Após o casamento civil em Florianópolis, um elopement wedding ao entardecer na Itália foi a escolha de Mariana Rothlisberger e Victor Moraes Von Der Heyde para celebrar a união. “O maior desafio, para nós, foi definir o formato do casamento. Nunca é uma decisão fácil deixar as famílias de fora de uma celebração tão importante, então tivemos que amadurecer bastante a ideia”, explica a noiva. “Já faz muitos anos que acompanho casamentos na Itália, principalmente no site ConstanceZahn.com, e venho sonhando com isso há tempos”.

Como os noivos amam arte e história, Florença foi o destino perfeito!A ideia nunca foi fazer um casamento no campo, mas sim em algum local histórico, com referências artísticas e, para nós, não teria lugar melhor no mundo. Ainda antes de ficarmos oficialmente noivos, já falávamos sobre isso”, conta Mariana. “Sempre soube que não iria fazer uma festa grande e tradicional. Apesar de ser uma pessoa de gosto clássico, gosto de fugir do ‘comum’”.

Mariana diz que o casamento religioso era muito importante para ela. “Mas percebo que, muitas vezes, com a igreja cheia, o nervosismo faz com que os noivos não consigam estar atentos à importância daquele momento”. Assim, os dois optaram por receber a bênção à dois, com toda a concentração que eles pudessem ter. E para realizar a celebração na Itália, Mariana e Victor tiveram todo o apoio da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio. “Pedimos, então, para as meninas da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio buscarem opções de igrejas e elas vieram com a solução perfeita! A igreja Santi Apostoli e Biagio, considerada uma das mais antigas de Florença, com valor histórico inestimável, bem localizada, tamanho ótimo para um casamento a dois e, o melhor de tudo: o padre atualmente responsável é brasileiro e poderia realizar a celebração da missa em português. Não pensamos duas vezes e foi muito mais especial do que poderíamos imaginar!”.

Segundo Mariana, casar em uma igreja vazia é uma experiência única e cheia de emoção. “Somente vivendo para conseguir entender”, afirma ela. “Estávamos somente os noivos, o padre, as meninas da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio, um violinista, a nossa fotógrafa e o videomaker. A Lú, da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio, leu um capítulo da Carta de São Paulo aos Coríntios, e ela e a Anna foram as duas testemunhas do nosso casamento. Criamos um carinho muito maior por elas porque, além de serem assessoras maravilhosas, serão para sempre nossas madrinhas!”.

Uma das grandes sacadas para ter dado tudo certo, segundo a noiva, foi o trabalho da assessoria. “Com certeza foi a assessoria da Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio, que teve por consequência todas as outras contratações maravilhosas que fizemos. Ficamos muito felizes e amamos todos que trabalharam para que esse dia fosse perfeito e inesquecível. E nada disso teria sido possível sem o trabalho da Anna e da Lú. Seremos eternamente gratos!”.

Ficamos contentes em saber que o site ConstanceZahn.com foi uma importante fonte de inspiração para a noiva! “Sempre acompanho o site e li o livro Constance Zahn – O Guia Essencial de Casamento, que me ajudou muito, também na organização do casamento civil. Por ser uma leitora do site, foi lá que encontrei a Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio, então considero que tudo deu tão certo por indicação de vocês. Vocês são a maior referência em organização de casamento no Brasil. Muito obrigada e sucesso sempre!”.

Vestido de noiva da mãe 

Mariana diz ter tido a oportunidade de vivenciar a mais linda das tradições de seu casamento. “Me casei com o vestido de casamento da minha mãe! Meus pais se casaram em julho de 1982 e, quarenta anos depois, o vestido estava lindo e em perfeito estado para que eu pudesse me casar com ele. Não foi algo sonhado, nem planejado. Nunca havíamos cogitado que o vestido pudesse estar intacto, desprovido de manchas e ainda se mantivesse bonito (vamos combinar que 1982 era um ano controverso na moda)”, diz a noiva, aos risos.

Tudo começou como uma brincadeira, no dia em que Mariana e Victor noivaram. A mãe da noiva tirou o vestido guardado do armário para que a filha pudesse provar. “Quando eu o vesti, ficamos chocadas com o resultado! Como a ideia da Itália já estava em pauta, achamos que o ar vintage dele, combinado com a tradição, iria cair perfeitamente com Florença – uma cidade cheia de história e beleza”. Ela pediu para Sophia Thiesen dar um update no vestido para o grande dia.

