Tradicionais tribos que trabalham nos campos de arroz por todo o país, magníficas paisagens ao longo de rios e florestas, um pôr do sol de tirar o fôlego, cerimônias religiosas que refletem séculos de uma complexa cultura, templos, mercados, culinária e riquezas naturais são apenas alguns dos motivos pelo qual o Cambodia revela-se um destino imperdível! A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos mostra esses e outros atrativos desse lugar incrível!

destaque-180

A visita ao Cambodia é um presente fantástico para quem tem a oportunidade de caminhar em silêncio em meio aos seus templos misteriosos, envoltos por raízes de árvores centenárias e floresta úmida tropical. É a força imperiosa da natureza misturada ao passado místico e enigmático de uma civilização perdida, abrigados em uma nação cuja história recente foi marcada pela tragédia.

Os magníficos templos de Angkor são a herança mais forte da civilização Khmer que, ao esculpir maravilhas místicas na pedra, transformou-se em Império. Escondidos sob a floresta há até pouco mais de um século, os templos foram redescobertos pelos ocidentais e testemunharam o maior genocídio da história recente da humanidade. Na década de 1970, o ditador comunista Pol Pot deu um golpe de estado instaurando um dos regimes mais sangrentos e totalitaristas que o mundo já viu, matando cerca de 3 milhões em apenas 3 anos. Hoje liberto, o admirável povo cambodiano tem o olhar doce, resignado e obstinadamente voltado para o futuro.

SIEM REAP

Aninhada entre plantações de arroz, Siem Reap é ponto de partida para explorar os templos de Angkor: milenares ruínas que abrigavam o Império Khmer por volta dos séculos 9 ao 15 e se tornaram Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco. A cidade nasceu a partir do encontro de antigas vilas que cresceram ao redor de pagodes. Durante a colonização francesa, que se deu entre os séculos 19 e 20, o local ganhou uma arquitetura particular, surgida da mescla dos estilos francês e chinês. Devido ao crescente número de pessoas que buscam pelos tesouros da região, Siem Reap tem se equipado cada vez mais com excelentes hotéis, restaurantes, bares e locais para compras.

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Siem-Reap

( Siem Reap )

PASSEIOS

Angkor (Cidade)

Angkor foi a capital do Império Khmer e floresceu a partir do ano de 802 d.C. até por volta de 1431, quando invasores tailandeses a saquearam, obrigando sua população a abandonar a cidade e migrar para o sul, em direção a atual capital do país, Phnom Penh. Também há evidências de que a cidade tenha sido abandonada devido à incursões mongóis e siamesas, bem como devido a epidemias de doenças e fome. Por outro lado, objetos e inscrições encontrados em Angkor Wat, o templo principal, indicam que ao menos este jamais foi abandonado, tendo sido permanentemente habitado por monges budistas.

Em seu tempo de glórias, Angkor chegou a abrigar uma população de um milhão de habitantes, em um tempo em que grandes cidades da Europa, como Londres e Paris, por exemplo, não ultrapassavam a marca dos 50 mil habitantes. A cidade ficou perdida em meio à floresta até meadas do século 19, quando foi redescoberta por exploradores franceses e quando iniciaram-se esforços para tentar restaurar os templos para o que um dia foram, impressionantes pelo tamanho e pelos magníficos trabalhos em alto relevo esculpidos em muitos quilômetros quadrados de rocha.

Os templos, construídos há mais de mil anos, constituem um dos universos sagrados mais impressionantes já vistos. É uma obra prima da arte Khmer e um dos maiores complexos de templos do mundo. Sugerimos visitar os templos pela manhã bem cedo, evitando o calor e também o grande número de pessoas que os visitam todos os dias (especialmente o Angkor Wat, o maior e mais famoso).

Aerial view of Angkor Wat Temple, Siem Reap, Cambodia, Southeast Asia. UNESCO World Heritage Site.

( Angkor )

Angkor Thom (Grande Cidade)

Com quase 10km², esta foi a sede da capital do Império Khmer, a partir do século 12. Uma das partes do grande complexo que mais chama a atenção dos visitantes, cercada por uma muralha de 12km de extensão e 8m de altura, conta com cinco grandes portões ao longo de sua muralha, cada um deles adornados com quatro grandes rostos de Avalokiteshvara (o Buda da compaixão).

Em seu centro encontra-se o Templo Bayon, construído por volta de 1200, que ostenta 216 faces de Avalokiteshvara! Em alto relevo, as esculturas causam uma impressionante sensação ao nascer e ao pôr do sol, devido às sombras projetadas. Apesar de parecer apenas uma pilha de pedras de longe, observado de perto o Templo Bayon é um dos mais espetaculares do complexo.

Row of Giant Statues at Front Gate of Angkor Thom City, Cambodia

( Angkor Thom )

Ta Prohm (Ancestral Brahma – Deus Hindu)

Um dos mais impressionantes templos de Angkor, objeto de grande parte dos cartões postais do local, sofreu poucas interferências humanas desde a primeira visita dos exploradores franceses há mais de um século atrás. Enquanto outros templos foram limpos desde então, tirando-se todo tipo de mato e floresta a sua volta, este ficou entregue à natureza, que fez aqui um trabalho emocionante, cobrindo as construções com raízes de árvores centenárias, uma visão de tirar o fôlego. Não é a toa que o local serviu de set de filmagens de grandes produções como Tomb Raider (2001) e Two Brothers (2004).

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Passeios_Prohm Temple-Angkor-Cambodia

( Ta Prohm )

Benção dos monges

No Cambodia, a meditação com os monges budistas vai muito além do que a proposta de acalmar a mente. Chamada cerimônia da benção dos monges, trata-se de uma experiência genuína que pode ser vivenciada em diversos templos. Durante a cerimônia, os monges contam um pouco dos fundamentos do budismo, e as condutas colaboram para que o indivíduo viva melhor consigo e em harmonia com o seu meio.

garland on the tray in front of monk 

COMPRAS

Em Siem Reap e na entrada dos diversos templos, os vendedores ambulantes oferecem de tudo, especialmente livros, bolsas e echarpes de seda. Na cidade, é possível encontrar lojas e barracas com artigos semelhantes e artesanato. As boutiques do Grand Hotel d’Ankor oferecem roupas, pashiminas, echarpes e objetos, laca e prata de excelente qualidade.

Artisans d’Angkor (Artesãos de Angkor)

Sofisticada, a loja em Siem Reap realiza um trabalho social magnífico, ensinando ofícios como tear em seda, esculturas e artesanato, além de design em roupas e objetos. Os produtos são de qualidade e muito bom gosto.

Informações: Chantiers-Ecole. Siem-Reap. Tel: 855 063 963330. www.artisansdangkor.com

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Compras_Artisans d-Angkor

( Artisans d’Angkor )

Psar Chaa (Mercado Antigo)

Um tesouro para os visitantes e para a população local, é possível encontrar os mais genuínos produtos, como livros, roupas típicas da região, echarpes, tecidos em geral, souvenires e ingredientes frescos.

Informações: Próximo ao rio, no centro da cidade. Siem Reap.

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Compras_Psar Chaar

( Psar Chaa )

RESTAURANTES

A base da cozinha cambojana é o arroz, que junto com o peixe cobre as necessidades básicas da população. Os pratos são uma mescla de especiarias doces e salgadas que criam sabores maravilhosos. O mais típico é o Prahoc, elaborado a partir de uma pasta de cor rosada, salgada e com sabor picante. Outros pratos tradicionais são o Machhra Troeung (sopa de carne) e o Tea Tim (guisado de pato).

Madame Butterfly

Oferece autêntica cozinha Khmer com influências tailandesas. Está abrigado em uma típica casa de madeira decorada com móveis e artefatos locais. Seu ambiente é muito agradável e romântico.

