Fernanda da Matta e Sophia Carneiro são os nomes por trás da FP AteliêGuia de Fornecedores FP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, empresa de decoração que vem ganhando cada vez mais destaque no universo dos casamentos! A dupla mineira radicada em São Paulo tem clientes espalhados pelo Brasil. Com certeza, você já viu algum casamento assinado pela FP AteliêGuia de Fornecedores FP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio aqui no site, na nossa revista ou no Instagram. O motivo de tanto sucesso é a combinação de criatividade com sofisticação, curadoria perfeita de peças e detalhes muito especiais, arranjos florais de babar (feitos pela própria empresa) e simpatia.

Já tive a oportunidade de trabalhar com elas algumas vezes, como no editorial com a Thássia Naves, no editorial de decoração estampada, no editorial de aneis de noivado, no almoço para leitoras no Jockey, no editorial de almoço de Páscoa e, mais recentemente, no batizado do meu filho. E posso garantir que a sensibilidade para captar os desejos que às vezes mal conseguimos expressar e o profissionalismo na entrega são fora de série!

Bati um papo com a dupla para vocês conhecerem um pouco mais do trabalho da FP AteliêGuia de Fornecedores FP ATELIÊDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

( Fotos: Divulgação e Selva Fotografia )

– Como vocês se conheceram?

Nos conhecemos em 2013, quando começamos a trabalhar juntas, na Verde Que Te Quero Verde, em Belo Horizonte.

( Foto: Aloha Fotografia )

– Como vocês definem o estilo da FP Ateliê?

Não temos um estilo engessado – fazemos casamentos clássicos, contemporâneos, tropicais, o que os noivos sonharem! -, mas acho que a assinatura da FP Ateliê está na sensação que criamos nos ambientes, sempre aconchegantes, com arranjos florais bem elaborados, no charme de peças que surpreendem, na harmonia entre todos os detalhes. Aliás, prezamos muito para que o evento tenha uma linguagem, um conceito, desde o convite até a lembrancinha, passando pela forminha, montagens de mesa, peças do buffet…. de modo que acabamos nos envolvendo com o casamento como um todo.

( Foto: Ricardo Duran )

– Na minha opinião, o fato de fazerem decoração e projeto floral é um grande diferencial, porque vocês têm o controle de que o projeto floral ficará e-xa-ta-men-te como idealizaram. Mas em termos práticos, em que aspectos isso facilita os preparativos para os noivos?

De fato, ter o controle total sobre os projetos florais garante o resultado que desejamos! E para nós, as flores são muito importantes! Mas falando de praticidade para os noivos, por centralizarmos tudo, conseguimos fazer alterações de projeto e mobiliário sem precisar passar por outra pessoa, além de conseguir dar mais segurança para o cliente sobre o que pode ou não ser feito. Às vezes, sinto que depender de outro intermediário pode “truncar” o processo. A proximidade com os noivos é muito grande, isso acaba facilitando os canais de comunicação e conseguimos captar melhor a essência de cada casal.

( Foto: Ricardo Duran )

– Noto que os projetos da FP Ateliê, além de serem de muito bom gosto, sempre têm o uso de elementos nobres (flores e peças). Como fazem essa curadoria e onde buscam inspirações?

Obrigada! Sinceramente, nosso acervo começou a ser montando de acordo com a nossa necessidade, depois é que fomos garimpando e comprando coisas que a gente gostava. Fomos sentindo a necessidade de acordo com o eventos que fazíamos, coisas que realmente poderiam fazer a diferença na decoração. Geralmente compramos em feiras e viagens internacionais que fazemos. As inspirações florais pegamos muitas em livros, e no Pinterest, principalmente referências internacionais. Sempre testamos, compramos as flores e vamos fazendo para ver quais são as combinações que dão certo.

Também é muito comum alguma referência sair do nosso próprio laboratório, e usarmos como sugestão para a festa. Claro que temos nossas preferências pessoais, gostamos muito da floricultura inglesa, por exemplo, com arranjos soltinhos, mais “descabelados”, com elementos de personalidade, mas às vezes fazemos arranjos super modernos ou clássicos com flores únicas… O principal é ter sensibilidade para traduzir o estilo dos noivos em tudo, inclusive nos arranjos, e ter muito critério e cuidado na escolha das flores.

– Nos seus Stories, costumamos ver as provas de arranjo, que são super legais! Como funciona? Quanto tempo antes do casamento acontecem?

A prova de flores é marcada com 20 a 15 dias de antecedência, em nosso galpão, e é o dia em que os noivos têm uma prévia da decoração do casamento. Montamos uma amostra dos principais arranjos florais que teremos na festa – o da mesa dos convidados, aéreo, algo da cerimônia -, de modo que os noivos possam visualizar o mix das flores, o tamanho, as peças usadas. Aliás, levamos também as bandejas da mesa de doces para serem aprovadas nesse dia, definimos a montagem da mesa dos convidados (louça, jogos americanos, porta-guardanapos, etc). É bacana porque, com a prova tão detalhada, os noivos ficam mais seguros e, se quiserem, podemos fazer todas as alterações necessárias para que tudo fiquei do jeito que sonharam.

– Como é a divisão de tarefas entre vocês?

Cada evento tem alguma de nós como responsável pelo projeto, que faz os orçamentos, fala com os fornecedores… mas trocamos ideias, opiniões e referências o tempo todo! É sempre uma construção a quatro mãos!

( Foto: Ricardo Duran )

– O que é luxo em decoração de casamento hoje?

Acho que é conseguir fazer algo com a sua identidade e personalidade, conseguir encontrar um estilo próprio sem fazer copy-paste de casamentos anteriores.

– Qual o segredo para o sucesso em uma decoração de casamento?

Antes de tudo, respeitar o local do casamento e, principalmente, o estilo dos noivos. Mas também tem alguns “segredos”, como não misturar muitos estilos, cuidar para que se tenha um bom equilíbrio dos elementos para a festa encher os olhos sem ser over e, claro, trabalhar bem alguns pontos estratégicos que chamam mais a atenção (como a cerimônia, a mesa de doces, a entrada…) para garantir o “uau”.

( Foto: Carol Thusek )

– O que consideram importante quando o assunto é decoração aérea?

Respeitar o pé-direito do local e o pé-direito que quer criar após a decoração aérea pronta. Saber o que a estrutura aguenta e o que combina no local.

( Foto: Selva Fotografia )

– O que mais gostam para uma decoração na praia?

Elementos de bambu e madeira, e flores tropicais.

– E no campo?

Adoro muita madeira e móveis mais rústicos. Ambientes mais “cozy”, com almofadas e tapetes, e elementos coloridos, são muito interessantes e apropriados.

( Foto: Thrall Photography )

– Em que momento dos preparativos a noiva deve procurar o decorador para o casamento?

Na nossa opinião, no mínimo com um ano de antecedência, para que todos os detalhes e etapas da escolha da decoração sejam respeitados e feitas com tranquilidade.

– Três dicas para as noivas na hora de escolherem a decoração do casamento?

1. Escolher um decorador acessível, com quem você tenha empatia – muito perto do casamento os nervos se afloram.

2. Respeitar o seu estilo próprio sem influência de amigos ou dos pais.

3. Não escolher a decoração pelo preço, e sim pelo serviço e disponibilidade dele em realizar seus desejos.

( Foto: Aloha Fotografia )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Decoração de casamento praiana em Caraíva

E mais: Decoração de casamento laranja, com toques de amarelo