Brindes e discursos no casamento são comuns fora do Brasil. Porém, em mini weddings e destination weddings a prática é recorrente. E para os noivos que não querem deixar passar este momento, quem dá dicas de quem deve participar dos brindes é Giuliana Fittipaldi, da assessoria Blue Wedding Design.

– Pensando em um mini wedding ou um destination wedding, quem “pode”/”deve” fazer os brindes e discursos no casamento? Recomenda um número máximo de pessoas?

Para o brinde normalmente temos três opções: somente noivos; noivos e pais (neste caso podemos incluir os irmãos); noivos, pais e padrinhos. Sempre analisamos o espaço que teremos no local onde este brinde será feito, para ficar algo confortável para todos.

Sempre analisamos as famílias dos noivos, se são estrangeiros, por exemplo, é comum ter brindes e discursos (longos, na maioria das vezes). Porém não existe uma regra para determinar a quantidade de pessoas ou quem poderá fazê-los. Os noivos escolhem quem pode falar no microfone neste momento para realmente não correr o risco de ter alguma saia justa ou história indesejada.

– Quem deve começar os brindes?

O discurso inicial é feito pelos noivos, agradecendo a presença de todos e dividindo a alegria deste dia tão especial. Quando temos pais, padrinhos ou amigos fazendo o discurso, eles normalmente fazem votos de felicidade aos noivos e direcionam o mesmo para o casal, sobre a vida nova.

– Em que momento os padrinhos escolhidos devem falar? Quantos você recomenda? Como escolher quem deve falar?

Normalmente o brinde/discurso acontece antes de servir o jantar. Padrinhos e pais podem entrar logo após os noivos. Porém, precisamos tomar cuidado com a duração. Se estender muito o tempo que combinamos, acaba atrapalhando o timming do buffet e consequentemente de outras atrações da festa.

– Que dicas gerais você dá para os discursos?

O que sempre indicamos é que o tempo total dos discursos não ultrapasse 10/15 minutos, pois se estender muito além disto fica cansativo para os convidados. Para os noivos, nossas dicas são: agradecer a presença de todos, dizer o quanto cada pessoa ali presente é importante e, no máximo, fazer um agradecimento especial aos pais. Com relação aos padrinhos e irmãos, contar uma história bonita é sempre uma boa ideia. E lembrar sempre de evitar histórias constrangedoras, piadas internas, ex-namoradas(os)… A mensagem precisa ser sobre o casal, e não sobre a sua relação com eles.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Casamento civil: prazos, documentos e regimes de bens

Veja também: Todos os casamentos da Blue Wedding no nosso site