Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
de 29/09 a 01/10 de 2017 Casa Petra São Paulo

Navegue como ou

Álbum de casamento: tipos de capas

Dizem que a primeira impressão é a que fica e, partindo desse pressuposto, a capa do álbum de casamento merece atenção especial! Tem que combinar com o evento. Se o casamento foi de dia, na praia, um tecido aplicado à capa e um livro de arte com páginas mais leves são ótimas opções, já que passam perfeitamente a ideia da festa”, explica o fotógrafo Sergio Luiz Castro. Além de ser o “cartão de visitas” do casamento, para a fotógrafa Marina Lomar, a capa é a parte mais divertida da confecção do álbum.“É quando conseguimos ‘viajar’ com a noiva e criar um conceito”, justifica. Para ajudar quem ainda está indeciso, reunimos dicas sobre tecidos, durabilidade e conservação da capa do álbum de casamento.

TIPOS DE CAPA DE ÁLBUM

A capa do álbum de casamento pode ser fotográfica, com ou sem acrílico; em tecido, couro ou courino, com ou sem janela para foto; ou em madeira“As capas em couro e tecido são as mais clássicas, enquanto as fotográficas têm sido uma alternativa há alguns anos, com os avanços em impressão e acabamento. A madeira aplicada à capa também tem agradado bastante, tornando o álbum mais encorpado e sofisticado”, explica Sergio Luiz.

Para quem quiser personalizar a capa além das iniciais do casal, Nattan Carvalho sugere modelos em cobre ou com detalhes em ouro branco“Outras personalizações são possíveis, como o tecido do vestido de noiva costurado à capa, algum bordado ou textura da identidade visual do casamento”, complementa Sergio Luiz Castro. “A noiva também pode enviar um tecido diferente, que ela tenha comprado em uma viagem, por exemplo”, sugere Marina.

Capa fotográfica com acrílico de Nattan Carvalho

Capa fotográfica em acrílico de Nattan Carvalho

Capa em tecido com janela para foto de Sergio Luiz Castro

Capa em tecido com janela para foto de Sergio Luiz Castro

Capa inspirada na estampa Missoni da Irit

Capa inspirada na estampa Missoni da Irit Fotografias

Capa com detalhe em ouro branco de Nattan Carvalho

Capa com detalhe em ouro branco de Nattan Carvalho

Capa em cobre de Nattan Carvalho

Capa em cobre de Nattan Carvalho

OS TIPOS DE CAPA MAIS DURADOUROS

Capa em couro da Retrato Ateliê

Capa em couro da Retrato Ateliê

As capas em couro ou tecidos resistentes são as que mais duram. “No caso do couro, é interessante aplicar produtos específicos para a conservação e impermeabilização do material”, ensina Marina. Outra recomendação da fotógrafa é “assumir” o ar vintage do álbum. “A ideia é que, daqui a 50 anos, o álbum ainda esteja em bom estado, ainda que não impecável. E se os noivos escolherem usar a renda do vestido de noiva para a capa, por exemplo, é preciso saber que o tecido vai amarelar e que isso é natural. Tem que assumir essa linguagem vintage, faz parte da história do casamento.

A CAIXA E A CONSERVAÇÃO DO ÁLBUM

Álbum com capa estampada e caixa de Marina Lomar

Álbum com capa estampada e caixa de Marina Lomar

Nattan explica que a caixa ajuda, sim, a preservar o álbum, principalmente em relação à umidade e à poeira. “Por dentro, ela é revestida por um papel neutro, que ajuda a conservar o álbum, inclusive contra fungos e umidade, e conferir mais durabilidade. Além disso, faz parte do conceito, do ritual de ver as fotos. A caixa deixa a experiência completa”, complementa Marina.

Para Sergio Luiz, o único ponto negativo da caixa é a falta de praticidade“Hoje, os álbuns são como objetos de decoração e, quando ficam expostos, como livros de arte, a caixa pode ser um dificultador”, explica.

OS TECIDOS MAIS FÁCEIS DE CONSERVAR

As capas de álbum em tecido são sempre mais delicadas e requerem mais cuidados. Tecidos sintéticos, como o courino, são mais fáceis de conservar. Já os mais nobres, como o couro legítimo, dão mais trabalho”, explica Sergio Luiz. “Também optamos bastante por trabalhar com opções como shantung e linho”, sugere Nattan. E para quem definitivamente não quer se preocupar com a conservação do álbum, camurça nem pensar!

CAPAS FOTOGRÁFICAS DESBOTAM COM O TEMPO?

Sim, principalmente se exposta ao Sol ou luzes fortes demais, alerta Nattan. Quedas e armazenagem na vertical também podem danificar o álbum. No entanto, em condições normais de conservação, as chances de que a capa sofra alterações são bem menores. “As capas fotográficas são laminadas, o que oferece uma proteção a mais”, esclarece Sergio Luiz.

Veja mais: Álbum de casamento: principais tipos e tamanhos

E também: Backdrop para fotos de casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *