As 26 igrejas para casamento em São Paulo mais procuradas
Igrejas são lugares especiais, e há algumas coisas sobre um casamento nelas que simplesmente não se consegue encontrar em nenhum outro espaço. Um dos primeiros passos do planejamento do casamento é decidir a igreja para dizer o “sim”. Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma seleção das igrejas para casamento em São Paulo mais queridas entre os noivos. Afinal, um casamento na igreja adiciona uma dimensão espiritual ao seu casamento, quaisquer que sejam suas crenças.
Não podemos esquecer que os edifícios das igrejas tem uma beleza excepcional. Antigas ou novas, íntimas ou grandiosas, as igrejas podem oferecer séculos de história da arquitetura. Além disso, assim como os pais, familiares e amigos que se casaram na mesma igreja para casamento escolhida, o casal sente que está se tornando também parte da própria história da igreja ao se casar no mesmo lugar que seus entes queridos. Esse é um tipo de conexão que pode tornar o dia do casamento ainda mais especial, não é?

Foto: Marcos Mesquita
Qual igreja casar?
Sabemos que esta é uma questão muito pessoal, mas o principal é que a igreja que você quer casar seja aquela com a qual se identifica, aquela que vocês têm uma ligação profunda. Decidir o espaço para casamento é uma das primeiras conversas que o casal deve ter depois do pedido de casamento. As escolhas são infinitas (existem espaços para casamento na cidade, na praia ou lindas fazendas no campo), mas se vocês decidirem se casar na igreja, independentemente da religião, considerem todos os fatores envolvidos na hora dessa escolha.
Como escolher a igreja para o casamento?
Agora que você ficou noiva (veja aqui todas as ferramentas que a CZ tem pata ajudá-la!) e sonha se casar em uma das igrejas para casamento em São Paulo mais procuradas da cidade, entenda que em algumas delas as datas para realizar o casamento são extremamente concorridas, e precisam ser marcadas com anos de antecedência. Vai ser preciso flexibilidade na hora de escolher o dia e horário, uma vez que muitas igrejas para casamento marcam mais de uma cerimônia por dia por causa da demanda.
Outra dica na hora de escolher a igreja para casamento é levar em consideração a distância da igreja para o local da festa (considere fatores como trânsito e locomoção de um lugar para o outro), quantidade de convidados e as regras de cada igreja em relação aos fornecedores e comportamento.
Melhores igrejas para casamento em São Paulo
As igrejas para casamento em São Paulo tem características e regras únicas. Confira nossas sugestões e detalhes sobre as melhores igrejas abaixo.

Foto: Anna Quast e Ricky Arruda
Neste post você vai encontrar:
- Basílica Nossa Senhora do Carmo
- Capela Santa Luzia
- Capela São Pedro e São Paulo
- Capela do Sion
- Catedral Anglicana
- Capela do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo
- Catedral Ortodoxa
- Catedral da Sé
- Igreja Apostólica Armênia São Jorge
- Igreja do Calvário – Paróquia São Paulo da Cruz
- Igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja
- Igreja Nossa Senhora da Pompéia
- Igreja Presbiteriana Jardins das Oliveiras
- Igreja São José do Jardim Europa
- Igreja São Luiz
- Mosteiro São Bento
- Paróquia Coração Imaculado de Maria- Capela da PUC
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida
- Paróquia Nossa Senhora do Brasil
- Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador- Cruz Torta
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus
- Paróquia São Pedro São Paulo
- Pateo do Collegio – Igreja do Beato José de Anchieta
- Primeira Catedral Presbiteriana Independente de São Paulo
……………………………….
1. Basílica Nossa Senhora do Carmo
Sem dúvidas, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo é uma das igrejas mais tradicionais de São Paulo. Sua arquitetura histórica é carregada de elementos coloniais brasileiros. Os Carmelitas iniciaram sua fundação em São Paulo no ano de 1594, e em 1928 começaram as obras do que anos depois viria a se tornar a Basílica Nossa Senhora do Carmo.
A Basílica foi oficialmente inaugurada em 1934. Você sabia que é de origem de Nossa Senhora do Carmo a tradição do Escapulário?

