Assim como o grande dia, os eventos pre-wedding fazem parte dos preparativos e não podem ficar de fora deste momento da vida do casal. Como sempre dizemos aqui no site, celebre sempre e o máximo que você puder! Tudo passa muito rápido e você pode se arrepender de não ter feito algo especial para alguns momentos. E como muitos noivos tiveram que adiar o grande dia, alguns desses eventos pre-wedding acabaram esquecidos. Mas isso não é motivo para não festejar. Chá de cozinha online está em alta e ideias não faltam para surpreender amigas e madrinhas, mesmo em isolamento social. Além disso, é uma maneira de animar os convidados, de reafirmar que ainda terá um grande dia, que ele só foi adiado.

Dá uma olhada no passo a passo para organizar um chá de cozinha online perfeito e todas as atividades que sugerimos para você incorporar!

COMO ORGANIZAR UM CHÁ DE COZINHA ONLINE?

FORMATOS DE CHÁ DE COZINHA ONLINE

A principal diferença entre chá de cozinha online e presencial é a lista de convidados. Enquanto em um encontro presencial você tem a liberdade de ter vários grupos em rodas paralelas, em uma festa virtual todos estão na mesma tela e falando ao mesmo tempo. Portanto, cabe a você e suas madrinhas decidirem qual o melhor formato: se todos juntos, ou separar o chá por pequenas celebrações por grupo (em determinado horário, o encontro se dá entre as madrinhas; em outro, entre as amigas da faculdade; depois, só família). Lembrando apenas que quando se faz o chá com todos juntos, as atividades propostas pelo casal serão cruciais para que a ausência de intimidade entre os convidados não vire um silêncio constrangedor! rs

PLATAFORMAS MAIS COMUNS

Existem várias plataformas disponíveis para você criar seu chá online. Zoom, Google Meet, Skype são as mais famosas. Dentre as principais vantagens de cada uma estão, por exemplo:

  • Zoom – na versão gratuita, as chamadas têm duração máxima de 40 minutos e são limitadas a 100 participantes;
  • Skype – chamadas ilimitadas de até 50 convidados;
  • Google Meet – videoconferências sem tempo máximo de duração e, além disso, facilidade de sincronização com a agenda dos convidados que usam Gmail.
  • House Party – apesar de ter um limite pequeno de pessoas por chamada, 8 ao todo, o aplicativo possui jogos disponíveis para as chamadas.

CONVITE VIRTUAL E PAPELARIA COM A IDENTIDADE DO CASAMENTO

Se já houver uma identidade visual para o grande dia, é uma ótima ideia trazê-la para este evento virtual. Inclusive, caso os noivos optem por enviar gifts para os convidados, a identidade visual pode aparecer nas embalagens, por exemplo. Se ainda não tiverem batido o martelo quanto à identidade, dêem uma olhada nos fornecedores especializados  que indicamos no nosso CZ Bridal Guide neste link!

Outra ideia legal para o chá de cozinha online é criar filtros de Instagram personalizados – há diversas empresas e plataformas que te ajudam nesta funcionalidade! Assim, você “instala” o filtro no seu perfil e seus convidados podem usá-lo para compartilhar fotos do evento.

CRONOGRAMA E CHECK-LIST DO CHÁ DE COZINHA ONLINE

  1. Crie o convite virtual e envie para seus convidados, já com o link da plataforma escolhida;
  2. Estipule um horário limite para durar seu chá online. Apesar de todos estarem animados, é importante ter um norte para controlar o tempo. A ideia é não deixar ninguém constrangido de ter que ir embora no meio do encontro;
  3. Garanta que todos os convidados irão receber seus gifts e mimos antes do evento. Cuidado com opções enviadas pelos Correios, que podem atrasar e é muito chato começar sem estar com tudo em ordem;
  4. Caso escolha alguma atividade para a qual o convidado precise se preparar, garanta que isso estará feito e pronto no dia;
  5. Quem estiver organizando o chá (você ou alguma madrinha) pode começar o encontro com um pequeno discurso e puxando um brinde;
  6. Organize as atividades para que todos tenham tempo, mas que não fique muito tempo ocioso ou corrido demais. Brincadeiras divertidas e que envolvem disputas são ótimas para quebrar o gelo e começar o chá online, por exemplo. Já aquelas brincadeiras e dinâmicas que afloram as emoções podem ser boas opções para encerrar o encontro.

