Lembro que uma das perguntas mais freqüentes que me fizeram na época do casamento foi em relação aos doces: “como você vai fazer com o bolo?“, “tem docinho lá?“, “você vai levar bem casado?“. Achava engraçado, porque muita gente parecia perplexa com a ideia de – oooh! – haver um casamento sem bolo, sem docinhos e sem bem casado! rs Um verdadeiro escândalo, né?! rs

Eu falei sobre isso na Revista Constance Zahn Nr.1, mas conto com mais detalhes aqui:

O BOLO

O buffet italiano que contratamos, o Galateo, faz bolo de casamento ao “nosso” estilo (de pasta americana) muitíssimo bem! Na primeira degustação que fizemos, provamos e posso afirmar que foi um do bolos mais gostosos que já comi na vida!! Até a pasta americana, que eu normalmente dispenso por ser doce demais, estava uma delícia! Mas apesar de termos gostado, preferimos seguir a ideia de uma amiga que havia se casado na Itália, um ano antes, com o buffet do Galateo também. Sendo assim, para a surpresa dos nossos convidados, ao invés do bolo tradicional de casamento, um chef pasticcere fez um enorme e diviiiino millefoglie (este, eu afirmo sem sombra de dúvidas, foi o melhor que já provei – ever!) na frente de todos. Foi muito divertido! Um “show” de confeitaria! E os convidados assistiram animados à cada etapa da montagem da torta nuziale, batendo palmas e cantando em voz alta Nel blu dipinto di blu (depois um grupo puxou Piú Bella Cosa, do Eros Ramazzotti). Foi demais, porque foi espontâneo, todo mundo cantando sem vergonha de ser ridículo feliz, sabe?rs Pra mim, a montagem do mil folhas foi um dos momentos mais legais do casamento!! E quando a gente se casa em outro país, acho bacana adotar tradições locais! Além disso, o bolo do nosso noivado já tinha sido tão lindo que não senti falta de um bolo-bolo no casamento.

BOLO-CASAMENTO-3

bolo-casamento-constance-4

bolo-casamento-constance-5

 

A MESA DE DOCES

Claro que não tem docinhos de casamento na Itália… mas tudo bem, os convidados brasileiros sobrevivem! rs  Na Itália (assim como em vários outros países), a mesa de doces é, na verdade, uma mesa de mini sobremesas. E, novamente, como eram todas deliciooosas (tinha mini tiramissu, mini panna cotta, mini torta de mousse de chocolate com framboesa, mini Apfelstrudel, cerejas, morangos, entre outras coisas), não achei que os docinhos tenham feito falta…

doces-casamentos-constance-zahn-italia-2

 

DOCE-LEMBRANÇA

Muito carinhosamente, me ofereceram os bem casados para que eu levasse para a Itália. Mas eu ia pra lá com uma semana de antecedência, eles não chegariam frescos, já estava levando um monte de outras coisas, não gosto de entrar com comida em outro país (já na volta é outra história) e muito menos de pedir esse tipo de favor para outra pessoa… conclusão: não tive bem casados no meu casamento. Novamente, isso não foi um drama para mim, porque teve bem casado no noivado e no chá… Já as amêndoas confeitadas eu fazia questão de ter! Nada mais italiano que isso e a Conti Confetteria Bridal GuideCONTI CONFETTERIABolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que tem loja em São Paulo e eu adoro, tem ponto de venda em Firenze, então ficou fácil! Só que eu inverti a ordem: ao invés de dar de lembrancinha na saída do casamento, presenteei os convidados na chegada do hotel (fiz um post sobre os mimos de boas vindas aqui). E para a festa de casamento, encomendei alguns sabores para colocar na mesa de doces mesmo. A lembrancinha do casamento foi o azeite de oliva, sobre o qual já falei aqui também).

Como disse antes, em um destination wedding, não dá para se prender muito aos moldes brasileiros… primeiro, porque é legal incorporar tradições do local, apresentando novidades aos convidados e, segundo, porque sempre haverá limitações…  O meu bolo não foi o mais lindo do mundo, mas foi o mais gostoso (sério!)! Não tive aquela mesa de doces maravilhosa que vemos por aqui, mas as mini sobremesas estavam incríveis e as amêndoas fizeram o maior sucesso! A gente “perde” de um lado e “ganha” de outro! 😉

Fotos: Kate Murphy

Ficha Técnica

Fornecedores que

Bolos & Doces: CONTI CONFETTERIA Bridal GuideCONTI CONFETTERIABolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio