Um destination wedding pé na areia em Ilhabela foi a escolha de Nadine Azevedo e Guilherme Gomes para celebrar o “sim”, na presença de 150 convidados. “Casar nunca foi um sonho para mim, por incrível que pareça. Eu sonhava em rodar o mundo com o Gui, e antes de casar, decidimos que na metade de 2022 iríamos dar a volta ao mundo”, relembra a noiva. Depois que ele me pediu em casamento, comecei a me dar asas e ficar animada com a ideia de casamento. O que era muito claro para nós dois era que o casamento deveria ser na praia, pé na areia, como se remetesse a um bar de praia, onde as pessoas pudessem se sentir à vontade e dançar muito”.

A ordem era: casamento na praia. Os noivos buscaram algumas opções, começando por Ubatuba, onde se conheceram. Porém, com a escassez de serviços e fornecedores do local, eles partiram para outros locais. “Eu jurava que jamais casaria na Ilhabela, por ser justamente uma ilha, mas comecei a perceber que todos os fornecedores vinham de lá”, relembra Nadine. “O Instagram me mostrou uma foto de um local que eu adorei, tinham várias luzes de fada penduradas, uma árvore maravilhosa na entrada, pessoas com roupas leves e, acima de tudo, todos felizes”.

A celebração foi registrada pelas lentes de Vitor Barboni. “Ao buscar por fotógrafos, queria alguém que fizesse fotos espontâneas, que ainda pegasse o melhor ângulo dos meus pais e que fosse um fotógrafo simétrico, como uma boa virginiana que sou”, explica a noiva. “Eu tinha uma referência da Vogue Itália, e aí encontrei o Vitor Barboni no Guia de Fornecedores CZ. Quando olhei as fotos, me apaixonei por um casamento em especial, onde ele captou a felicidade das pessoas, e a noiva ainda estava curtindo muito a festa, literalmente de ponta cabeça – e ainda assim, ela estava linda. E aí, foi fácil a decisão.

Ficamos contentes em saber que o site ConstanceZahn.com foi uma importante fonte de inspiração e informação! “ConstanceZahn.com foi o primeiro site que me deparei quando começamos a pesquisar sobre casamento”, conta a noiva. “Antes de ter assessoras, também tive a planilha fornecida no site”. Além de Vitor Barboni, o casal também contou com o trabalho de outros fornecedores do Guia de Fornecedores CZ, como a Brigs Brasil, que cuidou da mesa de doces – incluindo o bolo, docinhos e bem-casados.

A história do vestido da noiva 

Nadine usou um vestido muito especial para a celebração. “O vestido que usei é da minha tia Aline, que se casou na Toscana. Desde que eu tinha 23 anos, ela me falava que eu iria usar o vestido dela, então eu nunca pensei em outro vestido”. O modelo, com alças e corpo em renda, combinou perfeitamente com a atmosfera praiana do casamento. A longa cauda deixou o look do altar ainda mais romântico, assim como um charmoso véu. “O véu eu me inspirei em uma marca Australiana, Grace loves Lace, com detalhes em pérolas verdadeiras”.

Para a beleza, a noiva optou por uma maquiagem natural e penteado meio preso com ondas. “O penteado da cerimônia que queria algo leve, que remetesse a praia, e por isso escolhi cabelos soltos e ondulado”, explica Nadine. “O penteado da festa foi pensado por mim para ter uma liberdade maior para dançar, curtir a festa bem livre e, ainda assim, parecer natural. Escolhi uma trança escama de peixe ao contrário em 1/3 do cabelo, ligada a um rabo de cavalo de altura média”.

O brinco da cerimônia foi feito sob medida, com o design da noiva – uma argola, com mini-pérolas entrelaçadas ao meio. “A pulseira, também de pérolas verdadeiras, foi presente há 10 anos atrás da minha sogra”, conta Nadine, que usou na festa um brinco de sua mãe, também de pérolas e em formato de cacho de uvas.

Love Affair

Nadine e Guilherme se conheceram quando tinham apenas 10 anos de idade, em Ubatuba, litoral de São Paulo. Mas foi aos 17 anos, quando Nadine retornou de um intercâmbio e reuniu os amigos na praia, que os dois se reencontraram e começaram a primeira fase do namoro – que durou cinco anos. Aos 21 anos, o casal deu uma pausa de dois anos no relacionamento. “Eu fui fazer faculdade na Alemanha e na Austrália, e o Guilherme, seguiu na faculdade de medicina. Em 17 de Dezembro de 2013, quando nós dois estávamos mochilando pelo sudeste asiático com nossos amigos (independentemente), nos reencontramos no Vietnã. Depois disso, nunca mais nos separamos”.