O modelo, de zibeline de seda pura e decote quadrado, contou com bordados de flores e folhas, todos feitos à mão. Os laços sobre as mangas curtas em babados godê foram reformados, assim como o delicado cinto – todos em zibeline. “Sophia ajustou, refez os laços dos ombros e o cinto, consertou algumas partes do bordado e produziu o véu”. 

Para a beleza, a noiva optou por uma maquiagem natural e penteado meio preso com ondas naturais. Ela também levou bem a sério o ditado “something old, something new, something borrowed, something blue… and a sixpence for your shoe”. O “something blue” foi um pingente de água marinha em formato de estrela, que pertence à avó da noiva. “Ela ganhou quando se formou na escola, há mais de setenta anos. Usei ele por dentro do vestido, com um alfinete de segurança”. O pingente, assim como o próprio vestido, foram considerados para o “something old. O “something new” foi a tiara que Mariana mandou bordar especialmente para o casamento. Já o “something borrowed” foi a moeda de six pence que estava colada no sapato da noiva. “Poucas pessoas conhecem essa tradição no Brasil, mas ela significa boa sorte para a noiva e deve ser colada no sapato esquerdo. Quando a minha melhor amiga se casou, em 2019 (o fatídico casamento em que conheci o Victor), eu consegui uma moeda de six pence verdadeira, antiga da Inglaterra, para dar de presente para ela. Então, no meu casamento, ela me emprestou para que eu também tivesse uma sorte extra!”.

Love Affair

Mariana e Victor se conheceram no casamento de um casal de amigos, em que foram padrinhos. Ela era amiga da noiva e ele, do noivo. “Os dois estavam solteiros, então nos juntaram em um par! Alguns meses antes do casamento, no final de 2018, ele perguntou quem seria o seu par e me adicionou no Instagram, onde começamos a nos conhecer”, relembra a noiva. Mas foi somente no dia do casamento, em junho de 2019, que eles começaram a namorar oficialmente. “Namoramos três anos e ficamos mais um ano noivos, num total de quatro anos juntos”.

O pedido de casamento aconteceu em um momento especial, junto com os pais da noiva. “Como nossa ideia já era fazer o casamento na Itália somente nós dois, o Victor achou que seria legal incluir os meus pais no pedido de casamento. Eles moram em outra cidade, então fomos visitá-los em um final de semana e o Victor pegou todos de surpresa no sábado à noite”, relembra Mariana. “Estávamos eu, ele e meus pais tomando vinho e ouvindo música na sala, completamente à vontade, quando ele começou a falar e tirou a caixinha do anel do bolso. A emoção foi tanta que ninguém se lembra o que ele falou direito!”. A música Harvest Moon, de Neil Young e que tocava no momento, se tornou uma música muito especial para os noivos.

Decoração minimalista

Os noivos optaram por uma decoração minimalista, assinada por Kellen Lauxen Wedding Designer, que não roubasse o foco da igreja Santi Apostoli e Biagio e da Villa Cora – onde o casal se hospedou e aconteceu o jantar após a celebração. “Na igreja, pedimos uma decoração com velas, que remetesse ao divino, e utilizamos os vasos da igreja que estavam com hortênsias brancas, uma das minhas flores preferidas”, conta Mariana. “Na mesa do jantar, havia vasos decorados com tulipas brancas e jacintos lilases, e velas. O ponto alto foi o buquê, com ranúnculos irretocáveis e um pouco de eucaliptos. Um sonho!”.

Ao olhar para trás, a noiva afirma que não faria nada de diferente. “Foi melhor do que sonhamos e ainda sentimos a magia e energia que aquele dia nos proporcionou”.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Elopement wedding: tudo o que você precisa saber sobre o casamento a dois

Veja também: Casa comigo? Tudo sobre o pedido de casamento

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Assessoria: Favola EventsGuia de Fornecedores FAVOLA EVENTSAssessoria de casamento & Cerimonial, Destination weddingPortfólio

DEMAIS FORNECEDORES

Fotos: Fotos: Marcela Schneider Ferreira  - Hashtag Italy  | Espaço e buffet: Villa Cora | Decoração, flores e buquê: Kellen Lauxen Wedding Designer | Vestido de noiva: Reformado por Sophia Thiesen | Beleza da noiva: Sabrina Silva Beauty | Acessórios da noiva: WB Brand | Alianças: H. Stern | Sandália da noiva: Alexandre Birman | Traje do noivo: Brooksfield | Coral: Violinista – Kaleydo Entertainment