GIFTS PARA AS CONVIDADAS

Para agradecer a presença de todos, um docinho sempre vai bem! E opções charmosas para envio não faltam. Aqui vão algumas opções:

A caixa de chá da Fleur de Sucre Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio é uma graça. Nela, dois mini bolinhos, uma xícara e biscoitos:

A Piece of Cake tem uma caixa única que vem com mini bolo e docinhos:

A Carol Melo também tem opções deliciosas e cheias de charme (juntas ou separadas):

Para as noivas fãs de bombons, a BeauBon tem estes lindos e modernos:

Quem for do interior de São Paulo, a Leila Savioli faz bombons, pães de mel e doces diversos personalizados, como estes corações:

E para os noivos do litoral Norte de São Paulo, a melhor escolha são os doces da MACARONS GLACE:

ATIVIDADES PARA O CHÁ ONLINE

Como dissemos, são as atividades que irão garantir que seu chá online seja um sucesso. Diferente de um evento presencial, onde grupos irão se encontrar, em uma videochamada, todos estarão em uma mesma tela, e talvez não haja tantos assuntos em comum. Por isso, capriche nas atividades!

NOITE DE JOGOS

Competições saudáveis são sempre bem-vindas para animar qualquer encontro! E a boa notícia é que, com a pandemia, muitas das empresas responsáveis pelos jogos de tabuleiro e digitais mais famosos do mundo agora disponibilizam versões online dos mesmos. Um jogo que tem feito sucesso nos encontros virtuais é o “Heads Up”, criado por Ellen Degeneres. Nele, um convidado mostra a tela de seu celular (sem ver) para os demais participantes. Estes precisam dar pistas até que o dono da palavra a descubra.

Outra opção mais old school são brincadeiras como bingo (que pode ser personalizado com temas do casamento), stop… É só digitar “jogos para chá de panela” no Pinterest, por exemplo, que você irá encontrar uma infinidade de printables para baixar e imprimir! Você pode, inclusive, pedir para a sua empresa de papelaria produzir uma versão personalizada com sua identidade virtual para enviar aos convidados. Dá uma olhada no nosso CZ Bridal Guide para ver nossas indicações.

QUIZ DO NOIVO

A brincadeira mais clássica do chá de cozinha não poderia ficar de fora! Para a versão online, uma das madrinhas, com a lista de perguntas, fica responsável por receber um vídeo gravado com as respostas do noivo. No dia do chá, as mesmas perguntas são feitas para a noiva. Para cada resposta errada, a noiva paga uma prenda que pode ser, por exemplo, um shot de alguma bebida.

ABRINDO OS PRESENTES

duas maneiras de você incluir a abertura dos presentes em seu chá de cozinha online. Os próprios convidados abrem as caixas ou os convidados enviam seus presentes para a casa da noiva. Qualquer uma das opções, o legal é ter os convidados dando dicas para a noiva acertar!

NETFLIX PARTY

Se você optar por fazer diversos chás com grupos separados de amigos, uma ideia legal é maratonar alguma série, ou assistir um filme com todos juntos. A Netflix Party, uma extensão do Google Chrome, por exemplo, permite que você sincronize a reprodução de vídeo e tenha um chat ao lado da tela para conversarem sobre o filme.

SPA EM CASA / AULA DE MAKE

Para animar seu chá de lingerie virtual, que tal um day spa ou uma aula de automaquiagem? A TatMake Bridal GuideTATMAKE – BEAUTY EXPERTBeleza & Dia de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, por exemplo, tem uma didática ótima para aulas online. Caso você opte por um spa day, você pode preparar kits com máscaras faciais, robes personalizados com o nome das madrinhas e convidadas, faixa de cabelo…

E olha que legal essa box da The Wedding Art Bridal GuideTHE WEDDING ARTConvites & Identidade visualSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio para enviar os kits de maquiagem com a identidade visual do seu casamento:

Os robes personalizados da Susana Fujita fazem sucesso:

AULA DE ARRANJOS

Como diz o ditado, “quem casa, quer casa!” E por que não aproveitar este encontro para aprender alguns truques para deixar a casa nova ainda mais linda? Uma das ideias são as aulas de arranjos florais. A decoradora e florista Karina Saab Bridal GuideKARINA SAAB FLORES E DECORAÇÕESDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio, por exemplo, tem uma didática ótima para quem quer aprender a montar arranjos simples, mas muito charmosos para enfeitar a casa.

AULA DE CONFEITARIA

Muitos chefs renomados estão disponíveis para pequenas reuniões. Com boxes enviadas para a casa de cada participante, a aula gira em torno do fogão e ha inúmeras possibilidades do que se pode cozinhar. Dá para fazer hambúrguer, massa, risoto, bolo, torta…

No nosso iGTV, por exemplo, já postamos uma aula de bolo de fubá com calda de goiabada da Piece of Cake. Você pode combinar com o buffet ou doceria de enviar todos os ingredientes:

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?