O pedido de casamento aconteceu durante uma viagem do casal ao México, em 12 de junho de 2021. “Foi na cidade de Oaxaca, a capital da culinária, que o Guilherme, ao redor de uma banda de Mariachis em uma praça pública, me pediu em casamento – confesso que senti que ele estava aprontando alguma coisa, mas achei que iria esperar até chegarmos nas praias paradisíacas da Baja Califórnia. Porém, o Gui falou que estava muito nervoso e que todos os planos anteriores haviam dado errado, e que ele sentiu o ‘agora ou nunca’ no dia 12, dia dos namorados”.

A noiva conta ainda que algumas pessoas da praça tiraram fotos e enviaram para o casal. “No momento fiquei em choque, pois jamais esperaria uma banda de mariachis, mas hoje essa história se tornou nossa e damos muita risada com ela”.

Decoração tropical com clima de jardim

No começo, Nadine explica que não conseguia definir o estilo para a decoração. “Estava bem confusa com a decoração e quais flores usar”. Com a ajuda d’O Mercador, responsável pela decoração, a noiva conseguiu traduzir o que queria – algo como se fosse um campo florido. “Foi uma conversa super intensa e emocionante, e realmente, ela soube passar o que estava na minha cabeça para a festa, de maneira perfeita”.

A decoração contou com uma paleta de cores naturais, como tons de verde e amarelo claro, além de toques de rosa, azul e roxo. Foi criada também uma experiência sensorial para a celebração. “Tivemos muitas flores vivas, como lavandas e alecrim, o que deixou a festa com perfume encantador”.

Para a cerimônia pé na areia, arranjos coloridos foram usados para enfeitar o ambiente. Um arco de ganhos e folhagens emoldurou o altar, com vista para o mar. Para a festa ao ar livre, mesas e cadeiras de madeira rústica acomodaram os convidados, em meio a arranjos baixos e velas. “O local da cerimônia foi o mesmo que o da festa. O que chamou minha atenção foi o local ser pé na areia, além de ter uma árvore chapéu-de-sol enorme, que nos remeteu a Ubatuba e ao nosso namoro”.

A mesa comunitária para a família foi um pedido especial da noiva. “Minha família é bem grande e somos italianos, e não nos víamos há muitos anos pois tivemos a pandemia. Então eu pedi uma mesa grande, com um belo lustre em cima, com guardanapos verde escuros e alguns detalhes de dourado, que elas fizeram em pedrinhas pintadas dessa cor. A mesa ficou belíssima”.

Mesa de doces

A mesa de doces foi um dos destaques da festa. Disposta ao pé de uma árvore, uma mesa de madeira acomodou o bolo e os docinhos entre muitas flores e folhagens. Um arranjo aéreo também foi disposto sobre a mesa, com muito verde e lâmpadas Edison intercaladas. O bolo (naked cake de dois andares decorado com flores em tons de laranja e azul), os docinhos e os bem-casados foram todos da Brigs Brasil. Os docinhos estavam sem forminhas, evitando o desperdício e o descarte indesejado – como o papel ou plástico que pode ser levado pelo vento direto para o mar, comprometendo a beleza e o ecossistema local. Por isso, nos casamentos na praia, a equipe da Brigs Brasil evita a utilização de forminhas – e busca trabalhar com sustentabilidade, desde seus processos até a entrega do casamento, a fim de contribuir com a preservação ambiental (veja aqui 7 ideias sustentáveis para o casamento).

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: 10 ateliês e lojas de vestido de noiva

Veja também: 11 cuidados essenciais na hora de formular os contratos de serviços do casamento

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Fotos: Vitor Barboni

Bolo, doces e bem-casado: Brigs Brasil  

DEMAIS FORNECEDORES

Fotos de cabine: Fotos4fun |  Assessoria e RSVP: Inesquecível Assessoria | Espaço: Casa de Canoa | Decoração, flores, buquê, objetos, sousplats e tapetes: O Mercador | Buffet e louças: Zucca Buffet | Mobiliário: O Mercador e Casa de Canoa | Bar: Tiê | Customização do vestido da noiva: Elis Noivas | Beleza da noiva: A Bela da Ilha | Acessórios da noiva: Nathalie Edinburg | Alianças: Brazil e Murgel | Sandália da noiva: Schutz | Traje do noivo: Ricardo Almeida | Sapato do noivo: Enrico Boaretto | Papelaria: Estúdio Pinus | Menu do Bar em tecido: Design Isabela Azevedo | Iluminação e sonorização: Tiê Produções | Atração especial: Sambosa (grupo de Samba) e Especial Noivas (cerimônia) | DJ: Jonas Rosio