Informações: 373, National Road 6. Siem Reap. www.madamebutterflyrestaurant.com

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-restaurantes_Madame-Butterfly-Restaurant

 ( Restaurante Madame Butterfly )

FCC Angkor

Com uma bela vista para o Rio Siem Reap, o restaurante está instalado em uma antiga mansão de estilo art decó. Elegante e casual, serve cozinha internacional com influências locais.

Informações: Pokambor Avenue. Siem Reap. Tel: 855 063 760280. www.fcccambodia.com

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Restaurantes_FCC-Angkor

( Restaurante FCC Angkor )

Chanrey Tree

Um cenário contemporâneo, rodeado por jardins, recepciona quem chega ao Chanrey Tree. Este é um dos melhores lugares para provar a comida khmer, como se denomina a comida típica do Cambodia. A mistura de doce e salgado intriga quem gosta de conhecer a culinária local de cada cidade. É também o local ideal para provar carnes exóticas, como cobra e rã.

Informações: Pokombo Avenue. Siem Reap. Tel: 855 63 767997. www.chanreytree.com

 lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-restaurantes_Chanrey Tree

( Restaurante Chanrey Tree )

HOTÉIS

Amansara

Em uma antiga villa real, o Amansara projetou 24 suítes com atmosfera de casa particular rodeada por um belo jardim e a apenas 10 minutos das majestosas ruínas de Angkor. Este antigo retiro real foi construído pelo arquiteto francês Laurent Mondet em 1962 para o rei Sihanouk acomodar os visitantes que não podiam se hospedar na residência real. Personalidades como o ex-presidente francês Charles de Gaulle, Jacqueline Kennedy, o ex-presidente iugoslavo Josep Broz Tito e ator Peter O’Toole agraciaram esta joia arquitetônica em seu auge. Em um espaço que cria uma nova expressão das antigas tradições khmer, os hóspedes podem relaxar após as caminhadas pelas vastas ruínas de Angkor com massagens e tratamentos de beleza que fazem uso de técnicas tradicionais cambojanas e produtos naturais. A sala de jantar oval com pé-direito de sete metros e terraço aberto oferece tradicional cozinha khmer e pratos ocidentais com os mais frescos produtos sazonais.

lua-de-mel-cambodia-amansara-01

( Hotel Amansara )

Park Hyatt Siem Reap 

Localizado próximo às ruínas de Angkor, declaradas Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco, o hotel Park Hyatt Siem Reap representa a hospitalidade e tranquilidade do Cambodia. Todos os seus 108 quartos são contemporâneos mas, ainda assim, revelam a cultura local pela decoração. O spa do hotel aprecia as técnicas de terapia inspirados nas lendas Apsara, por isso, utiliza apenas ingredientes naturais e aromas florais para as massagens e tratamentos estéticos. Da mesma maneira, nos restaurantes do hotel, todas as receitas e ingredientes apresentam um mundo novo aos hóspedes. Com novas texturas e sabores, aqui o paladar embarca em uma viagem que começa pela comida típica cambojana e vai até uma patisserie francesa.

lua-de-mel-teresa-perez-Cambodia-Hotel_Park-Hyatt-Siem-Reap

( Park Hyatt Siem Reap )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: O visto é necessário e deve ser providenciado localmente mediante pagamento de taxa de aproximadamente US$ 30 e apresentação de 2 fotos 3x4cm. O valor pode sofrer alterações sem aviso prévio.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: O clima do Cambodia é tropical e as temperaturas variam entre 10 e 38ºC. Ali existem duas principais estações climáticas. A primeira é a úmida e chuvosa, também conhecida como período das monções, que vai de junho a outubro. A segunda é a estação da seca, que vai de novembro a maio.
  • Melhor época: A melhor época para visitar o Cambodia é de outubro a abril, quando as temperaturas são mais amenas e o clima é mais seco.
  • Como chegar: Não há voos direito do Brasil para o Cambodia. É necessário voar até a Tailândia ou o Vietnam e de lá pegar um voo para Siem Reap.
Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br