempre o uso de elementos nobres (flores e peças). Como fazem essa curadoria e onde buscam inspirações?

Sinceramente, nosso acervo começou a ser montando de acordo com a nossa necessidade, depois é que fomos garimpando e comprando coisas que a gente gostava. Fomos sentindo a necessidade de acordo com o eventos que fazíamos, coisas que realmente poderiam fazer a diferença na decoração. Geralmente compramos em feiras e viagens internacionais que fazemos. As inspirações florais pegamos muitas em livros, e no Pinterest, principalmente referências internacionais. Sempre testamos, compramos as flores e vamos fazendo para ver quais são as combinações que dão certo. Também é muito comum alguma referência sair do nosso próprio laboratório, e usarmos como sugestão para a festa. Claro que temos nossas preferências pessoais, eu particularmente prefiro a floricultura inglesa, com arranjos soltinhos, mais “descabelados”, com elementos únicos e de personalidade, e folhagens como eucalipto, por exemplo.

(Foto: Elie Duarte Fotografia)

– O que é luxo em decoração de casamento hoje?

Acho que é conseguir fazer algo com a sua identidade e personalidade, conseguir encontrar um estilo próprio sem fazer copy-paste de casamentos anteriores.

– Como é a divisão de tarefas entre vocês?

Nós duas fazemos os atendimentos, a Fe como é arquiteta faz os projetos e trabalhamos juntas na criação. No dia a dia, fico mais no administrativo e ela mais com projetos, mas na produção olhamos juntas.

(Foto: Celso Junior)

– O fato de fazerem decoração e projeto floral facilita para os noivos em que aspectos?

Conseguimos centralizar tudo em nós, fazer alterações de projeto e mobiliário sem precisar passar por outra pessoa, além de conseguir dar mais segurança para o cliente sobre o que pode ou não ser feito. Às vezes, sinto que depender de outro intermediário pode “truncar” o processo. A proximidade com os noivos é muito grande, isso acaba facilitando os canais de comunicação e conseguimos captar melhor a essência de cada casal.

– O que viu recentemente que está ansiosa para experimentar em suas decorações?

Composições utilizando pedras e lustres de madrepérola.

– Qual o segredo para o sucesso em uma decoração de casamento?

Não misturar muitas coisas e estilos, respeitar o local do casamento e principalmente respeitar o estilo dos noivos.

(Foto: Elie Duarte Fotografia)

– Que elementos você acha que traz toques modernos para a decoração?

Alturas diferentes para os arranjos da mesa de doces, misturar adornos na decoração como caixinhas, castiçais, etc.

– O que consideram importante quando o assunto é decoração aérea?

Respeitar o pé-direito do local e o pé-direito que quer criar após a decoração aérea pronta. Saber o que a estrutura aguenta e o que combina no local.

– O que mais gostam para uma decoração praiana?

Elementos de bambu e madeira, e flores tropicais.

– E no campo?

Adoro muita madeira e móveis mais rústicos. Ambientes mais “cozy”, com almofadas e tapetes, e elementos coloridos, são muito interessantes e apropriados.

– Em que momento dos preparativos a noiva deve procurar o decorador para o casamento?

Na nossa opinião, no mínimo com um ano de antecedência, para que todos os detalhes e etapas da escolha da decoração sejam respeitados e feitas com tranquilidade.

– Três dicas para as noivas na hora de escolherem a decoração do casamento?

1. Escolher um decorador acessível, com quem você tenha empatia – muito perto do casamento os nervos se afloram.

2. Respeitar o seu estilo próprio sem influência de amigos ou dos pais.

3. Não escolher a decoração pelo preço, e sim pelo serviço e disponibilidade dele em realizar seus desejos.

(Foto: Adriana e Patricia Fotografia)

. . . . . . . . . . 

Veja também: Decoração de casamento praiana em Caraíva

E mais: Decoração de casamento laranja, com toques de amarelo

Ficha Técnica

Fornecedores que

Decoração & Cenografia: FP ATELIÊ Bridal GuideFP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Fotografia: ANA JUNQUEIRA FOTOGRAFIA Bridal GuideANA JUNQUEIRA FOTOGRAFIAFotografiaMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio