O Rio de Janeiro continua lindo e não é segredo para ninguém. Do Corcovado ao Cristo, de Copacabana ao Leblon, seus cartões-postais figuram na lista das paisagens brasileiras mais marcantes – não à toa o Cristo Redentor foi eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno em 2007. Mas não é só a sua capital que guarda belezas e cenários dignos de lua de mel: onde a Serra do Mar encontra com o Atlântico, a Costa Verde carioca é daqueles lugares para se apaixonar à primeira vista e aproveitar a dois destinos que ostentam uma natureza para lá de generosa e inspiram romance. Teresa Perez Tours separou as melhores dicas para uma lua de mel por lá! Confira:

Por causa do tom esmeralda do mar que a rodeia, a Costa Verde recebeu esse nome. Mas há quem diga que suas florestas abundantes também contribuíram para a escolha do título. Independentemente do motivo, uma coisa é certa: o destino está entre um dos mais belos do país e desde o período da colonização suas paisagens não passam batido pelos navios portugueses que ancoravam no território. São mais de duas mil praias, ilhas, ilhotas e cidadezinhas com ares típicos de litoral. Os destaques ficam por conta de lugares como Angra dos Reis e Paraty, que roubam a cena dentro e fora do Brasil – algumas publicações internacionais classificaram ambas as cidades como viagens essenciais a quem deseja explorar as riquezas naturais do país. E com toda a razão!

Angra dos Reis

Angra é formada por um conjunto de 365 ilhas, incluindo Ilha Grande que não deve ficar de fora do roteiro. Considerada o maior tesouro da Costa Verde, a cidade foi descoberta em 1502 e ostenta até hoje uma atmosfera repleta de charme e sofisticação. Suas praias chamam a atenção com as águas de tons claríssimos e ares exclusivos, algumas semi desertas acessadas apenas pelo mar. Com a natureza como aliada, o destino também é famoso pelos atrativos que proporciona: os esportes aquáticos são o seu forte e vale aproveitar os passeios de barco para conhecer as belezas sob outra perspectiva, pesca submarina, mergulho noturno e snorkeling. Em terra, a lista de atividades também não fica a desejar – trilhas em meio à natureza que levam a cachoeiras, práticas mais radicais como rapel, mountain bike e rafting e muita badalação nas festas à beira-mar para os casais que buscam agito.

Onde ficar

Fasano Angra dos Reis

O Fasano Angra dos Reis está cercado por uma vegetação abundante que garante vistas verdes de todos os ângulos. Também à beira da praia, o hotel conta com acomodações marcadas pelo visual do mar, amplas varandas e decoração sofisticada em tons que se inspiram na natureza ao redor. Na gastronomia, destaque para o menu sazonal que privilegia ingredientes do mar, como vieiras, camarões, lagostins e peixes diversos. Há ainda um restaurante pé na areia que, além dos frutos do mar, serve pratos mais leves como sanduíches e saladas. Os casais ainda têm à disposição um spa de dois mil metros quadrados, projetado sobre a Marina de Angra dos Reis e dedicado a experiências de bem-estar, como yoga, meditação e tratamentos para o equilíbrio do corpo e da mente. A lista de atrativos ainda é composta por campo de golfe, fitness center, piscina outdoor, panneteria e uma lista de passeios para explorar a natureza do destino.

Paraty

Já em Paraty, o clima é mais histórico – e o cenário arquitetônico da cidade também. As casinhas coloridas de estilo colonial português e as suas ruelas de paralelepípedos garantem passeios românticos com um pano de fundo super charmoso. Considerada um dos lugares mais preservados do país, a cidade foi declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade graças à conservação do seu centro histórico, dono de lojinhas de artesanato, excelentes restaurantes, livrarias, igrejas, museus, ateliês de arte local e uma série de atrativos interessantíssimos para se explorar.

Mas, por lá, a natureza também não passa despercebida. Com a Mata Atlântica e o oceano às suas margens, a cidade ainda é marcada por grandes montanhas que dão um visual ainda mais bonito. Suas águas calmas dos rios e do mar ditam um ritmo tranquilo, mas que não interfere em nada na cena cultural sempre forte e em movimento, marcada por festivais de diversos estilos – incluindo a famosa FLIP, que é destaque no mundo literário. Paraty também é lugar para se aventurar e relaxar: as trilhas nas reservas ecológicas estreitam o contato do viajante com a natureza, os passeios de barco levam a praias mais distantes – e idílicas – e a prática de mergulho revela que nem todas as belezas da cidade ficam fora da água.

Onde ficar

Pousada Literária

A Pousada Literária está no coração do centro histórico de Paraty, rodeada pela natureza exuberante da Mata Atlântica. Instalada em um casarão de estilo colonial, suas acomodações dividem-se entre vilas – algumas delas com praia particular e acessíveis apenas pelo mar – e amplas suítes, combinando elementos locais e sofisticação na decoração, além de serem projetadas para privilegiar o conforto e a privacidade do hóspede. O Restaurante Quintal das Letras é destaque na gastronomia, combinando sabores locais com a culinária contemporânea e proporcionando sabores autênticos a partir do conceito Farm-to-Table. Para relaxar, as terapias do Spa Poesia, preparadas com ervas agroecológicas e produtos de linha importada.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300