2. Capela Santa Luzia
A centenária Capela Santa Luzia, que hoje integra o complexo hoteleiro Rosewood São Paulo, fica dentro do complexo da Cidade Matarazzo. Construída em 1922, a capela, assinada pelo arquiteto Giovanni Batista Bianchi, integrava o complexo do antigo Hospital Umberto I, da Sociedade Italiana de Beneficência em São Paulo, popularmente conhecido como “Hospital Matarazzo”. A iniciativa veio, na época, de Dona Virginia Matarazzo, cunhada do industrial italiano Francisco Matarazzo, em honra de Santa Luzia.
Para ser reaberto, a capela passou por um minucioso processo de restauro, a começar pela fachada neoclássica que imita o mármore, seguindo a técnica milenar Scagliola, muito usada na Itália na época da construção. O altar de mármore e os detalhes da pintura foram igualmente recuperados. Um elemento contemporâneo foi incorporado ao projeto: um vitral feito pelo artista Vik Muniz.
3. Capela do Sion
Em estilo neoclássico, a Capela do Sion foi construída na década de 40 e inaugurada em 1951. Tombada como patrimônio da cidade de São Paulo, essa igreja aconchegante foi planejada por Ramos de Azevedo e faz parte do Colégio Sion.

4. Capela São Pedro e São Paulo
A Capela São Pedro e São Paulo é perfeita para cerimônias intimistas. Sua arquitetura mais rústica é charmosa, parece uma capela de fazenda. É toda feita de vigas de madeira em tom de tabaco. O altar tem um recuo para acomodar os padrinhos de um lado e os músicos do outro.
……………………………….
5. Catedral Anglicana
A catedral, construída em 1967, não é romana (apesar de cristã) e é famosa por sua arquitetura clean, com cores neutras e principalmente, pelo liberalismo religioso. Além de aceitar realizar casamentos de outras religiões, a igreja também realiza casamentos homoafetivos– desde que sejam fiéis da igreja-, e quem é divorciado também pode casar de novo. Os reverendos da Igreja Anglicana também podem realizar casamentos fora da igreja ou o casal pode trazer um padre ou pastor de fora, desde que seja um ministro de igreja filiada ao Conselho Nacional de Igreja Cristã (CONIC).


Essa é mais uma capela cheia de história! O Colégio Marista já tinha anos de tradição quando, em 1918, a pandemia da Gripe Espanhola abalou o Brasil. A escola se tornou um hospital improvisado, que atendia cerca de quatrocentos leitos.
Alguns anos depois, para comemorar que nenhum aluno ou membro do colégio tinha morrido pela doença, dois locais foram inaugurados: a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em 8 de julho de 1939, e a Capela, em 22 de novembro de 1939. O local é lindo e toda arquitetura é encantadora – tanto da escola, quanto da capela.



7. Catedral da Sé
Situada no Marco Zero de São Paulo, a Catedral da Sé é um dos ícones do centro de São Paulo. A catedral gótica projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl, é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A primeira versão da igreja é de 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados, estruturados em toras).
8. Catedral Ortodoxa
A Catedral Ortodoxa foi concebida pelo arquiteto Paulo Taufik Camasmie, em puro estilo bizantino, nos moldes da grande Basílica de Santa Sofia de Constantinopla (atual Istambul na Turquia) com lindos vitrais coloridos e lustres majestosos.
Para dizer o “sim” na Catedral Ortodoxa são permitidos somente os fornecedores cadastrados na igreja e o casamento civil é obrigatório. O Ofício de Casamento é dividido em duas partes, celebradas separadamente. O Ofício de Noivado primeiro e depois o Ofício de Coroação, que se constitui no próprio Sacramento.
10. Igreja do Calvário- Paróquia São Paulo da Cruz
Inaugurada em 1926, o interior da Igreja do Calvário foi inspirado nas basílicas de Roma. O altar mor foi projetado pelo famoso artista Benedito Calixto, que também decorou o interior da igreja com suas pinturas. Os quatro sinos da igreja vieram de Curitiba, e em 1948, dois organeiros alemães construíram, nas próprias dependências do convento, um órgão com 2.321 tubos. Mais tarde, foi acrescentado ao instrumento um novo jogo de flautas metálicas vindas da Itália.
11. Igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja
A igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja fica em uma região nobre de São Paulo. O local oferece uma série de serviços a população e tem uma fachada toda de tijolinhos. Já a parte interna é mais discreta, paredes brancas com madeira escura. Os vitrais são menores, do tamanho de janelas comuns, porém há vários pelo salão.
12. Igreja Nossa Senhora da Pompéia
O interior da igreja é clean, com paredes em tons claros e neutros, poucos quadros e vitrais. Fique atenta as regras de decoração do local para casamentos.
A realização da cerimônia de casamento inclui a celebração e toda a infraestrutura da igreja, como iluminação, limpeza, manutenção e funcionários. Por isso, a Paróquia não cobra taxa dos profissionais contratados pelo casal para fazer foto, vídeo ou decoração. A secretaria indica fornecedores como decorador, foto, vídeo, orquestra e DJ, mas sem exclusividade. Para efeito civil, fornecem uma carta de solicitação que os noivos levarão ao Cartório e de lá trarão a habilitação para fazer a Ata da Celebração.
Não é permitido jogar pétalas, arroz ou qualquer material dentro ou nas escadas da Igreja, para não sujar o ambiente e provocar acidentes.
13. Igreja presbiteriana Jardins das Oliveiras
Assim como a Catedral Anglicana, os casais que preferem uma igreja que aceite outras religiões, podem optar pela beleza charmosa da Igreja Presbiteriana Jardins das Oliveiras. Os lustres, elegantes e delicados, harmonizam com a arquitetura clean do espaço.
A igreja aceita qualquer celebrante, desde que seja considerado pastor e é preciso contratar somente os serviços dos profissionais cadastrados.
14. Igreja São José do Jardim Europa
Queridinha entre as noivas, a Igreja São José do Jardim Europa foi inspirada no estilo arquitetônico de uma igreja na cidade de Bologna, na Itália. Com uma localização invejável, bem no coração dos Jardins, a igreja foi fundada em 1930.
Esta igreja para casamento em São Paulo é aconchegante e clássica, com um um altar elegante, vitrais coloridos e uma aparência que mistura o romantismo à elegância arquitetônica. Ela conta com salão de festas anexo para os casais que optarem por um bolo com champagne após a cerimônia.
15. Igreja São Luiz
A Igreja São Luis, inaugurada em 1932, tem arquitetura em estilo greco-romano, conforme projeto do engenheiro e arquiteto Luís de Anhaia Mello. O grande pórtico em estilo jônico foi inspirado no Templo de Erecteion, em Atenas, e seu interior obedece ao estilo romano e coríntio, com colunas de mármore listado de verde e branco cinzento.
O Centro de Eventos São Luís dispõe de um salão de festas com entrada pela Rua Bela Cintra e acesso exclusivo pelos fundos da igreja.
16. Mosteiro de São Bento
Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento é considerado a maior paróquia de São Paulo, e a segunda maior do Brasil. O sítio histórico que abriga o Mosteiro de São Bento, tombado pelo patrimônio histórico, é o mais antigo de São Paulo. A construção, em estilo da escola artística de Beuron, foi projeto de Richard Berndl, professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha. A decoração interna em estilo Beuronense foi feita pelo beneditino belga Dom Edelberto Gressnigt.
Um detalhe importante: o Mosteiro realiza cerimônias apenas aos sábados.
17. Paróquia Coração Imaculado de Maria- Capela da PUC
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 2002, a acolhedora capela da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem decoração em estilo colonial brasileiro e possui lindos ladrilhos portugueses nas paredes.
Com ar intimista e aconchegante, ela é indicada para mini weddings, com a vantagem de não ter restrições em relação aos fornecedores nem padres. A Capela aceita que padres de outras paróquias celebrem as cerimônias.
18. Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Inaugurada ainda em 1933, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem localização privilegiada no bairro de Moema. A arquitetura da igreja é de estilo Romano, com belos vitrais e afrescos pintados pelo artista italiano Bruno di Giusti. São 25 afrescos artisticamente distribuídos pela igreja.