Música boa não pode faltar nunca no casamento! E para isso, além de um bom DJ ou banda, um som impecável é fundamental. Para esclarecer as principais dúvidas dos noivos, e pegar boas dicas para o som perfeito no casamento, conversamos com Diego Briganti, da DB2 Produção.

(Foto: DB2 Produção)

– Quais os principais erros cometidos em som de festa? 

Um dos principais erros que ocorrem na parte de sonorização em casamentos é a ausência do sistema de sonorização ambiente. Ele é responsável por manter um som homogênea por toda área do evento, com controle de volume separado por setor. Dessa maneira, com um alinhamento e posicionamento correto das caixas de som da pista, é possível concentrar toda pressão sonora na pista de dança e ter um volume agradável nas outras áreas. Além disso, a equalização e volume correto na pista pode aumentar o tempo de permanência dos convidados na festa.

– Qual a melhor maneira de sonorizar uma festa para encontrar o equilíbrio entre um ambiente animado e ao mesmo tempo que permita que as pessoas consigam conversar?

Db2 Produção: “Hoje, podemos projetar sistemas que são chamadas de Four Point (muita gente confunde com quadrifônico), que minimizam muito a projeção do som.”

– Como vocês traduzem termos técnicos para que os noivos entendam a importância de um bom projeto de som?

TRULY SOM E LUZ: “Primeiro, nós explicamos o que pode ser ruim na parte de som dentro de uma festa, como, por exemplo, ter uma caixa de som muito alta perto de uma mesa e ao mesmo tempo ter um som baixo em outra parte do ambiente. Depois explicamos o que está sendo apresentado na proposta, e como evitamos todos esses erros. Além disso, mostramos as diferenças entre os sistemas convencionais e os sistemas compactos de alta performance que sempre surpreendem esteticamente e tecnicamente falando pelo tamanho x potência.”

(Foto: DB2 Produção)

– O que muda quando o casamento é ao ar livre em questão de som?

Db2 Produção: “Considerando um ambiente sem as quatro paredes, sem ter a ressonância, você precisa ter mais potência para chegar ao resultado final. O sistema de ambiente fechado geralmente tem 40% de potência menor que de um para ambiente aberto. Explicando, para um salão de 400 pessoas, teremos um sistema que chega até oito mil watts. E no ambiente aberto, chegando até 14 mil watts de potência. Isto por conta do subwoofer, frequência de grave, que é a mais ‘prejudicada’ quando não existe as paredes.”

– Como driblar espaços com acústica ruim?

TRULY SOM E LUZ: “Acústica ruim é sempre um problema, mas controlar o volume e posicionar as caixas adequadamente evitando direcioná-las para paredes lisas, onde só vão gerar mais reflexões, são cuidados que devem ser tomados. Além de entender quais as frequências que mais sofrem dentro desse ambiente e equalizar da maneira correta. Podemos também usar a decoração ao nosso favor. Ao identificar essas características em uma visita técnica podemos alinhar com os decoradores para, por exemplo, prever plantas em frente aos vidros que podem atuar como difusores.”

(Foto: Produtora 7 | Projeto de som e luz: Truly Som e Luz)

– Qual a melhor maneira de sonorizar a pista de dança? O que não pode faltar?

Db2 Produção: “A melhor maneira de sonorizar uma pista é colocando um sistema alinhado, ou seja, que esteja de acordo com a metragem volumétrica do espaço e da pista de dança. Som muito alto machuco nosso organismo, e som muito baixo não dá vontade de dançar. O som ideal é aquele que vc dança, curte, consegue conversar perto do ouvido de seu amigo sem precisar gritar, e que no final da noite não existe um “apito” dentro da sua orelha. Quando o apito aparece no final do evento ou festa, tenha certeza que o som estava regulado errado e muito alto.”

– O que de mais tecnológico existe para som de festa?

TRULY SOM E LUZ: “Os sistemas compactos de alta performance. São caixas muito finas com uma potência impressionante e definição altíssima.”