Preciso passar de mesa em mesa para agradecer a presença dos convidados? Essa é uma dúvida comum entre os noivos e que recebemos com certa frequência aqui no site. E quem responde essa dúvida e dá dicas da melhor maneira de fazer os cumprimentos é Claudia Maia e Vivian Bigal, da 11:11 Wish Assessoria. Dá uma olhada:

– Preciso passar de mesa em mesa para agradecer a presença no meu casamento?

Não necessariamente. A grande preocupação por detrás desta pergunta, na maioria das vezes, é se os noivos vão perder muito tempo da festa por passar de mesa em mesa. A resposta é sim, eles vão “perder” esse tempinho, mas o que tem que ser avaliado é a duração da festa, quantos convidados possuem e se estão dispostos a se dedicarem aos cumprimentos. Sabemos que os convidados querem ser prestigiados e também querem prestigiar, mas isso não quer dizer que os noivos precisam passar de mesa em mesa para fazer os cumprimentos.

– Se optarem por passar, qual a melhor maneira de fazer os cumprimentos sem perder muito tempo?

Nossa dica é que eles tentem ser breves nos cumprimentos, sem prolongar conversas e fazer as fotos mais espontâneas do que posadas.

– Se não quiserem, como agradecer a presença?

Uma alternativa é na entrada dos noivos na festa, antes da dança do casal, um agradecimento geral no microfone, optando por cumprimentar seus convidados na pista de dança e, durante a festa, os noivos podem cumprimentar as pessoas que encontrarem pelo caminho. Mas um ponto importante, faça um agradecimento pensado e combine com seu parceiro (a) o que vão falar e quem agradecer. Importante os dois terem a palavra, e uma vez que optarem por esse formato, façam-o bem feito.

– Difere de festas grandes para pequenas a forma de agradecer a presença?

Sim, sem dúvida. Em uma festa de 150 convidados, o cálculo estimado é que você perde 1h – 1h30 para os cumprimentos, então numa festa grande, se os noivos realmente quiserem aproveitar cada segundo, a melhor solução é o agradecimento geral.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Qual o momento certo para servir o bolo no casamento?

Veja também: Quantos drinks colocar no bar do casamento?